Buscar

Fórum de Discussão D

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Prezados alunos.
As duas últimas questões estão aqui postadas. Quem ainda n tem os dois pontos, faça essas e os terá.
Lembre-se de agendar Av2. Outra coisa, muitos de vcs estão cometendo erros graves de Português. Cuidado, pois em entrevistas e seleções de empregos, isso conta.
Alceu.
Boa noite Professor (a),
Participei do fórum C, mas estou participando desse também para melhorar meu aprendizado.
1-Um avião metálico com largura de 25m voa horizontalmente a 540 km/h onde a componente vertical do vetor indução magnética vale B=4. 10^-5 T. Ache a ddp entre as extremidades das asas.
U = BxVxL = 4,0x10^-5x150x25
U = 0,15V
2 - Explique, com clareza, o que são correntes de Foucault.
Corrente de Foucault (ou corrente parasita), é o nome dado a corrente induzida em um material condutor, relativamente grande, quando sujeito a um fluxo magnético variável. Essas correntes elétricas que aparecem em massas metálicas, como consequências da variação de fluxo que as atravessam são vantajosas em alguns casos, são nocivas em muitos outros, porque podem acarretar grandes dissipações de energia (como a dissipação por efeito Joule), o que faz com que a temperatura do material aumente. Para evitar a dissipação por efeito Joule, os materiais sujeitos a campos magnéticos variáveis, são frequentemente laminados ou construídos com placas muito pequenas isoladas uma das outras.
O efeito pelicular, também conhecido como efeito capilaridade, em condutores é uma manifestação de um caso particular da corrente de Foucault, na qual a corrente elétrica tende a fluir na periferia de um condutor longo e retilíneo.
Exemplo da utilização da corrente de Foucault na frenagem de trens controlados por ímãs magnéticos ou balanças de precisão.

Outros materiais