Buscar

Palestra dinheiro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vilma Miranda Peres Tavares RA: 1600462. POLO – CERES-CENTRO
Palestra: Independência financeira: Onde está o dinheiro? O gato comeu?: Dicas para procurar, guardar e seu suado dinheirinho.
Palestrante: Prof. Bruno César
	Uma das maiores dificuldades que a gente tem nos dias de hoje é lidar com o dinheiro não só porque a gente só é consumista, nós temos uma diferente trajetória histórica sobre o que afinal de contas guardar dinheiro. 
	Será que é o gato que come o dinheiro. Nem sempre. Nós temos pequenos gastos financeiros, gastos temporal, gastos de organização e assim por diante que tomam nosso dinheiro.
	Lidar com dinheiro ou lidar com finanças pressupõe você lidar com diversos símbolos. O dinheiro é uma forma portadora de você estar satisfazendo determinado desejo a economia é uma forma de você organizar ou desorganizar determinados símbolos ou conteúdos que a gente tem. Economia é a arte de colocar literalmente ordem na casa. 
	As finanças é apenas um dos braços da economia, finanças é um apêndice da economia que acabou ganhando vida própria, abordando as relações pecuniárias, mediadas por valores ou moedas simbólicas. 
	Economia e finanças: A diferenciação entre ambas é importante, pois boa parte das pessoas acha que o pouco conhecimento de práticas financeiras conduz à pobreza ou escassez de recursos. 
	A desorganização financeira é, em grande parte dos casos, reflexo de uma desorganização pessoal. A partir do momento que a gente começa a acumular determinados bens ou organizar estas coisas a gente começa a tentar utilizar de uma forma relativamente eficiente o dinheiro que a gente planeja. Não é o gato que come nosso dinheiro, são os intermediários que possibilitam um acesso ao crédito como um todo.
	Educação financeira está mais ligada a educação econômica que é uma das etapas para tentar guardar o nosso dinheirinho por mais que a gente ganhe pouco. A pessoa organizada financeiramente acaba se tornando uma pessoa produtiva, assim como aquela que busca melhor sua produtividade e eficiência pessoal acaba se tornando financeiramente organizada. 
	Temos que saber diferenciar o desejo do consumismo, ou seja, quando a gente começa a observar o desejo e o consumismo, nós vamos perceber que muitas vezes a gente tem determinado desejo só que a gente acaba consumindo pequenas coisas no meio disso que tira o nosso dinheiro, tira o nosso foco. 
	A sensação de não ter dinheiro reside em tal cenário; não poder comprar ou ter crédito para consumir tais itens, de forma instantânea e funcional. Depois de tanto economizar o objeto de consumo acaba sendo outro.
	Para se gastar você tem que ter algo. Para ter entrada e saída é preciso desenvolver uma atividade que tenha remuneração o trabalho, que é uma ação física ou mental que manipula a natureza ou soluciona um determinado problema ou dificuldade.
	Um dos maiores problemas econômico acaba sendo a falta de possibilidades de acesso ao crédito. Dependendo da classe social ou da escolaridade existe uma grande barreira para você entrar no universo que hoje possibilita ganhos de dinheiro.

Continue navegando