Buscar

AD1 GESTÃO DA REGULAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Marcus Vinicius e Silva Borba
Polo: Paracambi
Matrícula: 14113110213
AD1
As externalidades são os efeitos colaterais da produção de bens ou serviços sobre outras pessoas que não estão diretamente envolvidas com a atividade. Em outras palavras, as externalidades referem-se ao impacto de uma decisão sobre aqueles que não participaram dessa decisão.
As externalidades podem ter efeitos positivos ou negativos, isto é, podem representar um custo para a sociedade, ou podem gerar benefícios à mesma.
Um exemplo típico de externalidade negativa é a da fábrica que polui o ar, afetando a comunidade próxima. No entanto, o estímulo a economia regional, como resultado da demanda de serviços pela fábrica, pode representar uma externalidade positiva para a comunidade.
O problema das externalidades negativas é que elas passam a se tornar custos para a população. Assim é necessário a criação de políticas públicas para estimular a instalação de atividades que constituam externalidades positivas, e impedir a geração de externalidades negativas, ou obrigar aos geradores de externalidades negativas que as internalizem, isto é, arquem com os custos das mesmas.
Externalidades, também chamadas economias (ou deseconomias) externas, são efeitos positivos ou negativos - em termos de custos ou de benefícios - gerados pelas atividades de produção ou consumo exercidas por um agente econômico e que atingem os demais agentes, sem que estes tenham oportunidade de impedi-los ou a obrigação de pagá-los. Portanto, externalidades referem-se ao impacto de uma decisão sobre aqueles que não participaram dessa decisão.
A externalidade pode ser negativa, quando gera custos para os demais agentes - a exemplo, de uma fábrica que polui o ar, afectando a comunidade próxima. Pode ser positiva, quando os demais agentes, involuntariamente, se beneficiam, a exemplo dos investimentos governamentais em infra-estrutura e equipamentos públicos.
Normalmente, cabe ao Estado criar ou estimular a instalação de atividades que constituam externalidades positivas, e impedir ou inibir a geração de externalidades negativas. Isto pode ser feito através de instrumentos tais como taxação e sanções legais ou, inversamente, renúncia fiscal e concessão de subsídios conforme o caso.
Externalidade negativa e positiva
Uma localidade que durante anos foi vista como perigosa e um local ruin para morar por apresentar altos indices de roubos e trafico de drogas , com isso intala-se um batalhão de policia , o local se torna seguro fazendo que os indices se extinguem , uma mudança na visão do lugar ocasionando volorização e comodidade para os moradores. 
Outros exemplos negativos:
Poluição atmosférica;
Poluição das aguas ;
Festas barulhentas na vizinhança; 
Transito congestionado ;
Fumo de cigarro (fumantes passivos);
Subida nos preços de seguro devido ao consumo de alcool;
Vista obstruida;
Exemplos positivos: 
Uma propriedade visinha bem conservada , que faz subir o valor de mercado da nossa;
Um perfume agradavel de uma pessoa que vai sentada ao nosso lado;
Melhores habitos de condução, que reduzem o risco de acidentes; 
Um processo cintifico ;
Educação ;
Vacinação ; 
Fonte: www.administradores.com.br/producao-academica/externalidades/2630/download/
http://www.licenciamentoambiental.eng.br/conceito-de-externalidades/
Acessado em 14/08/2017

Outros materiais