Buscar

HISTÓRIA DO DIREITO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1) São características da Constituição de 1824, EXCETO: 
 a) o unitarismo, proporcionando ao Poder Executivo uma forte centralização. 
b) ter sido outorgada pelo imperador; 
c) a criação do Município c Neutro; 
d) o estabelecimento do Poder Moderador nas mãos do imperador; 
e) a vitaliciedade dos Senadores
2) Tomando como referência os textos apresentados, IDENTIFIQUE uma característica da Constituição de 1824 e uma característica da Constituição de 1988.
Resposta: O fato da Constituição de 1824 ter sido outorgada pelo imperador D. Pedro I e da Constituição de 1988 ter sido promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte.
 
3. a) Explique uma razão para a adoção do sistema de capitanias hereditárias na colonização do Brasil. 
b) Apresente dois objetivos da criação do Governo Geral pelo Estado português.
c) Cite uma razão da concentração do poder político colonial nas Câmaras Municipais.
Resposta: a) Foram criadas com o objetivo de colonizar o Brasil, evitando assim invasões estrangeiras. b) Como forma de centralizar o poder na colônia e acabar com a desorganização administrativa. c) O poder nas Câmaras Municipais era controlado pelos grandes proprietários de terras, os chamados “homens bons”.
4. (Fgv 2012) A presença da Companhia das Índias Ocidentais no nordeste da América portuguesa, especialmente durante a administração de Maurício de Nassau (1637-1644), caracterizou-se pelo 
a) oferecimento de privilégios aos pernambucanos que se convertessem ao judaísmo, como a isenção tributária e a possibilidade de obter empréstimos bancários. 
b) incentivo à utilização do trabalho livre, considerado pelos holandeses mais produtivo, em detrimento do trabalho compulsório dos africanos. 
c) favorecimento à participação dos proprietários luso-brasileiros nas instâncias de poder no Brasil holandês, como na Câmara dos Escabinos. 
d) confisco das propriedades dos cristãos-novos pernambucanos que lutaram contra a presença holandesa, assim como de todos os bens da Igreja Católica. 
e) processo de reorganização das atividades econômicas em Pernambuco, sobretudo com a troca da produção de algodão pela de manufatura.

Continue navegando