Buscar

Analise textual AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação: CEL0014_AV2_ » ANÁLISE TEXTUAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno:
	Professor:
	LANA LOBO DA SILVA GANGA
NADIA REGINA BARBOSA DA SILVA
	Turma: 9210/IB
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0         Nota do Trab.: 0        Nota de Partic.: 1,5        Data: 24/06/2014 21:27:56
	
	 1a Questão (Ref.: 201403357671)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa que melhor completa a frase: _________________são as estruturas formadas por unidades autossuficientes de um discurso que compõem um texto, apresentando basicamente uma ideia, pensamento ou ponto principal que o unifica.
		
	
	Textos
	
	Contextos
	 
	Parágrafos
	
	Versos
	
	Morfemas
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201403357917)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Existe coesão quando temos palavras, expressões, isto é, conexões colocadas estrategicamente ao lado de outras para que se produza a sequência da mensagem com sentido. Existem diferentes tipos de coesão e elas são responsáveis, por assim dizer, de um fenômeno. Qual é?
		
	 
	Tessitura do texto.
	 
	Compreensão do texto.
	
	Democratização do texto.
	
	Elucidação do texto.
	
	Organização do texto.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201403358166)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Coerência textual é a organização das ideias. É o sentido do texto. É a lógica. Um dos fatores que garante a coerência é a preservação do estilo do texto. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta um erro de coerência estilística.
		
	
	A professora perguntou: você tem o texto? A aluna respondeu: Na pipoca não tem queijo. Só tem sal.
	
	Olá amiga. Te espero para um churrasco no próximo sábado.
	 
	Prezado Senhor João, apresento os meus pêsames por seu pai ter abotoado o paletó
	
	Senhoras e senhores, é um prazer estar aqui nesta noite.
	
	Caros alunos, conforme informamos por e.mail, não haverá aula amanhã.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201403122073)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia o trecho abaixo extraído de Koch e Travaglia (2001):
“A coerência está diretamente ligada à possibilidade de se estabelecer um sentido para o texto, ou seja, ela é o que faz com que o texto faça sentido para os usuários, devendo,portanto, ser entendida como um princípio de interpretabilidade, ligada à inteligibilidade do texto numa situação de comunicação e á capacidade que o receptor tem para calcular o sentido deste texto.” (p. 21)
 
Agora, leia a piada a seguir.
 
Eu costumava odiar ir a casamentos porque havia sempre aquele momento no final da cerimônia, em que todas as avós e tias vinham a mim e davam-me uma cotoveladinha e diziam com um ar melado:
"O próximo é você!"
Mas pararam de fazer isso quando eu passei a fazer-lhes a mesma coisa nos funerais!
 
Com base nas  leituras efetuadas acima, analise as afirmações abaixo.
 
I-                               Apesar de termos os mesmos elementos organizados da mesma maneira, a sequência “O próximo é você!” apresenta interpretações diferentes em função da situação comunicativa em que foi utilizada.
II-                             As avós e tias, descritas na piada, pararam de dizer ao narrador “O próximo é você!” porque não entenderam o que essa sequência significa em funerais.
III-                          A sequência “O próximo é você!”, nos contextos apresentados na piada, pode ser interpretada como “O próximo a casar é você” e “O próximo a morrer é você”.
 
Esta(ão) CORRETA(S) as afirmações:
		
	
	I, II e III.
	 
	I e III, apenas.
	
	I, apenas.
	
	II e III, apenas.
	
	I e II, apenas.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201403122681)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Texto 1: "Era ele que erguia casas / Onde antes só havia chão. / Como um pássaro sem asas / Ele subia com as asas / Que lhe brotavam da mão. / Mas tudo desconhecia / De sua grande missão / De fato como podia / Um operário em construção / Compreender porque um tijolo / Valia mais do que um pão? / Tijolos ele empilhava / Com pá, cimento e esquadria / Quanto ao pão, ele comia / Mas fosse comer tijolo!" (MORAES, Vinícius de. "Operário em construção".) Texto 2: "Amou daquela vez como se fosse a última / Beijou sua mulher como se fosse a última / E cada filho seu como se fosse o único / E atravessou a rua com seu passo tímido / Subiu a construção como se fosse máquina / Ergueu no patamar quatro paredes sólidas / Tijolo com tijolo num desenho mágico / Seus olhos embotados de cimento e lágrima / Sentou pra descansar como se fosse sábado /Comeu feijão com arroz como se fosse um príncipe / Bebeu e soluçou como se fosse um náufrago / Dançou e gargalhou como se ouvisse música / E tropeçou no céu como se fosse um bêbado /E flutuou no ar como se fosse um pássaro /E se acabou no chão feito um pacote flácido /Agonizou no meio do passeio público /Morreu na contramão atrapalhando o tráfego." (HOLLANDA, Francisco Buarque de. "Construção".) Os registros textuais dialogam em suas respectivas temáticas, porque abordam a...
		
	
	absurda condição do trabalhador da construção civil que, para não "comer tijolo", acaba morrendo na "contramão na contramão atrapalhando o público".
	 
	incompreensão pública com aqueles dedicados trabalhadores que erguem as casas "onde antes só havia chão", de modo que só lhes restam o descompromisso de não perceberem que "um tijolo valia mais do que um pão".
	
	absuluta exploração profissional agravada pela ignorância do operário brasileiro, que "tudo desconhecia" e se preocupa apenas em "comer feijão com arroz com se fosse um príncipe".
	
	a expansão da construção civil nas grandes metrópoles, beneficiando o seu ofício como se fosse "uma missão", que o faz "dançar e gargalhar como se ouvisse música" e "flutuar no ar como se fosse um pássaro".
	 
	as questões sociais brasileiras calcadas no âmbito da exploração humana em sua mais irrestrita condição de sobrevivência "Quanto ao pão, ele comia / Mas fosse comer tijolo!" e morte "Agonizou no meio do passeio público /Morreu na contramão atrapalhando o tráfego."
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201403347760)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Marque a afirmação correta em relação ao trecho a seguir: "Senti tocar-me no ombro; era Lobo Neves. Encaramo-nos alguns instantes, mudos, inconsoláveis. Indaguei de Virgília, depois ficamos a conversar uma meia hora. No fim desse tempo, vieram trazer-lhe unia carta; ele leu-a, empalideceu muito e fechou-a com a mão trêmula." (Machado de Assis, in Memórias Póstumas de Brás Cubas)
		
	
	Trata-se de um texto dissertativo clássico.
	
	Não se trata de texto narrativo, pois não há personagens.
	 
	Trata-se de um texto narrativo, sem nenhum traço dissertativo.
	
	Trata-se de um texto dissertativo com alguns elementos narrativos e descritivos.
	 
	Trata-se de um texto descritivo, com alguns elementos narrativos.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201403358824)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Observe o parágrafo a seguir. "A casa tem três andares, é pintada de amarelo com janelas brancas e possui lindo telhado colonial. Do portão até a varanda, há um lindo jardim com rosas brancas e vermelhas, duas enormes palmeiras, uma de cada lado do caminho, e um pequeno portão lateral que leva aos fundos da casa." Que tipo de texto temos?
		
	
	Expositivo.
	
	Narrativo.
	 
	Descritivo.
	
	Argumentativo.
	
	Injuntivo.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201403357452)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Leia as seguintes orações: Pedro estava tão apaixonado que não conseguia estudar. Qual a relação de sentido existente entre as duas orações estabelecido pelo conectivo que:
		
	
	Relação de Causalidade
	
	Relação de finalidade
	
	Relação de Concessão
	 
	Relação de consequência
	
	Relação de Conformidade
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201403344646)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Leia o trecho abaixo: "Salvador Dalí nasceu na Catalunha, em 1904. Com12 anos, ingressou numa escola de desenho e, em 1919, expôs em uma coletiva de jovens pintores. A partir daí, firmou-se como um dos maiores artistas do século XX. Em 1929, conheceu Gala, que se tornaria musa e companheira inseparável. Morreu em 1989." Classifique o trecho acima, de acordo com o gênero textual e a tipologia, explicando quais as características identificadas para tal classificação.
		
	
Resposta: Uma crônica, porque apresenta personagens, local e um tempo específico, por enumeração.
	
Gabarito: Gênero textual - biografia Tipologia - narrativa, centrada no relato de uma fato ou um acontecimento (a vida de Salvador Dalí). Percebe-se o predomínio de formas verbais no pretérito indicando um processo ou ação e de formas adverbiais para marcar tempo e espaço.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201403343331)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Elabore uma frase para cada conector discursivo listado abaixo, de acordo com a numeração: 1) Conector discursivo explicativo. 2) Conector discursivo de finalidade.
		
	
Resposta: 1) O carro tem quatro portas. 2) Um botão no painel que trava as quatro portas.
	
Gabarito: O aluno deverá apresentar duas frases utilizando respectivamente: Conectores discursivos explicativos: visto que, já que, com o objetivo de, uma vez que, pois, porque Conectores discursivos de finalidade: a fim de, para, com o objetivo de

Outros materiais