Buscar

ATIVIDADE DE BIOQUIMICA ANEMIA FALCIFORME



Continue navegando


Prévia do material em texto

PROBLEMA – ANEMIA FALCIFORME
Questões
01.Explique a diferença estrutural entre HbS e HbA.
R: A substituição da base nitrogenada do códon GAG para a GTG, resultando na substituição do ácido glutâmico pela valina, provoca modificações estruturais na molécula da hemoglobina, como citado anteriormente. A valina é um aminoácido neutro e o ácido glutâmico é carregado negativamente. Essa troca altera o pI da HbS, tornando-a menos negativa, fato que resulta em uma mobilidade mais lenta quando comparada com a HbA em eletroforese alcalina. Além disso, na HbA o ácido glutâmico da posição seis da globina beta auxilia no afastamento das moléculas desoxigenadas de hemoglobinas e a entrada da valina nesta posição favorece a polimerização sob condições de baixo teor de oxigênio.
02.Explique como a mudança estrutural na HbS afeta sua solubilidade.
R: A Hbs é menos soluvel que a normal ela começa se a glutina por isso que a forma da hemacia modifica (baixa solubilidade da hemoglobina).
03.Explique a regulação da afinidade da hemoglobina pelo O2 (Efeito Bohr).
R:As alterações de pH modificam a afinidade da hemoglobina pelo oxigênio (efeito de Bohr).Nos pulmões, a eliminação do dióxido de carbono eleva o pH, aumentando a afinidade e a captação do oxigênio. Já nos tecidos, a captação de dióxido de carbono diminui o pH, diminuindo a afinidade pelo oxigênio e, assim, facilitando sua liberação.O intermediário glicolítico 2,3-DFG, que está presente em eritrócitos maduros mais ou menos na mesma concentração intracelular da hemoglobina, constitui o principal regulador alostérico da afinidade pelo oxigênio.5 As concentrações de 2,3-DFG estão inversamente relacionadas à afinidade pelo oxigênio. Na hipóxia aguda, as concentrações de 2,3-DFG aumentam em questão de horas e isto acarreta a diminuição da afinidade da hemoglobina pelo oxigênio (desloca a curva de dissociação oxigênio-hemoglobina para a direita), permitindo a intensificação da liberação de oxigênio. O aumento da concentração de 2,3-DFG promove a distribuição de oxigênio aos tecidos, mas também impede a aquisição de oxigênio nos pulmões. Portanto, esta é uma resposta efetiva de curta duração. Contudo, seus benefícios dependem da distribuição adequada de oxigênio aos pulmões e de uma função cardiopulmonar efetiva
04. Cite as funções da hemoglobina.
R: Hemoglobina é um pigmento vermelho rico em ferro,encontrado nos glóbulos vermelhos.Tem como principal função o transporte de oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. 
05. Explique por que as pessoas que apresentam anemia falciforme heterozigótica são menos susceptíveis à malária.
R: Os portadores da anemia falciforme são geralmente mais resistentes à malária do que as pessoas que não têm essa deficiência. Isso ocorre pois os protozoários Plasmodium necessariamente se reproduzem no interior das hemácias humanas e as hemácias danificadas do indivíduo falciforme não são adequadas a esse tipo de função, mesmo quando exposto ao vetor da doença, o mosquito Anopheles contaminado.
06.Pesquise outros tipos de hemoglobinopatias.
R: A Hemoglonina C (Hb C) é uma variante de Hemoglobina resultante de uma mutação no gene β-globínico,que codifica as cadeias ß da Hb. Um indivíduo pode ser heterozigótico para a mutação (AC) quando só um dos genes globínicos está mutado ou Homozigótico (Hb CC) quando os dois genes β-globínicos estão mutados ou heterozigótico composto (βTalassemia / Hb C) quando estas duas mutações estão presentes em cada um dos gene β-globínicos.Os heterozigóticos não têm doença.Esta variante de Hb é frequente em indivíduos oriundos do Norte e Oeste Africano, pelo facto destas áreas serem, ainda hoje, afectadas pela malária e a Hb C conferir uma protecção relativa contra esta doença.
A metemoglobina é uma forma de hemoglobina caracterizada pela presença do ferro no estado férrico, incapaz de se ligar ao oxigénio. Quando a sua concentração ultrapassa os valores normais podem surgir sintomas decorrentes de uma entrega inadequada de oxigénio aos tecidos. Doentes jovens e sem anemia são geralmente assintomáticos com níveis a inferiores a 15%. Níveis de 20-30% causam sintomas como cefaleias, alteração do estado de consciência, tonturas ou síncope e níveis superiores a 50% podem ser fatais. A metemoglobinemia é na maioria das vezes iatrogénica. A presença de cianose apesar de uma pressão parcial de oxigénio normal na gasometria ou a disparidade entre a saturação arterial de oxigénio medida por oximetria de pulso e por gasometria arterial são pistas importantes para o diagnóstico. Os sintomas estao relacionados com hipoxia tecidual e incluem ansiedade, dor de cabeça e dispneia. Emcasos raros podem ocorrer coma e morte.O tratamento usa azul de metileno, o qual se oxida ao reduzir o Fe+3.
A doença da hemoglobina SC é outra das doenças falciformes. nessa doença, algumas cadeias de B-globina possuem a mutaçao falciforme, enquanto outras cadeias b possuema mutaçao encontrada na doença da Hbc.(nota:pacientes com a doença Hb SC sao duplamente heterozigotos , pois ambos os genes para a cadeia B sao anormais , embora diferentes um do outro.) Os niveis de hemoglobina tendem a ser mais altos na Hb SC do que na anemia falciforme , podendo estar no limite inferior da faixa normal. O curso clinico de adultos com a anemia Hb SC difere daquela da anemia falciforme, pois os sintomas, como as crises dolorosas, sao menos frequentes e menos graves.Existe, no entanto, consideravel variabilidade clinica.