Buscar

Código de Defesa do Consumidor e Normas Regulamentadoras

Prévia do material em texto

Código da Defesa do Consumidor e Normas Regulamentadoras.
Vânia dos Santos.
Código da Defesa do Consumidor.
O Código Brasileiro de Defesa do Consumidor (CDC), é um conjunto de normas que visam a proteção aos direitos do consumidor, com intuito de disciplinar as relações e as responsabilidades entre o fornecedor com o consumidor final, estabelecendo condutas, prazos e penalidades mudoando para melhor as relações de consumo no Brasil, minimizando perdas e garantindo que o brasileiro receba exatamente o que comprou.
Uma das premissas essenciais para se estabelecer a chamada relação de consumo, são os conceitos legais para palavras como consumidor, serviço ou produto. Elas estão estabelecidas nos artigos iniciais do CDC:
Consumidor é toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final. Equipara-se a consumidor a coletividade de pessoas, ainda que indetermináveis, que haja intervindo nas relações de consumo. (art. 2º)
Fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados que desenvolvem atividades de produção, montagem, criação, construção, transformação, importação, exportação, distribuição ou comercialização de produtos ou prestação de serviços. (art. 3º)
Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. (art. 3º, § 1º)
Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista. (art. 3º, § 2º)
O CDC visa atender as necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, saúde e segurança, a proteção de seus interesses econômicos, a melhoria de sua qualidade de vida, bem como a transparência e harmonia das relações de consumo.
A legislação ainda transparece que em uma disputa entre vendedor e comprador, o Código será mais favorável ao consumidor, que é sempre considerado o elo mais frágil na relação de consumo.
Se o cliente não conseguir fazer valer seu direito junto a uma loja, pode procurar o Instituto de Defesa do Consumidor do seu Estado, órgãos conhecidos como Procon. Onde será possível registrar uma relação, e a entidade ainda vai intermediar a disputa entre vendedor e comprador.
Normas Regulamentadoras.
Segurança do Trabalho pode ser definida como a ciencia que, através do metodologias e técnicas apropriadas. estuda as possíveis causas de acidentes do trabalho. 
objetivando a prevenção de sua ocorrencia. cuio papel e assessorar o empregador, buscando a preservação da integridade fisica e mental dos trabalhadores o a continuidade do processo produtivo.
A segurança visa evrtar o acidente do trabalho, ou seja, aquilo que ocorre pelo exercicio do trabalho a serviço da empresa. provocando lesão corporal ºu perturbação tuncional que cause a morte. perda ou redução permanente ou temporária da capamdado para o trabalho. Sob uma outra visão. acidente a uma ocorrência nao programada. Inesperada ou não. que interrompe ou intertere no processo normal do uma ativndado. ocasionando perda de tempo útil e/ou lesões nos trabalhadores o/ou danos materiais.
Os acidentes são causados pelos atos inseguros ou pelas condições inadequadas. Aqueles são as ações Indevudas ou inadequadas cometidas pelos empregados. podendo gerar acidentes, enquanto as condições inadequadas são aquelas presentes no ambiente de trabalho que podem vir a causar um acidente. podendo estar ligada direta ou indiretamente ao trabalhador. ou seja. e uma situação em que o ambiente pode proporcionar riscos do acidentes do trabalho. ao meio ambiente o equipamentos durante o desenvolvimento das atividades.
Para exempliticar o que lol exposto. pode-se citar como exemplos do atos inseguros: negligencia com as normas de segurança. leite do uso do EPI (Equipamento de Proteção Individual). nªo observação das placas de segurança o ativrdades do rlsco sem análise de risco. Por outro lado, tem-se. por exemplo. as seguintes situações do condiçoes inadequadas: partes móveis do equipamentos. trabalho em altura sem o equipamento adequado. falta de inspeção do rotina em equipamentos alem do vazamentos e transbordos em tanques. 
A prevenção dos acidentes deve ser realizada através de medidas gerais do comportamento. eliminação de condições inseguras e treinamento dos empregados. devendo o uso dos EPI's ser obrigatório. havendo fiscalizaçào em todas as atividades. sendo os empregados treinados quanto ao seu uso correto. As taretas devem ser previamente avaliadas. os riscos o os padrões de trabalho identificados e todos devem ser responsáveis pela segurança e prevenção dos acidentes.

Continue navegando