Buscar

Sociedade, Família e Instituição Escolar

Prévia do material em texto

Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Considere a seguinte passagem de texto: 
“O contexto político e social brasileiro, desde as últimas décadas do século passado, tem sido marcado pelo processo de redefinição do papel do Estado, a partir da universalização dos direitos de cidadania, descentralização e gestão democrática das políticas públicas. Trata-se, assim, de um novo formato institucional, legitimado pela Constituição Federal de 1988, integrante do processo de implementação da gestão descentralizada e participativa, que ocorreu no Brasil nos anos de 1990, nas esferas [de governo]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROCHA, Roberto. A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil. Revista Pós em Ciências Sociais, v. 1, n. 11. São Luís/MA, 2009. <http://www.ppgcsoc.ufma.br/index.php?option=com_content&view=article&id=318&Itemid=114>. Acesso em 12 set. 2017.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, é correto afirmar que a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil, como um elemento dos processos decisórios, nas esferas de governo...
Nota: 20.0
	
	A
	municipal e estadual, apenas
	
	B
	municipal, estadual e federal
Você acertou!
Comentário: “Conforme exposto neste estudo, a Constituição Federal de 1988 regulamentou a participação da sociedade civil como um elemento dos processos decisórios nas três esferas de governo (municipal, estadual e federal)” (texto-baseA gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, p. 22).
	
	C
	estadual e federal, apenas
	
	D
	municipal e federal, apenas
	
	E
	Intermunicipais
Questão 2/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a passagem de texto a seguir:
“Os instrumentos constitucionais para exercício da cidadania – plebiscito, referendo e iniciativa popular – são importantes, mas não suficientes para que a cidadania seja realmente ativa [...]. É preciso tomar consciência de que o indivíduo deve passar a ser cidadão, alguém interessado no seu espaço local”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COPATTI, Lívia Copelli. A efetivação da cidadania através da participação no poder local. PERSPECTIVA, Erechim, v. 34, n. 126, p. 85-100, jun. 2010. p. 98. 
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil sobre a cidadania e a gestão pública implementada no Brasil a partir dos anos de 1990, analise as assertivas a seguir:
I. ( ) A cidadania é exercida por meio da participação na sociedade
II. ( ) A gestão participativa é uma forma de expressão da cidadania.
III. ( ) A gestão participativa faz parte do modelo de gestão pública brasileiro.
IV. ( ) A participação da sociedade não é uma dimensão vital da cidadania
São corretas apenas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	III e IV
	
	B
	I, II e III
Você acertou!
Comentário: As afirmativas I, II e III são verdadeiras. “No estilo de gestão pública implementada no Brasil, a partir dos anos de 1990, em que se destacam as experiências de gestão participativa em inúmeras cidades brasileiras, evidencia-se a participação da sociedade como uma dimensão vital no processo de construção da cidadania” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil das políticas públicas no Brasil, p. 8). A alternativa IV é falsa, porque “evidencia-se a participação da sociedade como uma dimensão vital no processo de construção da cidadania” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil das políticas públicas no Brasil, p. 8).
	
	C
	II, III e IV
	
	D
	I e IV
	
	E
	II e III
Questão 3/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto que segue:
“Nos últimos 15 anos, o Brasil tem realizado significativas reformas e mudanças em todos os níveis de ensino. [...] Ao mesmo tempo, alguns problemas e desafios parecem longe de serem resolvidos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, Joedson Brito dos. Avanços e desafios da educação brasileira na atualidade: Uma reflexão a partir das contribuições de Hannoun e a Educação Infantil como uma aposta enactante. Anais do XXVI ANPAE, Recife, p. 1-13.  2013. p. 2.
De acordo com os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão para vencer os desafios da educação atual, dentre outros aspectos, o professor deve:
Nota: 20.0
	
	A
	Parar de investir na sua formação continuada de modo a se dedicar exclusivamente ao ensino do conteúdo letivo previsto no livro-didático do aluno
	
	B
	Investir na sua formação continuada de modo a atender às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade
Você acertou!
Comentário: “Este artigo tem o intuito de evidenciar a necessidade de o docente ultrapassar a fundamentação técnica e fragmentada, para agir em situações novas e problemáticas, que conduzam a ações decisórias e a capacidade de iniciativa, através de uma postura flexível, permeada por uma visão sistêmica e estratégica. Nessa perspectiva, Morin (2001) ressalta o papel do docente frente ao uso das tecnologias de informação e comunicação de forma apropriada e contextualizada, mantendo-se sempre em constante atualização e preparação para desempenhar sua função” (texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 02). “Vale ressaltar aqui a relevância da formação inicial, continuada e em serviço como elemento de desenvolvimento pessoal e profissional do professor da contemporaneidade. A formação inicial e continuada do professor é o primeiro passo para vencer os desafios da educação contemporânea e deve ser vista como uma necessidade de mudança do paradigma de ensino, de um modelo passivo, baseado na aquisição de conhecimentos, para um modelo baseado no desenvolvimento de competências e competências que atendam às necessidades dos alunos, levando em conta as mudanças aceleradas da sociedade em que este está inserido, com a finalidade de o levar a aprender, a adquirir competências, a aprender a aprender. [...] Outro desafio que atualmente é colocado ao professor tem a ver com a multiplicidade do conhecimento e dos seus processos, exigindo assim do professor que saiba, sobretudo, dominar e compreender as novas linguagens e experiências, bem como saber articulá-las com outra competência, baseada no processo de mediação e diálogo com os alunos. Processo em que o professor deve ter um papel essencial para que, a partir da sua intermediação, todos possam informar, comunicar, discutir, participar, criar, estimular o acesso a novas linguagens, como forma de ampliar o grau de compreensão e autonomia das vivências dos sujeitos. Maior exigência quanto a responsabilidades, alteração do papel do professor como fonte única de transmissão, dificuldade de determinar o papel da escola e da educação escolar, reformas políticas que trazem implícitos os papéis e deveres desses profissionais e que mudam constantemente, mudanças nas expectativas sociais e na função social da escola, sentimento de culpa, baixa autoestima e desvalorização docente, abalo na segurança e autoconfiança do professor com relação aos conteúdos que mudam constantemente, mudanças na relação professor-aluno, depreciação econômica e social da profissão, são desafios presentes no dia a dia do professor contemporâneo” (texto-base Ser professorna contemporaneidade: Desafios da profissão, p. 10,11).
	
	C
	Lutar para a educação voltar a seguir a metodologia tradicional de ensino de modo a transformar o aluno em agente passivo da ação pedagógica
	
	D
	Inibir o uso de tecnologias de informação e comunicação na sala de aula de modo a privilegiar o ensino por meio do livro-didático impresso
	
	E
	Ignorar as novas linguagens e experiências, baseadas no processo de mediação e diálogo com os alunos, e privilegiar um ensino tradicional
Questão 4/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia a seguinte afirmação:
“[...] a formação do professor [...] não é tarefa que se conclua com estudos de conteúdos e de técnicas, num curso de graduação. É uma aprendizagem que se faz num contínuo, possibilitando, ao mesmo tempo, a articulação entre a formação inicial, a continuada e as experiências vividas pelo professor”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ENS, Romilda Teodora. Significados da pesquisa segundo alunos e professores de um curso de Pedagogia. 2006, 138f. Tese (Doutorado em Educação: Psicologia da Educação). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006. p. 20.
Conforme os conteúdos do texto-base Ser professor na contemporaneidade: Desafios da profissão, assinale a alternativa que apresenta as duas especificidades da profissão docente que parecem diferenciá-la das demais profissões:
Nota: 20.0
	
	A
	Especificidade educativa e especificidade profissional
	
	B
	Especificidade matemática e especificidade linguística
	
	C
	Especificidade estudantil e especificidade trabalhista
	
	D
	Especificidade tradicional e especificidade inovadora
	
	E
	Especificidade acadêmica e especificidade pedagógica/humanista.
Você acertou!
Comentário: “Nesse sentido, a profissão docente apresenta duas especificidades que nos parecem diferenciá-la das demais. A especificidade acadêmica, que trata dos saberes e do saber fazer, que remete à transmissão, ao ensino de conhecimentos, técnicas e seu emprego, o profissionalismo. Por outro lado, há a especificidade pedagógica/humanista que nos remete à vocação do formar cidadãos pensantes transformadores de realidades” (texto-base, p. 03).
Questão 5/5 - Sociedade, Família e Instituição Escolar
Leia o trecho de texto a seguir:
“Com o fim do Regime Militar e a reabertura democrática, as unidades subnacionais e as antigas e as novas formas de organização da sociedade civil, encontram espaço para fortalecer a si e às instituições democráticas; promover a descentralização e criar novos canais de inter-relação entre os entes federados e entre estes e novos atores sociais. Nesse contexto, a Constituição de 1988 institucionaliza diretrizes que marcam a ascensão de um novo modelo de gestão das políticas públicas baseado na descentralização política e administrativa da União para as demais unidades federadas, na responsabilidade do Estado, na participação da população, na formulação e controle em todos os níveis de governo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  SCHMIDT, Vera Viviane. Sociedade civil organizada: Políticas públicas e políticas de saúde no Brasil. INTERthesis, Florianópolis. v.3, n. 1, p. 1-28, jan./jun. 2006. p. 3.
De acordo com os conteúdos do texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil a respeito da democratização da gestão pública e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações brasileiras, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apesar da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas nas diversas legislações, é necessário que o mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira capaz de redefinir e alterar as relações entre o Estado e a sociedade.
Você acertou!
Comentário: “Contudo, o simples fato de existir, na Constituição Federal e nas diversas legislações, a exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas e a institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social, não é condição suficiente para a garantia da democratização da gestão pública. É necessário que esse mecanismo constitucional seja acompanhado de uma mudança na cultura política brasileira, capaz de redefinir e alterar as relações entre Estado e sociedade” (texto-base A gestão descentralizada e participativa das políticas públicas no Brasil, p. 22).
	
	B
	A institucionalização dos Conselhos Gestores no processo de deliberação e controle social não está relacionada com a democratização da gestão pública no Brasil.
	
	C
	A existência, na Constituição Federal e em todas as legislações brasileiras, da exigência da implementação da descentralização e municipalização das políticas públicas é condição suficiente para a garantia e a funcionalidade da democratização da gestão pública.
	
	D
	Na Constituição Federal e em diversas legislações vigentes no Brasil, não são tratadas as questões relativas à garantia da democratização e municipalização das políticas públicas.
	
	E
	A implementação, na Constituição Federal e nas mais diversas legislações brasileiras, da descentralização e municipalização das políticas públicas é um fator criado especificamente para corroborar com a ineficiência da democratização da gestão pública no Brasil.

Continue navegando