Buscar

Morfologia-Breve resumo, conceito e objeto de estudo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) A morfologia e a dupla articulação da linguagem: Duas articulações, 1° analise dos elementos dotados de significação, 2° elementos de expressão da língua. 
2) O conceito de morfologia: Ciência que estuda a forma das palavras. 
3) Objeto da morfologia: Morfena
	Vestígios de estudos morfológicos foram encontrados na tradição gramatical hindu, sabemos hoje que, foram os primeiros a fazerem descrições gramaticais. Na gramática de Panini, já se tratava da estrutura interna das palavras, sendo possível identificar as unidades mínimas significativas como raízes e afixos. 
	Na tradição greco-latina os estudos morfológicos faziam parte das análises gramaticais que se fragmentavam em três campos: o da flexão, o da derivação e por fim o da sintaxe. Os estudos morfológicos tiveram evolução na linguística moderna, cujo maior representante é L. Bloomfield. 
	No âmbito da morfologia é possível nomear dois pontos de articulações, o primeiro que se voltará aos elementos dotados de significação, e o segundo votados aos elementos expressivos da língua. Por fim, podemos dizer que a morfologia é a ciência que estuda a estrutura interna das palavras, tendo como seu objeto de estudo o morfema, unidade mínima significativa e invariável. 
	O termo morfologia tem origem grega morphê, (forma) e logos, (estudo), logo a morfologia ocupa-se em estudar a forma das palavras, como elas são construídas. Diferentemente da sintaxe que analisa as palavras dentro de um contexto, a morfologia direciona sua atenção a cada palavra isoladamente, focando no seu objeto de estudo o morfema. 
	O morfema é um fragmento mínimo na palavra capaz de expressar sentido, ele também tem outra característica importante, pois é invariável. Tomemos como exemplo a palavra cachorrinho, cachorr, (segmento que da significação a palavra), inho, (segmento que indica tamanho) e o, (segmento que indica sexo). É possível perceber que cada segmento tem um sentido e eles se completam formando uma palavra. 
	Dentro da linguística moderna os estudos morfológicos sofreram grandes avanços com o estruturalismo americano, foi nesse período que descobrimos que é preciso identificar os morfemas e suas regras de combinação para compreender os significados de palavras ainda não ditas e criar novas palavras na língua materna de cada sociedade. No âmbito da morfologia é possível nomear dois pontos de articulações, o primeiro que se voltará aos elementos dotados de significação, o morfema, que já foi mencionado anteriormente e o sintagma, que nada mais é do que um grupo de elementos linguísticos em um enunciado, e o segundo votados aos elementos expressivos da língua, o fone menor unidade sonora da fala e fonema o conjunto de fones realizados no momento de usamos a linguagem.

Outros materiais