Buscar

Mamíferos extintos

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Mamíferos
Quagga
Extinto desde: 1883
Os quaggas (Equus quagga) foram originalmente classificados como uma espécie individual em 1788. Foi somente depois da extinção do animal que exames de DNA revelaram que se tratava de uma subespécie de zebra. A confusão aconteceu por causa da diferença nas cores e na distribuição das listras que são características nesses animais.
Tigre-da-tasmânia
Extinto desde: 1936
O tilacino (Thylacinus cynocephalus) ficou conhecido por ser o maior marsupial carnívoro dos últimos tempos. Acredita-se que esse animal – que é nativo da Austrália e de Papua Nova Guiné – tenha entrado em extinção no século 20. Por sua pelagem listrada nas costas, o tilacino também é conhecido por tigre-da-tasmânia ou lobo-da-tasmânia.
Alce-gigante
Extinto desde: cerca de 5.700 a. C.
O alce-gigante (Megaloceros) – também chamado de alce-irlandês – é o maior cervo que já passou pela Terra. Esse animal viveu na Eurásia, desde a Irlanda até o leste do Lago Baikal, na Rússia, durante o final do Pleistoceno e início do Holoceno, na Era Cenozoica. Os últimos vestígios dessa espécie passaram por uma datação de carbono que apontou que o material era de 5.700 a. C.
 
Leão-das-cavernas
Extinto desde: século 1
O leão-das-cavernas (Panthera leo spelaea) – também conhecido como leão-europeu – é uma subespécie extinta que chegou ao nosso conhecimento através de fósseis e de uma grande variedade de arte pré-histórica.
Bandicoot-pés-porco
Marsupial originário do interior da Austrália, desapareceu nos anos 50, mas a causa de extinção permanece indefinida, uma vez que os relatos dos próprios habitantes afirmam que, mesmo antes da colonização europeia, o animal já era raro.
Rinoceronte Negro do Oeste Africano
É o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie do rinoceronte desapareceu do centro-oeste africano. Consegue adivinhar o motivo? A caça de predadores.
Antílope Azul
Desapareceu no longínquo ano de 1800, não só porque o seu habitat natural foi tomado por agricultores, como também devido à caça dos colonizadores europeus, na savana africana.
Mamutes
Os mamutes eram animais mamíferos pré-históricos que não existem mais em função de sua extinção que ocorreu há, aproximadamente, 4000 anos. Faziam parte da mesma família dos elefantes, porém eram maiores (podiam atingir até 5 metros de altura) e possuíam grandes presas de marfim. O corpo dos mamutes era coberto por uma espessa camada de pêlos de cor cinza escuro. Viviam em manadas e se alimentavam, principalmente, de grandes quantidades de folhas, raízes, frutas e vegetais.
Bisão
O Bisão-Caucasiano (Bison bonasus caucasicus), uma espécie de Bisão-Europeu, foi extinto em 1927.
Vivia nas montanhas do Cáucaso, na Rússia.
Dugongo-de-steller
Extinto desde: 1768
Originalmente encontrado na costa asiática do mar de Bering, o dugongo-de-steller (Hydrodamalis gigas) é um mamífero que foi descoberto em 1741 pelo naturalista Georg Steller. De acordo com as observações do especialista, o animal crescia até oito metros e podia chegar a pesar três toneladas.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais