Buscar

Letras Portugues 1 AD2

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1)
Consertos e concertos;
Conserto a palavra grafada com s indica reparos. Dentre muitos, podemos citar dois exemplos: Consertar um sapato furado; Consertar um armário quebrado.
Concerto a palavra grafada com c indica apresentação musical, sinfonia, harmonia.
2)
A fundação garantiu já ter comprado novos cabos mas eles ainda não chegaram.
3)
regente
á casa
As palavras grifadas no texto apresentam coesão lexical sinonímia.
Percebe-se que as palavras foram usadas em substituição a outros vocábulos do mesmo significado, ou por palavras que estabeleçam entre si uma relação de sentido.
4
Texto descritivo.
	A descrição é um tipo de texto em que, por meio da enumeração de detalhes e da relação de informações, dados e características, constrói-se um “retrato verbal” daquilo que se pretende descrever. É um modo que dificilmente se apresenta de forma autônoma, mas se integra nos outros modos discursivos, com as mais diversas funções, formando uma espécie de “retrato”, que por meio de palavras permite conhecer paisagens, ambientes, pessoas, processos. 
	O texto é construído com termos essencialmente concretos, evocando figuras e efeitos de realidade, que representam o mundo com seus seres, com seus acontecimentos. O leitor ao proceder a leitura tem a sensação de ver, de presenciar os fatos descritos, verifica se que representa uma situação comunicativa ligada às atitudes cotidianas.
	 O texto descritivo busca puramente e simplesmente apresentar algo num certo momento. Para isso, ele se organiza-se em frases que podem ou não vir acompanhadas por sequências explicativas. 
5)
Mecanismo estilístico Aliteração.
A letra é a mesma,(r) nas duas palavras mas representa fonemas diferentes, por isso, é importante lembrar que a aliteração busca reproduzir sons. É a figura de linguagem que consiste na repetição de determinados elementos fônicos, ou seja, sons consonantais idênticos ou semelhantes.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais