Buscar

Filosofia, Comunicação e Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Filosofia, Comunicação e Ética
UNIDADE 1 = NOTA 10
1 - Leia a citação abaixo e depois responda o exercício:
“(...) é a capacidade intelectual para pensar e exprimir-se correta e claramente, para pensar e dizer as coisas tais como são. (...) é uma maneira de organizar a realidade pela qual esta se torna compreensível. É, também, a confiança de que podemos ordenar e organizar as coisas porque são organizáveis, ordenáveis, compreensíveis nelas mesmas e por elas mesmas, isto é, as próprias coisas são racionais” (CHAUÍ, 1997, p. 59). A citação refere-se: Escolha uma:
R: Ao conhecimento racional
2 - Leia as seguintes afirmações a respeito da relação da propaganda com as pessoas no mundo contemporâneo:
I - A propaganda, geralmente, trata todas as pessoas como crianças extremamente ingênuas e crédulas. O mundo é sempre um mundo de faz de conta: nele a margarina “faz” a família bonita, alegre e unida;
II - De modo geral, as pessoas são bastantes críticas quanto às mensagens que estão implícitas nas propagandas e é apenas por isso que a propaganda não tem tanto poder em nossa sociedade;
III - Não é sempre que a propaganda vende um produto dizendo o que ele é e para que serve. Ela vende uma imagem (de felicidade, de sucesso, de saúde etc.) que é transmitida por meio do produto.
R: Apenas a I e a III
3 - Leia a citação abaixo e depois responda o exercício:
“O mundo torna-se uma realidade construída de forma mais bela e sedutora, mas também fragmentada. O resultado, porém, é muitas vezes a ilusão de conhecimento, o conhecer por fragmentos, sem que haja um momento para a integração das partes e a reflexão sobre as informações recebidas.”
R: Simulacro
4 - O coração tem razões que a própria razão desconhece”. A frase de Pascal significa:
Escolha uma:
R: Razões”, na frase, são os motivos do coração
5 - Leia a citação abaixo e depois responda o exercício:
“É um tipo de conhecimento que faz uso da razão para explicar a realidade. Ela surgiu se contrapondo a outra forma de conhecimento: o pensamento mítico.”
R: Ao conhecimento filosófico
UNIDADE 2 = NOTA 10
1 - Leia a citação e abaixo e, depois, assinale a alternativa correta:
“[...] se apresenta como uma reflexão crítica sobre a moralidade, sobre a dimensão moral do comportamento do homem. Cabe a ela, enquanto investigação que se dá no interior da filosofia, procurar ver [...] claro, fundo e largo os valores, problematizá-los, buscar sua consistência.” (RIOS, 2001).
Trata-se da:
R: Ética
2 - “Uma vida sem pensamento é totalmente possível, mas ela fracassa em fazer desabrochar sua própria essência – ela não é apenas sem sentido; ela não é totalmente viva. Homens que não pensam são como sonâmbulos.” (Hannah Arendt).
O texto acima, ao criticar o “viver sem pensamento”, procura estimular uma educação:
R: Para a autonomia
3 - Na ética da convicção, toda ação é alimentada na convicção aos princípios valorativos fundamentais da própria crença, ou seja, o adepto age segundo sua convicção moral, que é boa, e, portanto, justifica as ações necessárias para a consecução de um fim. Quando os fins se mostram catastróficos, o adepto não se julga responsável por tal resultado. Uma vez que fez sua parte, agindo por convicção, se o resultado não foi o esperado, esse pode ser atribuído à vontade divina, à incompreensão humana, à decadência do mundo etc. Sua única responsabilidade é manter acesa a chama da convicção para que ela não se extinga. Estas são as ideias de qual pensador?
R: Max Weber
4 - De acordo com a discussão sobre juízos, podemos citar, como exemplo de um juízo de valor, a seguinte frase:
Escolha uma:
R:  A praia é mais bela que a montanha
5 - Segundo esse pensador, a razão deve guiar as minhas ações. “Eu não preciso perguntar a ninguém o que devo nem por que devo, mas unicamente a mim mesmo enquanto ser racional. A fonte última do Dever não é outra coisa que a Razão; a moralidade é autolegislação de um ser racional. A Razão, enquanto razão prática, dita a sua própria lei. Ela não toma esta lei de nenhuma instância transcendente a ela, mas apenas de si mesma. A Razão é, pois, a verdadeira fonte da objetividade prática.” (PORTA, 2002). Estas são as ideias de qual pensador?
R: Immanuel Kant

Outros materiais