Buscar

DIREITO PROCESSUAL PENAL I AVALIANDO

Prévia do material em texto

DIREITO PROCESSUAL PENAL I
	Simulado: CCJ0040_SM_201408280671 V.1  
	Aluno(a): EDILENE DE ALMEIDA OLIVEIRA
	Matrícula: 201408280671 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 01/04/2017 18:11:15 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408897624)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Acerca da aplicação da lei processual penal no tempo e no espaço, assinale a opção correta. 
		
	
	De acordo com o entendimento majoritário, a lei processual penal posterior e mais gravosa ao réu não deve ser aplicada a fatos cometidos na vigência de norma anterior, em decorrência do princípio tempus regit actum. 
	
	Os prazos iniciados na vigência de determinada norma processual penal, em nenhuma hipótese, poderão ser afetados por norma processual posterior. 
	
	De acordo com o princípio da imediatidade, serão exercidos sob a disciplina de legislação superveniente os atos processuais de processo em andamento ainda não iniciados. 
	
	Em relação à aplicação de lei processual penal no espaço, o princípio da territorialidade é a regra geral, exceto em caso de crime contra a vida ou a liberdade do presidente da República, crime contra a administração pública e de delito de genocídio cometidos no estrangeiro. 
	
	A lei processual penal posterior que, de qualquer modo, favoreça o agente deverá ser aplicada aos fatos anteriores, ainda que decididos por sentença condenatória transitada em julgado. 
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409047238)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	5. Ernestina Pedreira, ao chegar na sua residência situada na região praiana constatou que as janelas foram violadas e alguns objetos haviam sido subtraídos. Dirigiu-se a Delegacia local e registrou uma notícia do fato delituosos. O Delegado de Polícia, registra o fato e instaura o respectivo inquérito policial, por portaria, e determina que os investigadores e peritos se desloquem à casa de Ernestina e façam o levantamento do local de crime. Envidados todos os esforços que estavam ao seu alcance a autoridade não consegue identificar o autor dos fatos e nem mesmo recuperar os objetos furtados. Diante da assertiva acima assinale a alternativa correta: 
		
	
	Elaborar o relatório com as respectivas conclusões e requerer o arquivamento, ao Secretário de Segurança, tendo em vista, ser este a autoridade superior com atribuições exclusivas para proceder o arquivamento do Inquérito Policial, na forma da lei
	
	Suspender as investigações, e arquivar provisoriaente, até que surjam novas provas, e, neste caso, estará sujeitos ao prazo prescricional do crime investigado
	
	Nenhuma alterativa está correta. 
	
	A autoridade policial, diante da poder discricionário poderá determinar, imediatamente, o arquivamento do Inquérito Policial, sem que haja a intervenção do Poder Judiciário e, neste caso, poderá reabrir o Inquérito policial caso surgirem novas provas, conforme prevê o artigo 18 do Código de Processo Penal
	
	Elaborar o relatório com as respectivas conclusões e requerer o arquivamento, ao Juiz, que encaminhará ao Promotor de Justiça para que analise de se for o caso promova o pedido de arquivamento, o que não obrigará o juiz ao arquivamento
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408428813)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Brasileira, afrodescendente, casada com estrangeiro, com quem tem 4 filhos, dois nascidos no país do marido e dois nascidos no Brasil, comparece ao consulado do país estrangeiro para fazer o registro de nascimento dos filhos nascidos no Brasil e obter o passaporte para eles. A funcionária do consulado não aceita como suficientes o registro brasileiro e faz comentários jocosos a respeito dos diferentes fenótipos das crianças, pondo em dúvida a paternidade do marido. O casal representa ao Ministério Público solicitando a punição da funcionária pela prática de racismo:
		
	
	O MP deve encaminhar os elementos de prova ao Ministério das Relações Exteriores para que este solicite ao Governo Estrangeiro que proceda a apuração do fato e a persecução penal.
	
	O MPF pode oferecer a denúncia tendo em vista que o crime foi cometido no território nacional;
	
	O MP nada pode fazer porque o fato ocorreu no Consulado de país estrangeiro;
	
	Só o MPF tem atribuição para oferecer a denúncia;
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201409047243)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A lei processual penal não regula o fato criminoso, mas, sim os procedimentos relacionados com o fato criminoso, razão pela qual, os atos processuais realizados sob o amparo da lei anterior consideram-se válidos e os realizados sob guarida da lei nova têm aplicação imediata. Com base nestas informações assinale a seguir a alternativa que julgar correta: 
		
	
	A lei processual penal poderá ter efeito retroativo, caso o juiz, fundamentadamente, perceba que se trata de norma procedimental mais benéfica
	
	Em razão do princípio da irretroatividade a lei processual penal jamais retroagirá, pouco importando ser mais benéfica ao acusado
	
	Estão corretas as alternativas ¿a¿, ¿b¿ e ¿d
	
	À norma processual penal serão aplicados identicamente os princípios aplicáveis ao direito material, ou seja, aplica-se os princípios da norma penal
	
	Em razão do princípio da retroatividade da lei da lei mais benéfica, a lei processual penal poderá retroagir para beneficiar o acusado, em face da imposição contida na Constituição Federal
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408412073)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	ENADE 2006
Alguém publica em uma página pessoal na rede mundial de computadores, fotos de crianças e adolescentes (entre 8 e 16 anos) nuas ou em situações que denotam atividade sexual. O Ministério Público não conseguiu, ainda, desvendar a identidade do autor, mas tem provas de que as fotos estão disponíveis em um site controlado por uma empresa
estrangeira. Conseguiu provar, também, que foram disponibilizadas na rede mundial de computadores por meio de um computador situado no Brasil e que todos os acessos a tais fotos ocorreram por meio de computadores também situados no Brasil.
Com base nos dados acima, é possível afirmar que o crime
		
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por estrangeiro no Brasil. 
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado por brasileiro no exterior. 
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que o Brasil se obrigou a reprimi-lo por meio de um Tratado Internacional. 
	
	está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no Brasil, independentemente da nacionalidade do agente. 
	
	não está sujeito à aplicação da lei brasileira, já que praticado no país da sede da empresa estrangeira. 
		
	
	
	DIREITO PROCESSUAL PENAL I
	Simulado: CCJ0040_SM_201408280671 V.1  
	Aluno(a): EDILENE DE ALMEIDA OLIVEIRA
	Matrícula: 201408280671 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 15/05/2017 17:23:12 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408976135)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	No tocante ao inquérito policial, assinale a alternativa correta:
		
	
	Uma das características do inquérito é a sua publicidade, uma vez que a Constituição Federal assegura a publicidade dos procedimentos realizados por autoridades públicas.
	
	De acordo com o CPP, o inquérito deverá terminar no prazo de 5 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nessa hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 15 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela. 
	
	No atual sistema processual, o inquérito policial é submetido ao contraditório e à ampla defesa. 
	
	De acordo com o posicionamento do STF, a decisão que determina o arquivamento do inquérito policial, a pedido do Ministério Público, quando o fato nele apurado for considerado atípico, produz, mais que preclusão, coisa julgada material, impedindoulterior instauração de processo que tenha por objeto o mesmo episódio, mesmo com a existência de novas provas.
	
	Segundo a doutrina, arquivamento indireto do inquérito policial é o fenômeno de ordem processual que decorre de quando o titular da ação penal deixa de incluir na denúncia algum fato investigado ou algum dos indiciados, sem expressa manifestação desse procedimento, e o juiz recebe a denúncia sem remeter a questão ao chefe institucional do Ministério Público.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201409079669)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	XVI EXAME DE ORDEM UNIFICADO O inquérito policial pode ser definido como um procedimento investigatório prévio, cuja principal finalidade é a obtenção de indícios para que o titular da ação penal possa propô-la contra o suposto autor da infração penal. Sobre o tema, assinale a afirmativa correta. 
		
	
	A exigência de indícios de autoria e materialidade para oferecimento de denúncia torna o inquérito policial um procedimento indispensável. 
	
	A autoridade policial, ainda que convencida da inexistência do crime, não poderá mandar arquivar os autos do inquérito já instaurado. 
	
	O despacho que indeferir o requerimento de abertura de inquérito policial é irrecorrível. 
	
	O inquérito policial é inquisitivo, logo o defensor não poderá ter acesso aos elementos informativos que nele constem, ainda que já documentados. 
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408903551)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Dispõe o Código de Processo Penal que será admitida ação privada nos crimes de ação pública, se esta não for intentada no prazo legal. Essa regra constitui exceção ao princípio da:
		
	
	intranscendência
	
	oficialidade 
	
	indisponibilidade
	
	obrigatoriedade
	
	legalidade
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408913378)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	MANUEL DA SILVA PRATICOU NA CIDADE DE PORTO MURTINHO UMA INFRAÇÃO PENAL DE MENOR POTENCIAL OFENSIVO. A AUTORIDADE POLICIAL LOCAL DEVERÁ:
		
	
	providenciar a elaboração do TCO e remeter os envolvidos ao Juizado Especial Criminal.
	
	instaurar o inquérito policial; registrar o TCO e ainda, lavrar o auto de prisão em flagrante mantendo o conduzido preso até o decreto de prisão preventiva pela autoridade judicial.
	
	registrar o TCO e instaurar o inquérito policial.
	
	Obrigatoriamente, instaurar inquérito policial.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408890674)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A respeito dos sujeitos do processo penal brasileiro, é INCORRETO afirmar que
		
	
	O Ministério Público, não obstante seja parte no processo, acusador e titular da pretensão punitiva, pode postular a absolvição do acusado.
	
	Se o acusado não o tiver, ser-lhe-á nomeado defensor pelo juiz, ressalvado o eu direito de, a todo tempo, constituir outro de sua confiança ou exercer a própria defesa, caso tenha habilitação.
	
	O assistente de acusação pode ser admitido em qualquer fase do processo em que se encontre, não podendo intervir em fases processuais pretéritas.
	
	O juiz exerce atividade administrativa, além da função jurisdicional, com o objetivo de assegurar a ordem no decorrer do processo, podendo requisitar o concurso da polícia.
	
	O réu poderá indicar seu defensor constituído por ocasião do interrogatório judicial, mas a validade dessa indicação dependerá de ulterior juntada de instrumento de mandato.
		
	
	
	DIREITO PROCESSUAL PENAL I
	Simulado: CCJ0040_SM_201408280671 V.1  
	Aluno(a): EDILENE DE ALMEIDA OLIVEIRA
	Matrícula: 201408280671 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/05/2017 14:05:40 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408499046)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	V Exame de Ordem Unificado 
Quando se tratar de acusação relativa à prática de infração penal de menor potencial ofensivo, cometida por estudante de direito, a competência jurisdicional será determinada pelo(a) 
		
	
	natureza da infração praticada.
	
	natureza da infração praticada e pelo local em que tiver se consumado o delito.
	
	local em que tiver se consumado o delito.
	
	natureza da infração praticada e pela prevenção.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408889286)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	XIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO Em determinada ação penal privada, na qual se apura a prática dos delitos de calúnia e difamação, a parte não apresenta, em alegações finais, pedido de condenação em relação ao delito de calúnia, fazendo-o tão somente em relação ao delito de difamação. Com relação ao caso apresentado, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Ocorreu o perdão tácito em relação ao delito de calúnia.
	
	Não ocorreu perempção em relação a nenhum delito.
	
	Não ocorreu perempção, mas, sim, renúncia em relação ao delito de calúnia.
	
	Ocorreu a perempção em relação ao delito de calúnia.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408908269)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(OAB/SP 127º) sobre a influência do julgado penal no cível, assinale a alternativa correta:
		
	
	(C) não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estrito cumprimento do dever legal
	
	(A) não impede a propositura da ação civil a decisão que julgar extinta a punibilidade
	
	(D) faz coisa julgada no cível a sentença penal que absolver por insuficiência de provas
	
	(B) impede a propositura da ação civil a sentença que decidir que o fato imputado não constitui crime
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408428931)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Com relação às regras de competência, assinale a alternativa correta
		
	
	Compete à Justiça Estadual o processo e julgamento nos crimes de redução á condição análoga à de escravo quando se refere a determinado grupo de trabalhadores.
	
	Compete à Justiça Estadual processar e julgar crimes praticados em detrimento da Petrobrás.
	
	Na vigência da CRFB/88, compete à Justiça Federal processar e julgar as contravenções penais praticadas em detrimento de bens, serviços, interesse da União ou sua Autarquias.
	
	Compete à Justiça Estadual processar e julgar o crime de moeda falsa previsto no art. 289 do CP.
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408993940)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	A doutrina denomina conexão instrumental a que ocorre quando
		
	
	duas ou mais infrações forem praticadas, ao mesmo tempo, por várias pessoas reunidas.
	
	a prova de uma infração ou de qualquer de suas circunstâncias elementares influir na prova de outra infração.
	
	uma infração tiver sido praticada para conseguir impunidade ou vantagem de outra.
	
	uma infração tiver sido praticada para facilitar ou ocultar outra.
	
	duas ou mais infrações forem praticadas por várias pessoas em concurso, embora diverso o tempo e o lugar.
		
	
	
	DIREITO PROCESSUAL PENAL I
	Simulado: CCJ0040_SM_201408280671 V.1  
	Aluno(a): EDILENE DE ALMEIDA OLIVEIRA
	Matrícula: 201408280671 
	Desempenho: 0,5 de 0,5
	Data: 18/05/2017 14:06:28 (Finalizada)
	
	 1a Questão (Ref.: 201408967752)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa que se afasta do sistema acusatório adotado pelo Código de Processo Penal.
		
	
	Isonomia Processual.
	
	Produção de provas ex officio pelo juiz em fase inquisitiva.
	
	Presunção de Inocência.
	
	Separação das Funções processuais.
	
	Ampla Defesa.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201408890690)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Tendo como base o instituto da ação penal, assinale a afirmativa correta.
		
	
	Na ação penal privada vigora o princípio da oportunidade ou conveniência.
	
	Nenhuma das alternativas anteriores.
	
	A legitimidade para ajuizamento da queixa-crime na ação penal exclusivamente privada(ou propriamente dita) é unicamente do ofendido.
	
	A ação penal privada subsidiária da pública fere dispositivo constitucional que atribui ao Ministério Público o direito exclusivo de iniciar a ação pública.
	
	Como o Código Penal é silente no tocante à natureza da ação penal no crime de lesão corporal culposa, verifica-seque a referida infração será de ação penal pública incondicionada.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201408967764)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	Assinale a alternativa correta segundo o Código de Processo Penal:
		
	
	O Ministério Público pode desistir da ação penal a qualquer tempo do processo, mas não poderá fazê- lo após a prolatação da sentença.
	
	A queixa conterá os mesmos requisitos da denúncia, sendo possível, no entanto, ao querelante, a apresentação do rol de testemunhas após o seu recebimento, em vista da natureza da ação.
	
	A ação penal pública é regida pelos princípios da obrigatoriedade e indisponibilidade, ao passo que os princípios da oportunidade e disponibilidade regem a ação penal de iniciativa privada. 
	
	O prazo para oferecimento da denúncia estando o réu preso é de quinze dias contados da data do recebimento dos autos do inquérito policial pelo Ministério Público.
	
	Na queixa em que a ação penal é privativa do ofendido, o Ministério Público não pode aditá-la, por falta de legitimidade ativa ¿ad causam¿. 
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201408908269)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	(OAB/SP 127º) sobre a influência do julgado penal no cível, assinale a alternativa correta:
		
	
	(C) não faz coisa julgada no cível a sentença penal que reconhecer ter sido o ato praticado em estrito cumprimento do dever legal
	
	(D) faz coisa julgada no cível a sentença penal que absolver por insuficiência de provas
	
	(B) impede a propositura da ação civil a sentença que decidir que o fato imputado não constitui crime
	
	(A) não impede a propositura da ação civil a decisão que julgar extinta a punibilidade
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201408499601)
	Pontos: 0,1  / 0,1 
	VI Exame de Ordem Unificado 
Tício está sendo investigado pela prática do delito de roubo simples, tipificado no artigo 157, caput, do Código Penal. Concluída a investigação, o Delegado Titular da 41ª Delegacia Policial envia os autos ao Ministério Público, a fim de que este tome as providências que entender cabíveis. O Parquet, após a análise dos autos, decide pelo arquivamento do feito, por faltas de provas de autoria. A vítima ingressou em juízo com uma ação penal privada subsidiária da pública, que foi rejeitada pelo juiz da causa, que, no caso acima, agiu 
		
	
	erroneamente, tendo em vista a Lei Processual admite a ação privada nos crimes de ação pública quando esta não for intentada.
	
	erroneamente, já que a Lei Processual admite, implicitamente, a ação penal privada subsidiária da pública.
	
	corretamente, pois a vítima não tem legitimidade para ajuizar ação penal privada subsidiária da pública.
	
	corretamente, já que a Lei Processual não admite a ação penal privada subsidiária da pública nos casos em que o Ministério Público não se mantém inerte.

Continue navegando