Buscar

03 Áreas de atuação profissional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

03 - Áreas de atuação profissional
1) São infinitas as possíveis áreas de atuação de um profissional de engenharia, entretanto, há alguns padrões, na maioria dos casos, nas funções exercidas por esses profissionais no mercado de trabalho. Nesse contexto, qual a alternativa que mais se aproxima com a atuação de um engenheiro "padrão"?
a) No itinerário do engenheiro devem ser aplicados cálculos matemáticos para pesquisas relacionadas com inúmeros campos da ciência aplicada. Constantemente necessita elaborar fórmulas ou diretrizes matemáticas para bancos de dados. Devido ao seu caráter versátil, existe um campo muito aberto no mercado de trabalho. As vagas sobram se comparadas às demandas das empresas e o número de profissionais formados em todo o ano.
b) O engenheiro pode trabalhar em planetários e empresas de tecnologia e telecomunicações para o controle de satélites, ou como pesquisador em instituições acadêmicas, e até mesmo na área de informática.
c) Em suma, o engenheiro tem como função essencial o estudo aprofundado dos custos de produção de bens e serviços de uma empresa, com o intuito de elaborar relatórios relativos às análises efetuadas e apresentar soluções para os desperdícios encontrados, de forma a minimizar os custos, otimizar a produção e maximizar o lucro possível, sem que isso afete o preço final do produto e/ou serviço de maneira drástica.
d) O engenheiro é o profissional responsável por orientar e exercer tarefas ligadas a análise, classificação e conciliação contábil com o objetivo de promover a demanda de pagamentos e recebimentos. Além disso, é o profissional que prepara balanços e balancetes, elabora relatórios de contabilidade e faz a análise vertical e horizontal de despesas e contas patrimoniais relacionadas ao ativo imobilizado da empresa para a qual trabalha.
e) Engenheiros são indivíduos que combinam conhecimento da ciência, da matemática e da economia para solucionar problemas técnicos com os quais a sociedade se depara. É o conhecimento prático que distingue os engenheiros dos cientistas, que também são mestres da ciência e da matemática.
2) Independentemente da especialidade, os engenheiros podem ser classificados pelas funções que desempenham. Cita-se aqui um caso de projeto de um novo tipo de bateria. Nele, há engenheiros de diversas áreas envolvidos, como elétricos, mecânicos, civis, químicos, etc. Porém, queremos distingui-lo pela sua função desempenhada no projeto, como engenheiros pesquisadores, engenheiros de desenvolvimento, engenheiros consultores, engenheiros de projeto e engenheiros de construção. Selecione a alternativa que descreve a atividade de um engenheiro de desenvolvimento.
a) Realiza em laboratório estudos básicos com novos materiais que são candidatos em potencial para uma bateria recarregável, leve e que armazene muita energia. É exigido um treinamento mais longo, geralmente até o grau de mestre ou doutor.
b) Revê os resultados e seleciona alguns materiais apara novos testes. Ele constrói alguns protótipos de bateria e testa-os, analisando propriedades, como o máximo número de bateria e corrosão.
c) Em geral, é contratado temporariamente para solucionar o problema específico no qual são especialistas, por exemplo o problema da corrosão.
d) Projetará o modelo da bateria que será produzido pela companhia. Ela deve especificar a composição exata e as dimensões de cada componente e como cada um será manufaturado.
e) Projetará e levantará o prédio no qual a bateria será fabricada.
3) Continuamos com o caso de projeto de um novo tipo de bateria. Agora temos as atividades do engenheiro de teste, industrial, operacional, gerente e engenheiro de vendas. Selecione a alternativa que melhor descreve um engenheiro de testes.
a) Projetará a linha de produção, assegurando que ela tenha uma manutenção adequada.
b) Fará a operação da linha de produção (por exemplo, ferramentas mecânicas e áreas de montagem) para a produção em série da nova bateria.
c) Uma vez que a linha de produção esteja operando, esse engenheiro seleciona algumas baterias aleatoriamente, para garantir que atendam às especificações da companhia.
d) Explicará, em montadoras de automóveis, as vantagens da nova bateria e responderão a perguntas técnicas.
e) Tomará decisões sobre o financiamento para expansão da fábrica, preço dos produtos, contratação de novos funcionários, e estabelecerá objetivos para a companhia.
4) Os engenheiros utilizam modelos na análise de sistemas físicos. Um modelo representa o sistema real de interesse. Dependendo da qualidade do modelo, pode ou não ser uma representação acurada da realidade. Dentre os tipos de modelos, existem os matemáticos, computacionais digitais, qualitativos, modelos físicos e computacionais analógicos. Pegando como exemplo o caso de uma construção de um relógio de pêndulo, temos a correlação com cada tipo de modelo. Identifique a questão que se assemelha com um modelo qualitativo.
a) Se você for projetar um relógio de pêndulo, o período do pêndulo seria um parâmetro crítico de projeto, uma que vez o funcionamento do relógio é regulado por ele. Ao observar uma pedra balançando, amarrada a um barbante, você notaria que, quanto mais longo o barbante, maior o período de oscilação da pedra.
b) Transformando as ideias do comprimento do pêndulo em fórmula matemática, esse modelo estabelece que o período do pêndulo pode ser calculado por uma simples fórmula.
c) Escrever um programa de computador para calcular a posição do pêndulo à medida que o tempo passa. Em cada posição, seria possível calcular a densidade do ar, as forças de flutuação, a aceleração devida à gravidade, as forças da pressão da luz, a resistência do ar e o atrito no eixo.
d) Circuitos eletrônicos são configurados para simular sistemas físicos, fazendo testes de período e perda de energia por uma quantidade finita de vezes com o objetivo de mostrar as perdas, as correções e os pontos negativos do projeto.
e) Pode ser construído em menor escala para atender a testes de resistência, solidez, dureza, entre outros aspectos.
5) Para que um engenheiro seja considerado de sucesso, deve ter o domínio de algumas habilidades, sendo a capacidade acadêmica somente uma delas. Outras habilidades são competência, aptidão interpessoal, criatividade, aptidão de comunicação e pensamento lógico. Selecione a alternativa que caracteriza a habilidade de aptidão interpessoal.
a) Documentar resultados dos testes em relatórios, escrever memorandos, manuais, solicitações de emprego e artigos técnicos em periódicos orais em reuniões técnicas. Discursar em grupos cívicos para informar o público a respeito do impacto de sua fábrica na economia local, ou abordar as preocupações de segurança levantadas pelo público.
b) Comunicar-se de modo eficiente não apenas com outros engenheiros de muito boa formação, mas também com artesãos, que podem ter uma formação substancialmente mais fraca, ou outros profissionais com excelente formação em outras áreas.
c) Muitos desafios com os quais se depara a sociedade só podem ser enfrentados com essa habilidade, pois, se as soluções fossem óbvias, os problemas já teriam sido solucionados.
d) Motivo de contratação dos engenheiros. Atrelada ao conhecimento, faz muita diferença na carreira.
e) A matemática e a ciência, que se baseiam nos fatos e na experimentação, proveem os fundamentos da profissão.

Outros materiais