Buscar

Pré projeto MTP Diego

Prévia do material em texto

�PAGE \* MERGEFORMAT�1�
	
	FACULDADE DE CIÊNCIAS, LETRAS E EDUCAÇÃO DE PRESIDENTE PRUDENTE
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA
FORMAÇÃO DE DOCENTES 
UMA COMPARAÇÃO QUANTITATIVA DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
DIEGO RIBEIRO ALEIXO
EMILE MATHEUS R. CORDEIRO
JOSUEL PEREIRA DE OLIVEIRA
Presidente Prudente - SP
2017
FORMAÇÃO DE DOCENTES
UMA COMPARAÇÃO QUANTITATIVA DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
Discente em Matemática: Diego Ribeiro Aleixo
Discente em Matemática: Emile Matheus Rodrigues Cordeiro
Discente em Matemática: Josuel Pereira de Oliveira 
Orientadora: Profª. Me. Marília Davoli Moreira Lopes (Faclepp – Unoeste)
Presidente Prudente - SP
2017
RESUMO
Este trabalho tem por objetivo investigar a procura, de maneira geral, pelos cursos de licenciatura no ensino público e privado, de forma a destacar a quantidade de alunos bolsistas e, por fim, mostrar a influência regional que a cidade de Presidente Prudente possui, tendo em vista que esta comporta três instituições de Ensino Superior com cursos voltados à formação docente. 
Para isso, analisaremos o índice de ingressantes e graduados dos últimos dez anos nos cursos de licenciatura oferecidos pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação da Universidade do Oeste Paulista (FACLEPP-UNOESTE) e Faculdade de Presidente Prudente do Grupo Educacional UNIESP (FAPEPE-UNIESP), construiremos gráficos e tabelas e usaremos algumas ferramentas estatísticas para melhor comparar os dados obtidos, sendo assim possível verificar se há uma relação entre a quantidade de estudantes que ingressam e que se diplomam nos cursos a serem discutidos.
Além disso, procura-se discutir o processo de educação básica em nosso país, de maneira a evidenciar, mediante a análise das informações adquiridas, se a situação atual está vinculada à quantidade ou à qualidade dos professores. 
ABSTRACT
The purpose of this study is to investigate the general demand for undergraduate courses in public and private education, in order to highlight the number of scholarship students and, finally, to show the regional influence that the city of Presidente Prudente has. In view that it comprises three institutions of higher education with courses aimed at teacher training.
In order to do this, we will analyze the index of incoming and graduating students of the last ten years in the undergraduate courses offered by the Faculty of Sciences and Technology of State University of São Paulo (UNESP), Faculty of Arts, Sciences, Letters and Education of University of the West From São Paulo (FACLEPP-UNOESTE) and Faculty of Presidente Prudente of the Educational Group UNIESP (FAPEPE-UNIESP), we will construct graphs and tables and we will use some statistical tools to better compare the obtained data, being thus possible to verify if there is a relation between the number of students that enter and that graduates in the courses to be discussed.
In addition, we try to discuss the process of basic education in our country, in order to show, through the analysis of the information acquired, whether the current situation is linked to the quantity or quality of teachers..
FORMAÇÃO DE DOCENTES 
UMA COMPARAÇÃO QUANTITATIVA DO ENSINO PÚBLICO E PRIVADO
1. INTRODUÇÃO
[...] O ensino é muito mais que uma profissão, é uma missão que exige comprovados saberes no seu processo dinâmico de promoção da autonomia do ser de todos os educadores [...]
(FREIRE, 1997, p.12)
Exercer a função de professor traz consigo grande responsabilidade e estabelece um compromisso pessoal e social, exigindo zelo pela aprendizagem para “o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho” (Art. 2º. LDB 9394/96).
Aqueles que almejam tal cargo são dignos de reconhecimento, especialmente no Brasil, onde o índice de educação está entre os mais baixos. De acordo com a pesquisa feita pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE-2015), que avaliou um terço das nações do mundo, o país ocupa a 60ª posição no ranking, apresentando desempenho pior que o do Irã (51º), que enfrentou uma guerra de grandes proporções na última década, e os vizinhos Chile (48º) e Uruguai (55º), que possuem economia mais fraca.
É importante ressaltar que não existe somente um “culpado” na evolução de tal situação, cabendo as seguintes indagações: O país necessita de mais profissionais do ensino? Quantos aspiram tal profissão? Destes, qual a quantidade que realmente alcança seu objetivo? O ensino público possui maior demanda? O problema é quantitativo ou qualitativo?
Estas são questões que fundamentam a pesquisa, a qual conduzirá o leitor às possíveis respostas e o auxiliará no entendimento do cenário atual, tomando por base os fatos ocorrentes a nível municipal e regional para uma projeção maior.
2. JUSTIFICATIVA
Fazer uma análise do processo de formação de educadores a partir de diversas perspectivas proporciona mudanças no mesmo e origina uma sociedade pensante, questionadora e desacomodada, além de desenvolver o país, elevar sua cultura e garantir reconhecimento perante os demais, pois como disse Paulo Freire, “educação não transforma o mundo. Educação transforma pessoas. Pessoas transformam o mundo”.
É fácil observar a decadência do ensino no Brasil ao passar dos anos e o estado crítico em que se encontra. Portanto, uma investigação no índice de profissionais do ensino torna-se extremamente necessária para verificar se o problema é quantitativo ou qualitativo, ou seja, a partir da obtenção de dados relacionados ao número de professores que têm se formado nos últimos anos, será plausível a constatação de que se são insuficientes ou mal qualificados.
Neste trabalho, busca-se desvendar tal incógnita, com intuito de expor falhas para que seja possível uma reparação e, consequentemente, medidas para a resolução de um dos maiores problemas enfrentada pelo país poderão ser instauradas e aderidas.
3. OBJETIVOS
Diante dos questionamentos sobre o índice de formação de docentes, levantar dados do número de ingressantes e concluintes dos cursos de licenciatura oferecidos pelas universidades do município de Presidente Prudente torna-se o objetivo principal. Além disso, procura-se explicitar a influência regional da cidade – que recebe estudantes de localidades próximas, analisar a demanda dos ensinos público e privado, enfatizando o número de bolsistas e, por fim, estipular uma relação entre a quantidade de matrículas e graduações em cada curso discutido.
4. METODOLOGIA
Observando o estado em que o ensino no Brasil se encontra e relembrando experiências pessoais em sala de aula, surgiu o interesse em descobrir a origem dos problemas e buscar solucioná-los, de forma a motivar os estudantes de licenciatura e demonstrar a beleza e a importância desta carreira. 
Este trabalho será concretizado por meio de uma pesquisa de campo nas universidades de Presidente Prudente que, anualmente, formam docentes, onde busca-se encontrar informações relacionadas a quantidade de ingressantes e concluintes dos cursos voltados ao ensino.
Mediante análise dos dados coletados, será feita uma avaliação das conclusões, além do cálculo da média aritmética e possíveis dissipações, determinando, se existente, uma expressão matemática que rege o índice de graduação nos cursos, relacionando a demanda com a formação plena. 
5. REFERENCIAL TEÓRICO
Uma análise estatística promove a produção de conhecimento capaz de demonstrar uma determinada situação real de forma clara e objetiva. Segundo Rao (1997), um dos mais importantes estatísticos do século XX, esta ciência podeser definida, de forma simples, pela equação: conhecimento incerto + conhecimento sobre a incerteza = conhecimento útil. Assim, torna-se possível uma interferência eficaz para a resolução da problemática estudada.
No campo científico, a estatística tem garantido grande rendimento, pois permite ao pesquisador testar diferentes hipóteses a partir dos dados obtidos. A importância de sua aplicação, então, é enfatizada:
Neste sentido, o conhecimento estatístico é considerado um recurso nacional. Não é surpreendente que um livro recente sobre invenções modernas liste o controle estatístico de qualidade como uma das grandes invenções tecnológicas do século XX. De fato, raramente houve uma invenção tecnológica como o controle estatístico de qualidade, que é tão amplo em aplicações, mas tão simples em teoria, que é tão efetivo em resultados, mas tão fácil de adotar e que gera um retorno tão alto, mas requer um investimento tão pequeno. 
(RAO, 1999, apud. ESTATÍSTICAS...,2010)
Os estudos de Laplace e Gauss (LAPLACE, 1781; GAUSS, 1816), que fundamentaram um significativo conceito muito utilizado dito distribuição normal, servirão de base para a análise e apresentação dos resultados.
Considerações de Matsushita (MATSUSHITA, 2010) a respeito da amplitude da estatística como ciência, do Inesul (INESUL, 2007) sobre o desenvolvimento da aplicação da mesma e de Pimentel (PIMENTEL, 2009), que demonstra a eficácia de uma análise adequada de dados, complementarão a pesquisa.
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BRASIL, Lei nº9 394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário oficial da União. Brasília: Gráfica do Senado, ano CXXXIV, vl. 248, 23/12/1996, p. 27833-27841.
ESTATÍSTICAS, atuação profissional, formação, mercado de trabalho. Disponível em: <http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/estatisticas/estatisticas-2.php>.
Acesso em: 17 mai. 2017.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAUSS, C. F. Bestimmung der genauigkeit der beobachtungen. Zeitschrift für
Astronomie, Berlin, v.1, p.185-197, 1816.
INESUL. Inesul destaca a importância da estatística no mundo contemporâneo. Londrina, 2007.
LAPLACE, P. S. Mémoire sur les probabilties. Histoire de l’Alcadémie Royale de
Sciences, Paris, v.9, p.227-332, 1781.
MATSUSHITA, R. Y. O que é estatística? Universidade de Brasília, 2010. 
ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (OECD). Pesquisa de 2015.
PIMENTEL, A. Estatística é base para previsões meteorológicas. Diário do Nordeste, 25 jan. 2009. Disponível em:
<http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=609209>. 
Acesso em: 17 mai. 2017.
RAO, C. R. Statistics and truth: putting chance to work. 2nd. ed. Singapore: World Scientific, 1997.
RAO, C. R. Statistics: a technology for the millennium. International Journal of
Mathematical and Statistical Sciences, Carmichael: Berkeley-Cambridge Press,
v.8, n.1, p.5-25, June 1999.

Continue navegando