Buscar

Video anotações

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Gean Piaget em sua obra epistemologia genética, escrita no ano de 1970 ele diz que o conhecimento"[...] não pode ser concedido com algo predeterminado nem nas estruturas internas do sujeito, portanto elas resultam de uma contrução efetiva e contínua, nem nas características pré-exitentes do objeto uma vez que elas só são conhecidas graças à mediação necessária dessas estruturas, e que essas, ao enquadra-las, eriquecem-nas[...]"(PIAGET,2007).
Primeiramente é importante enfatizar que o conhecimento é um processo que se da por meio de uma elaboração realizada pelo sujeito do conhecimento com o objetivo a ser conhecido. Nesse entido, para o processo de conhecer o Piaget considera o sugeito como um ser ativo no seu processo de conhecer. Para entender melhor seu processo epistêmico revelado por Piaget, faz-se importante definir e apresentar alguns conceitos fundamentais. Dentre eles é o processo de equilibração.
Para Piaget o processo de desenvolvimento cognitivo é um processo de equilibração, isso é as estruturas cognitivas do sujeito se ampliam na medida em que estas conseguem se equilibrar depois de um elemento conflitante, ou seja, após situações que causem desequilibrio. Então não deve se entender a equilibração como um processo passivo e estagnante, mas sim um porcesso de amplo movimento ativo. Piaget ainda dentro desse processo de equilibração, coloca como fundamentais para a alteração das estruturas cognitivas outros dois processos, por ele chamado de variantes funcionais, assimilação e acomodação, ambos os processos foram importados da biologia, e apresentam uma relação lógica muito próxima, a assimilação está para a epistemologia genética como a de gestão está para o processo fisiológico do organismo por exemplo, neste sentido a assimilação se da quando o sujeito entra em contato com o objeto a ser conhecido e a acomodação é o processo de transformação do objeto e do sujeito que assimilou o objeto, ocorrendo dessa forma a alteração evolutiva das estruturas cognitvas existentes, em outros termos seria o mesmo que se dizer que está conhecendo, o processo de construção do conhecimento é organizado por Piaget por meio dos estagios de desenvolvimento,para ele os estagios do desenvolvimento revelam a progressividade possível das estruturas cognitivas do sujeito epistemico.
Períodos do desenvolvimento Piagetiano:
1º Período: Inteligencia sensório motora
Atividade intelectual da criança concentra-se basicamente na sua atividade sensorial e motora e acontece entre 0 e 2 anos.
2º Período: Inteligencia Representativa e o período das operações concretas, esse período é caracterizado pelo aparecimento na criança da sua capacidade de reconhecimento simbólico, assim como o inicio fundamental da organização das operações, no entanto essas sainda são de ordem concreta e abrangem uma idade cronológica, dos 2 aos 11 anos.
3º Período: Inteligência Representativa e operações formais
Neste período o sujeito possue um pensamento formal, é capaz de realizar operações que envolvam um raciocínio abstrato, assim como hipotético dedutivo, podem ocorrer a partir dos 12 anos.
É evidente que a abordagem teórica acima descrita é muito sucinta frente a toda gama de estudos realizados por Piaget, por quase 60 anos de dedicação. No entanto, entende-se que o que foi revelado constitui-se as linhas mestre da teoria piagetiana enquanto Teoria do Conhecimento, assim como Teoria da aprendizagem.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando

Outros materiais