Buscar

Av. Fisiologia Humana 4

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201609887155)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	o neurônio junto com as células da Glia formam o sistema nervoso. Entender o sistema nervoso significa a compreensão do órgão controlador do corpo humano, responsável pelo estado estável . O neurônio tem seu papel distribuído pelas suas estruturas, sendo que existem funções específicas . Julgue os itens abaixo. I- A condução do potencial de ação esta a cargo dos dendritos II- A sinápse pode ser química e elétrica. III-A informação gerada é uma característica do potencial graduado. IV- Um potencial de repouso é o limite a ser atingido para que ocorra o potencial de ação V- No dendrito só ocorre potencial de ação. Estão corretas somente as afirmativas:
		
	 
	II e III
	
	I e IV
	
	III e V
	
	I e II
	
	IV e V
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201610097878)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Em pacientes que sofrem amputação de um membro, o córtex cerebral interpreta os impulsos de neurônios sensoriais que previamente conduziam impulsos do membro como originados do membro amputado, resultando na:
		
	
	síndrome de Tourette.
	
	doença de Parkinson.
	 
	síndrome do membro fantasma.
	
	doença de Hungtinton.
	
	síndrome de Brown-Séquard.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201609922926)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Qual dos receptores abaixo está associado ao mecanismo de processamento da percepção gustativa?
		
	
	Fotorreceptor
	 
	Botões gustativos
	
	célula ciliadas
	
	Receptor de Merkel
	
	Receptor de Ruffini
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201609923908)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Os profissionais que trabalham à noite, durante muitos anos, apresentam distúrbios biopsicossociais que interferem na qualidade do serviço prestado e predispõe a distúrbios gastrointestinais, distúrbios do sono e do humor, fadiga excessiva, hipertensão arterial e comprometimento das relações familiares e interpessoais. Sobre esta condição é CORRETO AFIRMAR:
		
	 
	O trabalho noturno interfere com a liberação de melatonina; indispensável para que a fase REM do sono seja alcançada.
	
	Nenhuma das alternativas acima está correta.
	
	Entre as afirmações descritas acima, os distúrbios gastrointestinais representam a condição que mais incomoda os trabalhadores do turno noturno.
	
	O aumento da pressão arterial em trabalhadores noturnos é algo comum, mas não ocorre de forma a comprometer o sistema cardiovascular.
	
	A fadiga excessiva comum aos trabalhadores noturnos se deve ao fato de que os mesmos não dormem tempo suficiente para repor suas energias.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201610184517)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Homeostasia ou homeostase é a propriedade de um sistema aberto, especialmente dos seres vivos, de regular o seu ambiente interno, de modo a manter uma condição estável mediante múltiplos ajustes de equilíbrio dinâmico, controlados por mecanismos de regulação inter-relacionados. O termo foi criado por Claude Bernard a partir dos termos gregos homeo, "similar" ou "igual", e stasis, "estático". Com relação à explanação acima, marque a opção incorreta:
		
	
	Uma das maneiras de manter os padrões homeostáticos da glicemia é a forte atuação de um órgão chamado pâncreas. O mesmo produz um polipeptídio que atua nos receptores GLUT 1, 2, 3, 4 nas membranas celulares, reduzindo a glicemia.
	
	A manutenção da pressão parcial de oxigênio é dependente de vários fatores (sistema respiratório, sistema sanguíneo e sistema cardiovascular), no entanto, uma condição muito importante é a participação de um órgão linfoide hematopoiético (medula óssea vermelha), que produz elementos figurados do sangue. Tal sistema homeostático é dependente dos rins, que atua como ¿sensor¿ para hipóxia, aumentando a produção do hormônio eritropoietina, estimulando a eritropoiese.
	 
	Os tremores musculares observados quando a temperatura ambiente abaixa, é um sinal de que o sistema homeostático está atuante. Embora os tremores musculares não sejam tão significativos para aumentar a temperatura corporal interna, é um sinal verdadeiro e legítimo desse sistema.
	
	A homeostasia pode ser dividida genericamente em variáveis rígidas e flexíveis, na qual dizemos que as variáveis rígidas não permitem um amplo espectro de labilidade. Na mesma (rígida), citamos como exemplo o potencial hidrogêniônico, pressão parcial de CO2, pressão parcial de O2 e os padrões (concentrações) normais de natremia.
	 
	Para a manutenção da homeostasia para a variável fisiológica temperatura corporal, a transpiração (sudorese), são os principais mecanismos eficazes nos seres humanos, onde a mesma é capaz de roubar calor da temperatura corporal da pele através das propriedades físico-químicas da água, tais mecanismos são mediados pelo sistema nervoso somático.

Outros materiais