Buscar

ativ 24203

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS 
	ATIVIDADE:
Aulas: 01/02/03/04
	Aluno: 
Silvania S. Nascente
	RGM:103.6578
	Polo :
Arroio Grande
	
	
Disciplina: PSICOLOGIA 
	ANO LETIVO: 
2017
	DATA PARA ENTREGA: 12/04/2017
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0
	
	ATIVIDADES DA AULA 1
1- A história da Psicologia tem por volta de dois milênios, iniciando-se entre os gregos, no período anterior à era cristã. Foi entre os filósofos gregos que surgem as primeiras tentativas de estudar o homem. Até o último quarto do século XIX, os filósofos estudavam a natureza humana mediante a especulação, a intuição e a generalização, baseadas em sua limitada experiência, após o século XIX, os filósofos evoluíram e passaram a utilizar métodos eficazes utilizados nas ciências físicas e biológicas. Após ler o guia de estudante:
Descreva as escolas de Psicologia – Gestalt e Behaviorismo.
GESTALT- Defendia a ideia de necessidade de compreender o homem como um todo. Tudo o que o homem percebe ao seu redor, a forma como ele recebe isso, são fatos importantes para compreender o comportamento humano. Essa escola tem como objetivo o comportamento.
PSICANÁLISE- Tem como objetivo de estudo a mente do ser humano, o que ele sente. A palavra chave dessa escola é inconsciente. Busca o significado da imaginação,sonhos, o oculto. Nessa escola há o consciente, o pré-consciente,inconsciente.
Descreva as teorias do Aparelho psíquico, propostas por Freud.
CONSCIENTE- É tudo que se vê no exato momento em que está acontecendo,tudo que você percebe,sente e pensa.
PRÉ-CONSCIENTE- É tudo que você já vivenciou,pensou,sentiu,mas que precisa se esforçar um pouco para lembrar. Como por exemplo o número do seu celular, você terá que se esforçar um pouco para lembrar, pois você não estava pensando nele naquele momento.
INCONSCIENTE- É tudo que já vivemos, como por exemplo na nossa infância mas que não lembramos mais. Como quando éramos bebês, não lembramos do momento do parto, das primeiras papinhas.
Após Freud ter feito essa divisão ele decidiu dividir novamente o aparelho psíquico.
ID- É a forma primitiva,ele não conhece os valores, o bem e o mal.
EGO- Representa a razão.
SUPEREGO- É a parte que assimila as regras, moralidade, tudo que você recebeu de seus pais e da sociedade.
ATIVIDADES DA AULA 2
1- Segundo Marx (1985), trabalho é um processo em que o ser humano com sua própria ação, impulsiona, regula e controla seu intercâmbio material com a natureza. O trabalho sempre foi um fator estruturante da sociedade e da posição do indivíduo.
Considerando a afirmação acima e a após leitura da aula 02:
 (A) Descreva a importância do trabalho para o homem;
Desde os primórdios o homem viu no trabalho uma forma de sobrevivência. Conforme o tempo foi passando novas civilizações surgiram e com elas suas necessidades de trabalho. Antigamente o trabalho era sinal de escravidão, acho que por isso muitas pessoas associam o ele como um fardo na vida. Cada pessoa tem um ponto de vista a respeito do trabalho, e é essa visão que reflete na forma como a pessoa vai encarar sua trajetória trabalhista. O trabalho também pode ser visto como uma razão para a vida, motivação, a forma de conseguir o bens que quer, os sonhos que quer realizar. 
 (B) Explique a psicologia organizacional;
Ela contribuiu com uma visão mais profunda e ampla nessa área. Criou métodos de análise das pessoas em relação ao trabalho. Através destes métodos foi possível selecionar dentre vários candidatos os que mais se adequavam em determinado cargo. Busca a compreensão das relações do trabalho e a formação das relações do trabalho e a forma como ele é encarado.
ATIVIDADES DA AULA 3
1- Arthur Jaque citado por Wagner III (2002, p.244), definiu “liderança como o uso de influência simbólica e não coercitiva para dirigir e coordenar as atividades dos membros de um grupo organizado para a realização de objetivos do grupo". 
(A) Explique qual a teoria da Liderança que mais lhe chamou a atenção, justifique. Teoria sobre estilos de liderança –essa define o comportamento do líder em relação aos seus subordinados ,maneiras pelas quais orienta sua conduta ,referindo-se a quilo que o líder faz.
2- Após leitura da 03. Explique como um líder deve agir, de forma que os liderados façam o que é preciso sem que haja conflitos, num determinado grupo de trabalho. Para liderar tem que saber conduzir e influenciar as pessoas. O líder deve saber se impor e saber conduzir seus subordinarios para que eles se desempenhem no trabalho para poder ter um alcance de seus ideais .
ATIVIDADES DA AULA 4
1- Algumas pessoas podem desenvolver relacionamentos satisfatórios com umas pessoas e não com outras. A estas informações, com conteúdos afetivos, que o indivíduo disponibiliza para uma determinada ação (com o outro ou com um objeto), chama-se atitude. Explique atitudes e mudanças de atitudes. As atitudes podem expressar estilos de vida ,a personalidades ,enfim. A maneira como asa pessoas vivem .Mudanças de atitudes as informações que os indivíduos expõem através de suas atitudes contribuem para o surgimento das atitudes interpessoais.
2- A Psicologia social estuda dentre as manifestações comportamentais, a influência dos fatores situacionais no comportamento do indivíduo frente ao estimulo social. Um dos temas preferido pela psicologia social moderna é o estudo dos grupos. Sob essas afirmações:
(A) Defina grupos sociais e dê exemplos. 
O poder ,a liderança e a comunicação ,
Poder de liderar um grupo
Liderança no trabalho 
Comunicação para atingir o que e esperado .
(B) Explique qual o seu papel social e os conflitos enfrentados.
PAPEL SOCIAL: É a posição que cada individuo ocupa em seu meio,na sociedade,suas obrigações e direitos. Então o papel social de cada um é a forma como o grupo espera que ele se comporte. Como por exemplo um policial militar seu papel social é cumprir e fazer cumprir as leis. Desta forma quando um individuo desenvolve diversos papeis como pai,filho, administrador ,líder religioso dentre outros de forma simultânea ,poderá ter conflitos.
Para complementação do conteúdo da disciplina e ajudá-los na elaboração das atividades, disponibilizei “ artigos e links” na plataforma em “Material de Aula” .
Bons Estudos. 
Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki
QUERIDO ALUNO (A) 
Envie as atividades das aulas 1 a 4 por meio do portfólio 1
PS: Todas as atividades poderão ser entregues até 21-04-2017.
Porém, quem entregar as atividades de 1 a 4 , no portfólio 1, até o dia 12/04/2017, poderão corrigir as atividades caso esteja errada.
QUALQUER DÚVIDA SOBRE AS CORREÇÕES DAS ATIVIDADES DEVERÂO 
SER ENCAMINHADAS VIA PORTFÓLIO DAS ATIVIDADES CORRESPONDENTES.
POR FAVOR, NÃO COLOQUEM AS RESPOSTAS DE SUAS ATIVIDADES NO QUADRO DE AVISO.
ATT Profa. Doutoranda Silvia Mara Pagliuzo Muraki

Outros materiais