Buscar

lutas digitada

Prévia do material em texto

INTRODUCÃO
O presente trabalho busca apresentar um estudo sobre as modalidades esportivas de lutas e artes marciais no contexto da Educação Física no âmbito escolar. Inicialmente, é destacada a relevância destas modalidades, em seus aspectos técnicos/táticos e físicos para o desenvolvimento do aluno em sua ação, pondo uma contextualização histórica a respeito da preparação técnica e tática por parte do profissional para a aprendizagem dos alunos. 
Será realizada uma entrevista com um professor de educação física o qual leciona aulas de lutas e artes marciais no âmbito escolar, onde o professor aponta ter um grande número de alunos composto por crianças e adolescentes os quais participam das aulas e se desenvolvem individualmente diante a modalidade esportiva. Contudo, apresentaremos nossas análises diante as respostas do professor entrevistado. 
Esta pesquisa tem como principal objetivo demonstrar a importância da prática das modalidades de lutas e artes marciais nas aulas de Educação Física no ambiente educacional, aproximando cada vez mais os alunos nas modalidades de ensino, onde os conteúdos de ensino ajudam nas melhorias em aspectos cognitivos, na aprendizagem, na socialização, na diminuição da agressividade, na motivação, na conduta, na disciplina e responsabilidade do aluno, preparando-o para o meio social, tornando-o um cidadão crítico e construtivo do saber.
ASPECTOS TÉCNICO/TÁTICO E FÍSICO ESPECÍFICO DAS MODALIDADES DE LUTAS E ARTES MARCIAIS
Atualmente, as lutas podem ser praticadas no âmbito esportivo e, a sua inserção nas escolas é alvo de pesquisa de muitos autores, pois esta temática das lutas como um conteúdo da cultura corporal deve vir a ser vivenciado nas escolas.
De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs (BRASIL, 1998), o termo lutas é empregado para atividades em que estejam envolvidas disputas em que os oponentes devem ser subjugados com técnicas e estratégias de equilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de uma área demarcada na combinação de ações de ataque e defesa.
Contribuição pedagógica
Associada as aulas de Educação Física, as atividades de lutas oportunizam o desenvolvimento de um caráter auto perceptivo dos alunos, pois, quando utilizadas como instrumento de aprendizagem, colocam dificuldades motoras e psicológicas, potencializando a formação de um ambiente reflexivo e autocritico para solução e compressão dos problemas. 
Desenvolvimento motor
O desenvolvimento motor é a mudança progressiva na capacidade motora de um indivíduo, desencadeada pela interação desse indivíduo com seu ambiente e com a tarefa em que ele esteja engajado.
Facilmente constatamos a evolução de um praticante de artes marciais que segue uma continuidade de aprendizado. Tradicionalmente os movimentos técnicos são ensinados gradualmente pelo nível de dificuldade motora. O tempo de aprendizagem é relativoao treinamento de cada movimento, ao volume de repetições, a compreensão do movimento e a motivação.
Aprendizagem cognitiva
A aprendizagem cognitiva pode ser entendida como a mudança progressiva na habilidade de pensar, racionar e agir. Pode ocorrer na forma de aprendizagem de conceitos e aprendizagem perceptivo motora.
A aprendizagem de conceitos vem a ser uma mudança permanente no comportamento motor do indivíduo, ocasionada por experiências delineadas para internalizar a compressão de conceitos de movimento, conceitos de destreza, conceitos de aptidão e conceitos de atividade esportiva e ou recreativa. Os alunos podem desenvolver a sensibilidade para perceber o mundo se o ensino das lutas na educação física escolar objetivar o desenvolvimento global do indivíduoe não meramente a aprendizagem de uma arte marcial.
Judô
Ao criar a nova luta, Jigoro Kano fundamentou-se em dois princípios: menor resistência ao adversário; e máximo de eficiência com o mínimo esforço. Além de arte marcial, o judô é um esporte por excelência. Sua prática visa aprimorar as qualidades físicas e morais do praticante, com o fim de obter rendimento máximo no menor tempo possível. Ataque e defesa são o método de ensino. Como a preocupação básica é a busca de da eficiência, torna-se necessário mudar frequentemente de adversário.
Existem mais de cem golpes básicos de judô, além de muitas variações contragolpes. Para um rendimento ótimo, e indispensável que o atleta encontre um método de treinamento que reúna três características fundamentais: estabilidade mental, impulsos físicos e perfeição técnica . As técnicas de judô são grupadas em técnicas em pé e técnicas no chão. As técnicas em pé são as projeções; os trabalhos no chão incluem imobilização e chaves de braço e de pescoço. Normalmente a vitória dos pequenos combatentes acontece no chão; em pé, a vantagem é dos maiores.
Taekwondo
O mais importante e que este esporte serve como uma arte marcial superior de defesa própria, sendo que oferece notavelmente bom sentido ao seu praticante, pois o que tem confiança em si mesmo mostra-se generosidade com os outros.
O combate ensina a humildade, coragem, vigilância, facilidade de adaptação e autocontrole. As posições próprias ensinam a flexibilidade, equilíbrio e coordenação de movimentos, enquanto que os exercicios fundamentais ajudam a desenvolver a precisão e ensinam princípios e objetivos.
O boxe
O boxe é tradicionalmente um tipo de luta que tem como principal característica o combate “homem a homem” utilizando-se os punhos. O uso de luvas é obrigatório neste esporte. 
A luta pode ser ganha pela quantidade de round vencidos ou por nocaute. O nocaute ocorre quando um lutador que recebeu um golpe fica visivelmente sem condições de continuar a luta. A decisão é sempre tomada pelo juiz do confronto.
Algumas ações são impedidas por normas gerais. São elas: golpear o adversário abaixo da cintura; chutar; atacar o adversário quando ele estiver caído; atacar com a parte interna das mãos, antebraço ou cotovelo, agarrar- se nas cordas de limite, agarrar o adversário em excesso. 
O caratê
O caratê é uma arte marcial que ensina golpes para a autodefesa sem armas de qualquer espécie. O método de combate dessa arte marcial baseia-se em posições iniciais de equilíbrio, dão origem aos golpes, que podem ser socos ou chutes no adversário. A respiração deve ser controlada e é comum, no momento do golpe, que o carateca solte uns gritos especiais.
Além dos benefícios já citados, sua pratica desenvolve a mobilidade das articulações e a coordenação motora, melhora o condicionamento cardiovascular e muscular. 
Esgrima
Movimentos rápidos e reflexos apurados são as principais habilidades da Esgrima. Era utilizada pelos nossos ancestrais como forma de combate, uma vez que, seu significado é de um confronto portando armas brancas. A origem do esporte é caracterizada pela necessidade da caça e sobrevivência entre os povos.
Luta Olímpica
As lutas apresentam duas modalidades divididas em sete categorias cada. A greco-romana difere da livre por um aspecto simples: na primeira só se pode usar os braços e o tronco, enquanto na segunda o uso das pernas também é permitido. Nas duas, porém, o objetivo é imobilizar o adversário de costas para o chão. Golpes baixos, estrangulamento, dentro do olho e puxões de cabelo são proibidos.
A diferença entre os estilos, livre e Greco Romano, está em um simples aspecto: No estilo Greco Romano não é permitido utilizar os membros inferiores (pernas e pés) nem para o ataque nem para a defesa. Ou seja, só se pode usar os braços e o tronco. Desta maneira, exigindo mais vigor físico dos atletas com grandes projeções.
No estilo livre o uso das pernas também e permitido.
Luta feminina: São permitidos todos os golpes do Estilo Livre. Não há diferença nas regras nem pontuação, apenas o (rolê) não pode ser realizado com a cinturada sobre os seios. Para as mulheres não existe disputa no estilo Greco Romana.
ENTREVISTA – PESQUISA DE CAMPO
PROFESSOR: 
1-Quais esportes de lutas e artes marciaisolímpicas e não olímpicos desenvolvidos na escola?
 Judô e suas práticas nos conteúdo da Educação física escolar. 
2-Quais são as metodologias para o desenvolvimento dessas modalidades?
Procurar o equilíbrio entre corpo e mente trabalhando desta forma valoriza-se o respeito uns com outros o raciocínio e a coordenação motora. As atividades aplicadas são divertidas onde as crianças se sentem prazerosas com eles eu trabalho uma forma lúdica sem cobrança de desempenho ou resultados, o importante é o contato inicial com a modalidade. 
3-Como é a aceitação dos alunos na prática da modalidade de lutas nas aulas de educação física e principalmente o envolvimento de meninos e meninas?
É muito bem aceita, em ambos o sexo eles adaptam bem. 
4-Qual é a estrutura e quais são os materiais disponíveis na escola para o desenvolvimento da modalidade de lutas? 
Toda estrutura em ótimas condições, visto que o professor possui todo o material adequado para as atividades de forma a ser trabalhada através de práticas recreativas e lúdica.
5-Quais são as principais dificuldades encontradas para realização da modalidade lutas e artes marciais nas aulas de educação física? 
 As dificuldades encontradas foram a de não ter um espaço próprio.
6-A respeito Das capacidades motoras procure através de um questionamento ao professor, quais ou quais capacidades motoras são mais relevantes e mais utilizadas na infância e adolescência para as modalidades de lutas e artes marciais que ele trabalha na escola (força, velocidade, resistência, flexibilidade ou coordenação).
Devido à faixa etária é desenvolvido um pouco de tudo seguindo o processo pedagógico com aulas lúdicas trabalhando todas as capacidades motoras, no aspecto motor, observamos a lateralidade, o controle dos tônus musculares, o equilíbrio, a coordenação global,o equilíbrio,a ideia de tempo e espaço e a noção de corpo.
análise DA ENTREVISTA
A entrevista realizada com o professor podemos concluímos que que, as lutas são muito importantes para as aulas de educação física, onde leva as crianças a se desenvolverem diante uma aprendizagem disciplinar e acima de tudo com respeito mútuo. Procurar o equilíbrio entre corpo e mente trabalhando desta forma valoriza-se o respeito uns com outros o raciocínio e a coordenação motora.
As lutas no contexto escolar com relevância na área da Educação Física busca vencer desafios diante a ampliação dos conteúdos a serem ensinados, onde os subsídios teóricos e práticos dos professores devem mostrar tanto aos alunos como também aos pais dos mesmos, que a luta e artes marciais aprendidas de forma coerente não são visionadas como esporte violento, mas sim um ensino muito significativo e importante na realidade atual. 
O fato é que, os professores devem ensinar as lutas na escola sob ação didática em que propicie uma maior compreensão diante as regras e conduta para os alunos, onde possa permitir o processo de ensino aprendizagem significativo valorizando o respeito mútuo. 
O professor enfatiza que, as metodologias de ensino das modalidades aplicadas são importantes para a efetivação da conscientização da parte disciplinar da luta, desenvolvendo a coordenação motora do aluno, que são conjuntos de metodologias que devem ser aplicadas aos alunos, começando assim pela parte disciplinar e orientação de conduta. 
 Os profissionais de educação física devem se inteirar mais a respeito das lutas na escola e desenvolver em seus alunos habilidades e competências não somente físicas, mas de valores.

Continue navegando