Buscar

Psicologia

Prévia do material em texto

Em tese, o texto trata de uma explicação da teoria da psicologia sócio-histórica em relação ao psiquismo na visão de alguns autores Russos, Alexandre Romanovich Luria (1902-1977); Alexis Nicolaievich Leonties (1903-1979); e Lev Seminovich Vigotski (1896-1934). De acordo com Luria a atividade humana caracteriza_se pelo trabalho social e este, mediante a divisão das funções origina nova formas de comportamento independente dos motivos biológicos elementares. 
De acordo com Luria, a atividade humana caracteriza-se pelo trabalho social e este, mediante a divisão das funções, origina novas formas de comportamento independente dos motivos biológicos elementares. Segundo Luri, atividade consciente do homem se distingue radicalmente do comportamento individualmente variável dos animais; a primeira particularidade: não esta força somente relacionada com impulso biológico; segundo: o comportamento humano se baseia no conhecimento da necessidade; terceira: o homem se forma pela assimilação da experiência acumulada no processo da história social e que se transmite no processo de aprendizagem. Para Leontiev o homem é profundamente distinto dos seus antepassados animais e a hominização resultou da passagem a vida numa sociedade organizada na base do trabalho; essa passagem modificou a sua natureza e marcou o inicio de um desenvolvimento que diferente do desenvolvimento dos animais, estava e está submetido não as leis biológicas, mas as leis sócio-historicas. Com isso foi possível perceber que o homem por sua característica sócio-historica, não nasce pronto cada indivíduo aprende a ser a ser um homem. O que a natureza oferece quando nasce não basta para sobreviver em sociedade. É preciso adquirir o que o que foi alcançado no discurso do desenvolvimento histórico da sociedade humana. A relação do homem com o mundo tem sempre por intermediário a relação do homem com ouros seres e sua atividade se esta sempre ligado a comunicação. 
De acordo com Vigotski, o conteúdo psiquismo não tem origem no próprio indivíduo mas constitui uma construção social. No entanto, busca se entender a subjetividade no plano do indivíduo, na medida em que o processo e é o signo dos tempos atuais; assim a subjetividade tem base objetiva quando se trata de sua relação com o conhecimento.

Continue navegando