Buscar

AVS - TEORIA DA CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AVS -  TEORIA DA CONTABILIDADE
	Tipo de Avaliação: AVS
	Aluno: 
	Professor:
	CARLOS ALBERTO PEREIRA
	Turma: 
	Nota da Prova:         Nota de Partic.:        Data: 01/07/2014 
	
	 1a Questão (Ref.: 200801304115)
	Pontos: 0,5  / 1,5
	O processo de harmonização em curso promovido por alguns dos organismos reguladores em matéria contabilística deveria traduzir sob o nosso ponto de vista a necessidade do estabelecimento de firmes princípios subjacentes aos normativos, papel este prescrito inicialmente pela ciência, e numa fase mais avançada pela filosofia das ciências. Descreva a luz das considerações sobre a formação do Edifício Contábil, seu entendimento sobre princípios, axiomas, postulados, convenções contábeis.
		
	
Resposta: São princípios considerados universas, indiscutíveis e não questionaveis.
	
Gabarito: É dispensável grandes conhecimentos de engenharia para afirmarmos aquilo que o senso comum, impresso fortemente na sabedoria popular, já sabe desde há muito: uma casa não se constrói pelo telhado. Quando assistimos a tamanha profusão de novas normas, ou ainda a sucessivas revisões destas, por parte de organismos internacionais condutores do processo de harmonização contabilística internacional, nomeadamente do International Accounting Standards Board (IASB), basta que nos valhamos daquele ensinamento empírico para encontrarmos de imediato as razões para essa prodigalidade.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 200801138081)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Contas Patrimoniais (Contas do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido) e as _____________ Contas de Resultado (Despesa e Receita), fazem parte de que teoria?
		
	 
	Teoria Patrimonialista
	
	Teoria contábil
	
	Teoria capitalista
	
	Teoria do resultado
	
	Teoria estrutural
	
	
	 3a Questão (Ref.: 200801125963)
	Pontos: 1,0  / 1,5
	Embora sejam parte integrante dos demonstrativos contábeis, as notas explicativas não se caracterizam como uma demonstração, sendo consideradas como um complemento na evidenciação das informações constantes nos demonstrativos contábeis. Qual é o objetivo básico das notas explicativas?
		
	
Resposta: Evidanciar e explicar de forma clara e simples qual foi o método usado para realizar a analise das contas (Débitos e Creditos)para a Composição de saldo e assim facilitar o entendimento de todos os usuários. Também evidenciar quais são os ativos imobilizados.
	
Gabarito: É explicar com detalhes os métodos de cálculo utilizados na composição dos valores, os critérios adotados, os eventuais modelos e fórmulas utilizados e demais conceitos considerados e que facilitam o entendimento dos caminhos utilizados pela empresa na composição dos demonstrativos contábeis.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 200801270717)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Há uma forte tendência de os autores destacarem a existência de dois grandes grupos de sistemas contábeis: o modelo anglo-saxão e o modelo continental, que têm como características predominantes, dentre outras, as seguintes: I - existência de profissão contábil forte e atuante; II - demonstrações financeiras que buscam atender credores e governo, preferencialmente; III - demonstrações financeiras que buscam atender os investidores, preferencialmente; IV - forte importância de Bancos como fontes de captação de recursos, em substituição ao mercado de capitais. São características predominantes do modelo anglo-saxão APENAS a
		
	
	III e a IV.
	
	II e a III.
	
	I e a II.
	 
	I e a III.
	 
	I e a IV.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 200801313248)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	A teoria contábil pode ser encarada sob várias abordagens, dentre elas a abordagem sistêmica. Escolha dentre as afirmações abaixo a que a representa:
		
	
	As informações contábeis deveriam ser feitas ¿sob medida¿, de forma que os usuários reagissem para tomar a decisão correta.
	
	A Contabilidade deveria apresentar-se como justa e não enviesada para todos os interessados. Deveria repousar nas noções de verdade e fairness.
	
	Os procedimentos contábeis e os relatórios emanados da Contabilidade deveriam atender a finalidades sociais mais amplas, inclusive relatar adequadamente ao publico informações sobre a amplitude e a utilização dos poderes das grandes companhias.
	 
	é o processo de iniciar com objetivos e postulados e, destes, derivar princípios lógicos que provêem as bases para as aplicações praticas ou concretas e de raciocínio lógico.
	 
	Processo de comunicação que implica no reconhecimento dos tipos de informação necessária para cada principal usuário da informação contábil e a avaliação da habilidade dos usuários em interpretar a informação adequadamente.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 200801138094)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o patrimônio líquido. A que principio refere-se a afirmativa?
		
	
	PRINCÍPIO DA ENTIDADE
	 
	O Princípio da PRUDÊNCIA
	
	PRINCÍPIO DA OPORTUNIDADE
	
	Principio da atualização monetária
	
	principio da CONTINUIDADE
	
	
	 7a Questão (Ref.: 200801303789)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O conhecimento científico, na sua pretensão de construir uma resposta segura para responder às dúvidas existentes, propõe-se atingir dois ideais: o ideal da racionalidade e o ideal da objetividade. Assinale a alternativa condizente com o ideal da racionalidade.
		
	 
	No momento em que sistematiza as diferentes teorias, desune e estabelece relações entre um e outro enunciado, entre uma e outra lei, entre uma e outra teoria.
	
	Essa verificação da incoerência lógica entre os enunciados, ou entre teorias e leis, é um dos mecanismos que fornece um dos padrões de aceitação.
	 
	Os enunciados científicos devem ser isentos de ambiguidade e de contradição lógica. É uma das condições necessárias, embora não suficiente.
	
	Os enunciados científicos devem ser isentos de ambiguidade e de contradição, sendo uma das condições necessárias e suficiente.
	
	Essa verificação da coerência ilógica entre os enunciados, ou entre teorias e leis, é um dos mecanismos que fornece um dos padrões de rejeição.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 200801270720)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Há um princípio que obriga a Contabilidade a reconhecer a receita, no momento da emissão de seu documento fiscal, independente de seu recebimento. Tal princípio é o do(a)
		
	
	continuidade
	
	relevância
	 
	competência
	
	confiabilidade
	
	caixa
	
	
	 9a Questão (Ref.: 200801125889)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A observância dos Princípios Fundamentais de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC). O profissional contábil precisa seguir realmente as orientações da lei?
		
	
	Todas as respostas estão erradas.
	
	Sim, mas apenas quando prestar serviço para grandes empresas
	 
	Sim, é necessário a fim de dar credibilidade ao seu trabalho
	
	Não, apenas fazer uma leitura
	
	Não, as leis deixam qualquer profissional com limitações
	
	
	 10a Questão (Ref.: 200801124927)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	As forças motrizes da economia foram sofrendo alterações, alternando-se ao longo da história entre:
		
	 
	Tecnologia da Informação
	 
	Terra, Capital e Trabalho
	
	Gestão do conhecimento
	
	Suporte tecnológico
	
	Formação do Contador

Continue navegando