Buscar

Economia e Adm. na Ind. de Alimentos - Exercício

Prévia do material em texto

Economia e Administração na Indústria de Alimentos
Professor: Msc. Johnatan Brito
Lista de Exercícios
1. Em determinadas situações, as preferências do consumidor devem se modificar à medida que ocorre o consumo. Discuta por que e como as preferências poderiam se alterar ao longo do tempo tendo por referência o consumo das seguintes mercadorias:
a) Cigarros 
b) Jantar pela primeira vez em um restaurante de culinária típica
2. Desenhe as curvas de indiferença para as seguintes preferências de um consumidor por duas mercadorias: hambúrguer e cerveja.
a) Alex gosta de cerveja, porém detesta hambúrgueres. Ele sempre prefere consumir mais cerveja, não importando quantos hambúrgueres possa ter.
b) Betty mostra-se indiferente entre cestas que contenham três cervejas ou dois hambúrgueres. Suas preferências não se alteram à medida que consome maior quantidade de qualquer uma das duas mercadorias.
c) Chris come um hambúrguer e em seguida toma uma cerveja. Ele nunca consumirá uma unidade adicional de um item sem que consuma também uma unidade adicional do outro.
3. O preço de uma fita cassete é $10 e o preço de um CD é $15. Philip tem um orçamento de $100 e já adquiriu 3 fitas. Portanto, ele ainda possui $70 para gastar com fitas adicionais ou CDs. Desenhe a linha do orçamento de Philip. Se o resto de suas despesas for destinado a comprar 1 fita cassete e 4 CDs, mostre sua escolha de consumo na linha do orçamento.
4. Suponha que Bill considere manteiga e margarina como substitutos perfeitos. Desenhe um conjunto de curvas de indiferença que descreva as preferências de Bill por manteiga e margarina. 
5. Desenhe um conjunto de curvas de indiferença que descreva as preferências de Bill por manteiga e margarina.
a) Desenhe uma curva de indiferença para Jones e uma para Smith.
b) Utilizando o conceito de taxa marginal de substituição, discuta a razão pela qual os dois conjuntos de curvas de indiferença são diferentes entre si.
c) Se Smith e Jones pagassem os mesmos preços por suas bebidas, suas taxas marginais de substituição de bebidas alcoólicas por não-alcoólicas seriam iguais ou diferentes? Explique.
6. Vera decidiu fazer um upgrade no seu novo computador e mudar o sistema operacional. Ela ouviu falar que um novo sistema operacional, o Linux, é tecnologicamente superior ao Windows e substancialmente mais barato. Entretanto, quando perguntou a seus amigos sobre os sistemas, soube que todos utilizavam o Windows. Eles concordam que o Linux é um sistema superior, mas dizem que há relativamente poucas cópias daquele sistema à venda nas lojas especializadas próximas. Baseado no que ela aprende e observa, Vera opta pelo Windows. Você pode explicar a sua decisão?
7. Desenhe o gráfico da escolha do consumidor e explique porque:
a) As curvas de indiferença de dois bens apresentam inclinação negativa.
b) As curvas de indiferença não podem se interceptar
c) A inclinação da curva de indiferença é negativa
d) Não se pode produzir em nenhum ponto acima da restrição orçamentária e produzir abaixo dela se está incorrendo em perdas.
8. Demonstre no gráfico as variações proporcionadas pelo aumento da renda do consumidor e depois da elevação dos preços dos produtos.
9. O que é uma função de produção? Em que uma função de produção a longo prazo difere de uma função de produção a curto prazo?
10. O que representa uma curva isoquanta?
11. O que representa uma curva isocusto?
12. De que forma a curvatura de uma isoquanta se relaciona com a taxa marginal de substituição técnica?
13. Quando se move ao longo de uma isoquanta convexa, qual dos seguintes itens não varia? Porquê?
14. Explique e demonstre graficamente o que a elevação do salário mínimo ocasionaria no gráfico da definição da produção de uma firma. E se houvesse elevação dos insumos componentes do K?
15. Explique o equilíbrio de mercado e demonstre graficamente.

Continue navegando