Buscar

PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS

Prévia do material em texto

PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS
SAMARCO: O PAPEL DA EMPRESA NO EMPODERAMENTO DAS PESSOAS
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
MBA EM ENGENHARIA AMBIENTAL E SANIAMENTO BÁSICO
Fichamento de Estudo de Caso
DIOGO MUNIZ DA CRUZ
Trabalho da disciplina: PROBLEMAS AMBIENTAIS GLOBAIS
Tutor: Prof. MARCELA VICENTE VIEIRA ANDRADE GONCALVES
RIO DE JANEIRO
2018
REFERÊNCIA: FISCHER, Rosa Maria. Samarco: O Papel da empresa no empoderamento das pessoas. São Paulo: SEKN, 2011
O Texto foi desenvolvido por um grupo de pesquisadores, supervisionados pela Professora Rosa Maria Fischer, sendo parte de uma coleção de estudos para fins didáticos, utilizados para promover discussões com alunos. Baseado em um evento corporativo, realizado em 2004, de planejamento estratégico, da empresa de mineração Samarco. O tema central é pautado na oportunidade de a empresa investir em programas Ambientais de resultados tangíveis ou em programas Sociais com resultados pouco tangíveis.
A mineração gera impactos sociais e ambientais na vinhaça das unidades de operação, esses efeitos não desejados são denominados de Externalidades. Os Projetos Sócio Ambientais têm por objetivo retardar, mitigar ou eliminar esses efeitos não desejados.
Nesse momento a Samarco havia tido duas experiências importantes e muito distintas com projetos Sócios Ambientais, o Projeto Salvamar e o Projeto Bento Rodrigues, onde o primeiro se enquadra como um programa ambiental com investimento baixo e resultados facilmente contabilizados, já o segundo se trata de um programa social, complexo, carente de maior investimento e com resultados subjetivos. O conflito estava na apresentação de um novo programa social, pelo Gerente Ambiental para os executivos da empresa, com abrangência muito maior que os programas sociais anteriores, que demandaria investimentos significativos e com objetivo principal de gerar adesão das comunidades a empresa. Em contrapartida o Gerente Financeiro busca equilibrar contas, proteger o caixa da empresa e garantir que os recursos investidos tenham como destino programas com resultados bem definidos. Conflito posteriormente mediado pelo Diretor de Operações, que tentou buscar elementos em ambos discursos para auxiliar na decisão dos executivos da Samarco.
O Programa Salvamar foi um projeto com foco ambienta, iniciado em 2000, onde seu escopo era minimizar impacto ambiental da utilização de óleo de motor, com a utilização de uma planta de reciclagem de óleo. Um funcionário identificou que poderia expandir essa solução para uma comunidade de pescadores, que vez por outra descartavam óleo motor usado nos rios da região. A comunidade absorveu com sucesso esse programa, rapidamente a coleta que era de 40 mil litros, passou para 80 mil litros. A demanda de investimentos para agregar a comunidade nesse projeto foi baixa, uma vez que se utilizava o espaço ocioso na planta de reciclagem. 
O Programa Bento Rodrigues foi um projeto com foco social, iniciado em 1997, onde seu escopo era compreender as demandas e desenvolver a comunidade situada próxima a Barragem de Santarem, no distrito de Bento Rodrigues da cidade de Mariana MG, mas o objetivo principal desse projeto era criar empatia da população com a empresa, fazendo as pessoas entenderem as vantagens que a existência da empresa poderia proporcionar para comunidade e com isso facilitar a intervenção local em projetos de expansão da empresa. Inicialmente as demandas locais foram identificadas, problemas com nutrição e verminose, o trabalho foi baseado nos alunos do primeiro grau (atual ensino fundamental I), porem a baixa a baixa organização da comunidade e postura passiva frente a programas do tipo, dificultou o engajamento, inviabilizando resultados expressivos. Nos anos seguintes, a empresa investiu em infraestrutura e no fortalecimento da comunidade, por meio da criação de uma associação comunitária. Em 2001, a empresa investiu no desenvolvimento de atividades produtivas pelos membros da comunidade, que auxiliassem nos objetivos iniciais como a redução da desnutrição e das verminoses, a Samarco investiu em uma metodologia de mobilização comunitária e foi criada uma associação de hortigranjeiros. No último ano do projeto a evasão e taxa de repetência em alunos de primeiro grau haviam reduzido muito, assim como a desnutrição e verminose. Porém com o passar do tempo os resultados foram se perdendo e retomando as condições iniciais. 
O Gerente Ambiental defendia o investimento em um projeto ainda mais audacioso, o PROECOS (Programa de Educação e Comunicação de Responsabilidade Social), que seria realizado nas comunidades próximas a toda extensão do Mineroduto da SAMARCO que vai do estado de Minas Gerais até o Espirito Santo. O objetivo final do PROECOS era aumentar a adesão das comunidades com a Samarco e minimizar os riscos de organizações ambientais não governamentais interferirem no licenciamento de um novo Mineroduto. Buscou textos institucionais para pautar seu discurso aos executivos da empresa, onde a missão da Samarco englobava o desenvolvimento social das comunidades vizinhas. O Gerente Financeiro contra argumentou baseado na dificuldade de contabilizar os resultados obtidos no Programa Bento Rodrigues, explanava sobre a excessiva utilização de recursos financeiros em projetos onde os resultados não eram tão claros, se apegava aos resultados diretos do Programa Salvamar e Projeto das Árvores. Para o Gerente Financeiro estava claro que um investimento desse porte não mudaria substancialmente a relação das comunidades com a Samarco, para ele estava claro que a comunidade iria se beneficiar com as obras de expansão da empresa e assim não fariam objeção para novos licenciamentos.
O Diretor Operacional ponderou, afirmando que naquele momento não seria possível decidir sobre o assunto, seria necessário que todos avaliassem melhor os argumentos e dados apresentados por ambas as partes e definiu uma nova reunião para essa conciliação. Delegou para todos os executivos o dever de compreender o assunto para com ele ponderar se o projeto estava de acordo com a estratégia da empresa, seu diferencial em relação a concorrência e a busca de um caminho alternativo. No documento original não consta o que foi deferido na reunião.
O documento original apresenta uma serie de dados, para fomentar a discussão proposta pelo Diretor Operacional, como: histórico de Indicadores da Empresa (Produção, Venda, RH, Mercado), EBITDA, investimentos, históricos dos Programas Sócio Ambientais, descrição técnica do Mineroduto e detalhamento do programa PROECOS.
Biblioteca On Line Universidade Estácio de Sá

Continue navegando