Buscar

Questões sobre Diuréticos, IECA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Paciente faz uso de anti-hipertensivo que pode interferir na glicemia. Quais fármacos podem ser estes?
São os antagonista beta adrenérgicos. As catecolaminas promovem a glicogenólise e mobilizam a glicose em resposta a hipoglicemia através da ação em receptores beta no fígado. Os antagonistas beta afetam a recuperação da hipoglicemia em diabéticos. Farmacos antagonistas beta-1 tem menos probabilidade de retardar a recuperação da hipoglicemia. Além do mais todos os beta-bloqueadores mascaram a taquicardia tipicamente observada na hipoglicemia, impedindo a manifestação de um importante sinal de alerta.
Por que os IECA são preferidos para diabético?
Porque eles são renoprotetores, não aumentam o ritmo de filtração glomerular e não alteram a pressão nos glomérulos. Os efeitos nefroprotetores dos IECA e dos bloqueadores dos canais de Ca2+ podem ser aditivos para pacientes diabéticos. Os IECA previnem a nefropatia diabética e diminuem a progressão da retinopatia em pacientes com diabetes tipo I.
Por que os IECA não podem ser prescritos durante a gravidez?
Os iECAS ao inibirem a enzima conversora de angiotensina, impedem a degradação de bradicinina que será responsável pela a produção de prostaglandinas. As prostaglandinas podem causar contrações uterinas e prejudicar a gravidez.
Apesar dos IECA não serem teratogênicos durante o período inicial da organogênese, a administração durante o 2.º e 3.º trimestres pode causar oligodrâmnio, hipoplasia da calota craniana fetal, hipoplasia pulmonar fetal, atraso do crescimento fetal, morte fetal e anúria neonatal e morte neonatal. Esses efeitos são devidos a hipotensão fetal. 
Por que os IECA podem provocar hipercalemia?
Porque eles inibem a conversão de angiotensina I em angiotensina II . A angiotensina II atua na zona glomerular da supra renal estimulando a produção de aldosterona, hormônio responsável pela secreção de potássio e reabsorção de Sódio. Ao inibir a formação de angiotensina II consequentemente reduz a produção e liberação de aldosterona ocorrendo uma maior secreção de sódio e reabsorção de potássio ( hipercalemia)
O que acontece com antagonista alfa adrenérgico associado com sildenafila?
Ocorre uma exacerbação do efeito hipotensor, podendo causar uma hipotensão acentuada, taquicardia reflexa intensa, e infarto.
Paciente usa sildenafil e se queixa de taquicardia, responda:
Fentolamina teria menos efeitos adversos? Não, os antagonistas alfa causam vasodilatação intensa e taquicardia reflexa.
Qual desses fármacos poderia interferir na ejaculação? Por quê? A fentolamina, porque a ejaculação ocorre devido a ação simpática ( receptores alfa 1, que causam secreção do líquido prostático, líquido seminal e vasoconstrição) a fentolamina pode retardar a ejaculação.
Sildenafil seria efetivo para pacientes com lesão no nervo pudendo? Por quê? Não. Pois, o nervo pudendo é responsável pela transmissão nitrergica, e conseguentemente pela vasodilação e ereção peniana. A lesão nesse nervo impede que ocorra esses efeitos.
Qual vantagem do sildenafil quando comparado ao alprostadil? Forma farmacêutica mais segura. O alprostadil deve ser usado em injeção direta nos corpos cavernosos do penis, alem de ser constrangedor para o paciente tem um risco elevado. O sildenafil precisa de estímulos para causar ereção, diferentemente do alprostatil que não precisa de estimulo e a ereção inicia- se rapidamente e dura algumas horas.
Por que sildenafila pode agravar refluxo? Porque o esficter gastro esofágico e controlado por NO. Ao usar sildenafila inibidor da fosfodiesterase – , enzima responsável pela degradação de GMPc , formado pelo NO, pode ocorrer relaxamento acentuado do esfíncter e conseguentemente causar refluxo. 
Por que IECAs provocam tosse?
Porque ocorre acúmulo de Bradicinina, substância responsável pela tosse.
Cininogênio → Calicreína → Bradicinina (desativada pela ECA).
 Qual é a desvantagem de considerar pressão de 130 por 89mm Hg como pré-hipertensos?
Pode ocorrer preocupação e estresse por parte dos pacientes considerados pré hipertensos e esses são fatores responsáveis pela real elevação da pressão arterial.
 Por que antagonista B é indicado para glaucoma e não para diabéticos?
Para glaucoma: A produção e secreção de Humor aguoso nos olhos e mediada por neurotransmissores beta adrenérgicos. Em pacientes com glaucoma ( aumento da pressão intraocular ) a inibição da secreção de humor aguoso realizada pelo antagonista beta reduz a pressão intraocular.
Diabéticos: Não se deve usar antagonistas Beta adrenérgicos por 2 motivos:
1 - eles mascaram os sintomas de hipoglicemia em pacientes diabéticos como a taquicardia.
2 - atrapalham a recuperação da glicemia pois bloqueia a glicogenolise e gliconeogenese no fígado, antagonizam receptores Beta 2.
Por que a ocorrência de bradicardia reflexa após a injeção de uma dose elevada de epinefrina é menos provável do que após a injeção de uma dose elevada de norepinefrina?
Tanto a epinefrina quanto a norepinefrina aumentam a PA, no entanto a epinefrina não contrai todos os vasos do organismos, vasos presentes na musculatura esquelética, meninges e coronárias são dilatados na presença de epinefrina devidos a receptores beta2. Portanto o aumento da PA será mais intenso após injeção de norepinefrina, por isso a bradicardia reflexa será maior após administração de norepinefrina. A epinefrina e norepinefrina também exercem efeitos direto no coração, estimulando a contratilidade cardíaca pelo aumento da força de contração e freqüência cardíaca.
Por que a associação de um diurético com um IECA apresenta boa eficácia, melhor ainda que qualquer um deles individualmente?
Os diuréticos aumentam a glicemia. Eles podem ser usados por diabéticos?
Apenas os diuréticos polpadores de potássio. O potássio está envolvido na cascata de reações que ocorre na liberação de glicose no sangue. Se ele esta em altas concentrações no organismo pode ocorrer uma hiperglicemia que em pacientes diabéticos pode causar sérias conseguencias
Por que o sildenafil não é tão eficaz para pacientes diabéticos?
Porque em pacientes diabéticos ocorre lesão nos nervos que são responsáveis pela transmissão nitrérgica e conseguentemente vasodilatação e ereção peniana ficam comprometidas. Se não existe NO, não ocorre produção de GMPc e não ocorre vasodilatação e ereção. 
Quais pacientes não podem fazer uso de Verapamil?
Paciente que possuem Insuficiência cardíaca congênita. Pois o verapamil reduz acentuadamente a contratilidade cardíaca efeito cronotrópico negativo. Podendo causar infarto no paciente
Quando necessário a associação de 2 anti hipertensivos, recomenda-se que sejam de grupos diferentes. Por quê?
Por que não devemos associar o Verapamil ( Antagonista dos canais de cálcio) com propranolol (Antagonista B)?
Devido a exacerbação dos efeitos redutores da contratilidade cardíaca. Acentua efeito cronotrópico negativo no coração podendo causar infarto. 
Explique a interação medicamentosa entre os AINES e os IECAs? O que pode acontecer com a pressão arterial?
Por que os antidepressivos demoram em média 2 a 3 semanas para uma resposta clinica eficaz? Explique .
19. Por que o propranolol pode ser usado para ansiedade?
20. Por que pode se usar diuréticos no tratamento de glaucoma? Quais são eles? Explique.
http://www.ebah.com.br/content/ABAAABFkIAB/questoes-farmacodinamica
A tosse persistente não-produtiva tem sido relacionada à utilização de inibidores da ECA, presumivelmente pela inibição da degradação de bradicinina endógena. Essa tosse desaparece com a interrupção da terapia. A tosse induzida por inibidores da ECA deve ser considerada no diagnóstico diferencial de tosse.
http://www.pdamed.com.br/bulanv/pdamed_0001_00049_01600.php

Outros materiais