Buscar

AD1 ARTES UERJ

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

AD1 - plano de aula - sensibilização e criação musical
Plano de Aula
Tema: Descobrindo os sons.
Série: 1° ao 3° Ano.
Objetivo: Presumir que o aluno perceba a diversidade sonora existente em todos os tipos de som, comparando com aqueles que fazem parte do seu dia a dia.
Materiais:
Tempo de duração: 3 a 4 aulas.
Desenvolvimento:
	A canção do silêncio- As crianças aprendem a canção 
	Todos cantam a melodia aprendida e, ao terminá-la, fecham os olhos por alguns instantes para favorecer a concentração e escutam os sons que ocorrem fora da sala de aula, como o de pássaros cantando, o de uma porta batendo ou o de buzinas de carros. Ao sinal do professor, previamente estabelecido, reabrem os olhos e relatam oque ouviram
	Todos cantam novamente a canção Sssilêncio, de olhos fechados, e concentram-se para ouvir sons ocasionais, como o de um espirro, uma tosse ou o de alguém se mexendo, e também os produzidos intencionalmente pelo professor dentro da sala de aula, como o de passos, o de um lápis caindo ou o do balançar de folhas de papel. Ao sinal do professor, reabrem os olhos e contam o que ouviram.
	Como tarefa, o professor sugere aos alunos que ouçam, com atenção, diversos sons em casa, na rua ou no parque, por exemplo, e, dentre estes, selecionem os menos evidentes. Exemplo: som de torneira pingando, de borracha apagando o papel, do pisar na grama. Durante a aula seguinte, os alunos relatam os sons ouvidos e os imitam vocalmente.
	O professor e os alunos escolhem alguns sons dentre os apresentados em aula e inventam uma representação gráfica para eles. Todos devem ter a oportunidade de colocar suas ideias no quadro. Com base nas sugestões de escrita expostas, é preciso chegar a um consenso sobre a representação que mais se aproxima do som em questão. É importante salientar que não devemos desenhar a fonte sonora, mas algo que represente o som ouvido. O zumbido da abelha, por exemplo, não deve ser traduzido pela figura da abelha, mas por algo que represente o som do zumbido.
	As crianças procuram, em casa, objetos capazes de produzir sons, como talheres, caixas, latas, papéis, folhas etc. (evitando os instrumentos musicais), e os levam à sala de aula. Cada uma demonstra as diversas formas de resultado sonoro obtidas pelo ato de raspar, bater, amassar, soprar, jogar ou sacudir objetos. A seguir, o restante da turma, de olhos fechados, lenta identificar a fome sonora. Na aula seguinte, cada criança traz objetos diversos novamente e os apresenta aos colegas. Estes tentam imaginar com que se assemelham os sons produzidos. Ao amassar continuamente uma folha de papel, por exemplo, podemos imaginar o som de fogo. Dentro da sistemática apresentada, é possível introduzir mudanças que proporcionem diversidade de situações.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais