Buscar

IMPOSTO DE RENDA 2018

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IMPOSTO DE RENDA 2018 - Cuidados com o Leão
Nos deparamos mais uma vez com o período de ajuste de contas com o Leão. A Receita Federal deve liberar nos próximos dias o programa para entrega da declaração de Imposto de Renda 2018. O prazo costuma ser entre início do mês de março e final do mês de abril, que há muitos anos não conta com prorrogações.
É sabido que a Receita Federal tem investido de forma intensa no cruzamento de informações das mais diversas áreas, sendo uma das principais e mais visadas, a área da saúde, ou seja, despesas dedutíveis com médicos, internações, exames laboratóriais, dentistas, fisioterapeutas, entre outros.
Diferentemente de outras despesas dedutíveis, como instrução e Previdência Complementar, as despesas com saúde não possuem limite de dedução, tornando-se assim a despesa preferida dos contribuintes, mas também da fiscalização. Podendo ser declaradas aquelas pagas para seu próprio benefício, bem como aquelas pagas para cônjuge e dependentes informados na mesma declaração. Outros fatores importantes são a veracidade dos documentos lançados e o conteúdo de suas informações, pois quando preenchida de forma incorrera, essas poderão e provavelmente serão, glosadas pela Receita Federal.
Após todo esse trabalho englobando a juntada de documentos, preenchimento do programa gerador da obrigação, é hora de realizar o planejamento tributário, com o intuito de se pagar menos imposto ou restituir um valor maior. Podendo optar pelo modelo completo ou simplificado. Apurar se é vantagem informar a declaração com o cônjuge e com os dependentes ou sozinho, apurar a evolução patrimonial, entre outros, pois todo esse estudo deve ser realizado, uma vez que a falta desse planejamento normalmente ocasiona grandes prejuízos para o contribuinte, que já convive com uma elevada carga tributária.

Continue navegando