Buscar

Resumo do Filme Lutero


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Resumo do Filme Lutero
Atividade: Procure relacionar os aspectos sociais e culturais da época e o papel da universidade. Contribuições dos mosteiros e da igreja para educação. Número de palavras: 500.
O filme Lutero retrata a trajetória de Martim Lutero, inspirador da reforma protestante. Os aspectos sociais daquela época era uma sociedade hierarquizada e estática, uma ordem era superior à outra e não havia mudança de uma ordem para a outra, a primeira ordem era o clero (igreja), a segunda a nobreza, e terceiro eram os camponeses e servos.                                                                                                           
A cultura medieval não se restringiu apenas ás determinações da igreja. Havia muitas festas e costumes herdados pelas pessoas. A igreja tolerava algumas festas, como forma de amenizar as tensões sociais. Grande parte das expressões culturais do período (filosofias, pinturas) revela devoção à crença em Deus. No filme, percebe-se um mundo regido pelas leis divinas. Os homens não deveriam questionar ou procurar a entender, deviam apenas acreditar.                                                                                                                 
O papel da universidade naquela época era transmitir técnicas adquiridas, leitura e escrita do latim, formação religiosa, e desenvolviam habilidades como falar, pensar e agir. A universidade era voltada para o ensino, pesquisa, produção de conhecimento, reflexão e debate. Após a formação básica (gramática, aritmética, astronomia, dialética, etc.), os estudantes podiam se especializar em alguma área, como nas universidades de hoje. Os primeiros cursos universitários eram medicina, teologia e direito. Grandes partes dos alunos viam da nobreza, pois esta camada social possuía recursos financeiros para mantê-los na universidade. Já os camponeses sem recursos financeiros não tinham acesso à educação e ficavam sem saber ler e escrever por toda vida.                                                                                                                 
Lutero se indignou, ao visitar Roma com o comportamento tradicionalista da igreja católica e a exclusão dos menos favorecidos. Lutero em sinal de protesto redigiu um documento com 95 atos da igreja que eram contrários aos ensinos bíblicos e pregou nas portas da catedral de Wittemberg. Lutero foi convocado para um interrogatório onde foi feito uma pergunta e Lutero respondeu que a igreja deveria provar que suas ideias estavam erradas. Lutero fez a tradução do novo testamento para o Alemão escondido. Enquanto isto, a igreja protestante estava sendo atacada, muitos de seus fiéis eram mortos. Muitos acreditavam que Lutero estaria morto, mas suas teorias permaneciam vivas, o que causava muitos conflitos.  Os príncipes foram chamados para o julgamento de Lutero, mesmo sem a presença dele. Os príncipes se recusaram a proibir a doutrina da nova bíblia e da igreja protestante. Finalmente, Lutero pode continuar com a sua religiosidade.  Mesmo sendo excomungado, a igreja luterana deu origem a novas doutrinas e interpretações do cristianismo. Os príncipes se beneficiaram com a possibilidade de se tornarem chefes religiosos. Nascia a partir daquele momento uma nova visão de um mundo que transformou a sociedade daquela época                 Durante o filme é percebido que tanto a igreja quanto os mosteiros contribuíam para a educação. A educação teve grande influência religiosa. Os integrantes da igreja eram associados às instituições religiosas católicas. Eram os integrantes da igreja que estabeleciam o que deveria ser estudado, os conteúdos e objetivos da educação. Embora controlada pela igreja a educação não ficou apenas no campo religioso, abriu-se também espaços para pesquisas e estudos das ciências, técnicas e habilidades.
Em 1507, Lutero fez sua primeira missa, pois ainda era monge. Seu pai chega para ver a celebração de ceia, o filho ergue as mãos com um cálice de vinho, mas acaba derrubando e o pai fica decepcionado e vai embora. Martinho Lutero é convocado para levar cartas para Roma. Na viagem, ele vê diversos crimes praticados pela Igreja como a venda de indulgências, relíquias, falta de castidade e o celibato sendo quebrado por padres. Indignado com as coisas que vê, ele sai de Roma e volta para sua igreja. Para aprimorar os estudos e retomar a fé, Lutero vai para uma universidade na Alemanha, onde teve aulas de teologia e não concorda com os ensinamentos que recebe, discutindo com seu professor.
Alguns representantes da Igreja chegam à cidade onde Lutero estava e demonstram através de peças teatrais (autos), como é o tormento eterno. Eles oferecem ao povo uma indulgência especial, que estava supostamente ligada à construção de uma catedral e em troca da compra, seriam salvos do tormento eterno. Em ato contrário a tudo o que a Igreja fazia, Martinho publicou as suas 95 teses e mandou uma cópia para o arcebispo com a intenção de avisá-lo dos acontecimentos dentro da Igreja. Ele também colocou o documento na porta de sua igreja, para avisar o povo. Os membros da Igreja ficaram revoltados e mandaram uma intimação para o para Lutero em Wittenberg, avisando-o para comparecer em Roma sob ameaça de excomungá-lo. Lutero avisou aos membros de sua igreja que iria a Roma, mas advertiu que a Igreja deveria seguir a Deus individualmente e com fé, sem haver a presença de intermediários como: padres, bispos, cardeais, etc. A Igreja tentou convencer o príncipe a entregar o padre “herege” ao Vaticano, mandando-lhe presentes preciosos, porém, este se recusou a entregar o padre. Então, a Igreja Católica propôs uma “batalha”, para capturar Lutero, fazendo uma bula, condenando-o a morte e a confiscação de bens. O príncipe continuou se recusando a entregar Lutero, e disse que somente iria entregá-lo para um julgamento justo, em seu país: a Alemanha.
Lutero fez a tradução do novo testamento do latim para o alemão escondido. Enquanto isto, a igreja protestante estava sendo atacada e muitos de seus fiéis eram atacados e mortos. Para muitos, Martinho Lutero havia morrido, mas suas teorias continuavam vivas, o que continuou causando conflitos e chacinas na Europa. Em 1530, os príncipes foram chamados novamente para julgar Lutero, porém sem a presença do próprio. Os príncipes se recusaram a proibir a doutrina da nova bíblia e da igreja protestante. Finalmente, Martinho Lutero pode continuar com sua religiosidade. Ele foi excomungado, porém a igreja Luterana deu origem a novas doutrinas e interpretações do cristianismo, e os príncipes se beneficiaram com a possibilidade de se tornarem chefes religiosos. Nascia uma nova visão de mundo que transformou a sociedade da época.
O filme começa com Martinho Lutero fazendo uma promessa a Deus para que o poupasse de uma tempestade e em troca ele entregaria sua vida a Ele. Logo após ele vai para o convento onde começa seus estudos, ainda sim, em sua primeira missa ele é humilhado por seu pai por apenas ter deixado cair um pouco de vinho na mesa durante a ceia. Martinho Lutero é enviado a Roma para conhecer o centro do catolicismo, ela ele toma conhecimento das indulgencias, que segundo a igreja, quem as comprasse diminuiria seu tempo no purgatório ou de um ente querido, toma conhecimento também da simonia (o comércio de falsas relíquias religiosas). Pode-se ver no filme que Lutero não se sentia muito à vontade com essas práticas, sendo que mais tarde ele irá contra elas. Acreditava que o amor de Deus é gratuito simplesmente porque nenhum amor tem preço. Tampouco a salvação da humanidade. De volta a Alemanha, completa seus estudos em teologia e direito. De posse desses novos conhecimentos começa a lecionar e se torna um crítico feroz de práticas como a venda de indulgências, a falta de vocação para o sacerdócio ou a simonia. Escreve suas 95 teses e as torna públicas para que todos tomem conhecimento dos erros da Igreja Católica. Assim que a Igreja tomara conhecimento dos pensamentos de Lutero com respeito às"verdades" do catolicismo, o Papa Leão X designou um de seus cardeais para conversar pessoalmente sobre o assunto. Lutero respeitou tal solicitação e conversou com um representante oficial do Papado. Nesta ocasião, muitos achavam que Martin revogaria suas afirmações em respeito à Santa Igreja. Alguns de seus companheiros mais achegados o aconselharam a não desafiar