Buscar

trab. direito civil

Prévia do material em texto

MORAL
A Moral é o conjunto de princípios que seguimos livremente na nossa vida. A palavra moral deriva do latim moris, “relativo aos costumes”, significa o conjunto de regras que trata dos atos humanos, dos bons costumes e dos deveres do homem em sociedade perante os de sua classe. Moral identifica-se como a disciplina dos atos humanos, é o conjunto de normas inspiradas, tendentes a formar o homem perfeito em si mesmo, o modo como ele deve se comportar no cotidiano, “Qual a moral da história?: é a moral de sua vida, o jeito que você é como cidadão . Um conjunto de valores que diferencia o certo do errado. O nosso modo de ser, que será visto pela sociedade. Moral seria aquilo que te molda a agir de uma maneira que seja correta em qualquer situação.
Moral autônoma: Obedece por vontade própria.
Moral Heterônoma: Obedece as regras da sociedade.
 ÉTICA
A Ética é um conjunto de valores e princípios que usamos para decidir as 3 grandes questões da vida, que são : Quero, Devo e Posso, e isso define através de princípios da sociedade sendo religiosos ou não, normatizações, modular, exemplar. Exemplo: A 20 anos em um auditório algumas pessoas fumariam e outras não, a 10 anos antes de entrar tinha uma placa “Proibido fumar” e a 5 anos não precisava mais da placa. Todos nos temos éticas, até os deputados e senadores, mas eles são antiéticos. Ética é a atitude do homem perante a sociedade. Segundo Aristóteles, a palavra passou a nominar o caráter de cada pessoa, seu modo derivado de vida social. Nenhuma sociedade pode sobreviver sem normas de conduta, é preciso um mínimo ético, sem o mesmo ela se desagrega. A ética observa o comportamento humano e aponta seus erros e desvios, formula os princípios básicos a que deve subordinar-se a conduta do homem.
Ética é a liberdade de escolha, inteligência compartilhada a serviço do aperfeiçoamento da convivência, cabe a nos aperfeiçoa-la dia-a-dia , para que amanhã seja melhor do que hoje. Se formos fazer o que queremos, abrimos mão da liberdade e assim, abriremos mão da Ética. 
 DIREITO
 Direito é o conjunto de normas ( leis) de conduta social ( uma mulher brincando com a criança é normal, mas chega um homem mais velho, já veremos que é estranho e tem algo a mais ) imposto coercivamente ( é lei, então não importa se não sabia, deve ser preso por pedofilia ) pelo estado para a realização da segurança ( paz,social ) segundo critérios da justiça ( o estado tem que fazer leis que rege a justiça na sociedade, fazer leia valer mesmo ) . No aspecto jurídico, direito é o conjunto de normas de conduta imposto por um conjunto de instituições para regular as relações sociais.
Direito Público: Estabelece relações com o estado e indivíduos 
Direito Privado: São as relações dos indivíduos com os indivíduos
 Conclusão
Como pudemos verificar, a moral, a ética e o direito estão interligados.A moral normatiza e direcionas a prática das pessoas, buscando o auto aperfeiçoamento; o direito se dirige a conduta do indivíduo, buscando o bem coletivo e a ética teoriza sobre as condutas, estudado concepções que dão suporte à moral e ao direito.
 JUSTIÇA
Roma, a justiça é representada por uma estátua, com olhos vendados, que significa que "todos são iguais perante a lei". A justiça deve buscar a igualdade entre todos. Segundo Aristóteles, o termo justiça denota, ao mesmo tempo, legalidade e igualdade. Assim, justo é tanto aquele que cumpre a lei, quanto aquele que realiza a igualdade. Justiça não é tratar todos de forma igual. Justiça é tratar todos que estejam na mesma situação de forma igual, e tratar aqueles em situações distintas de formas distinta. Esse é um conceito que vem desde a antiguidade. Justiça significa dar a cada um o que é de direito na justa medida, assegurar que todos sejam livres e iguais , dar condições de materiais mínimas as pessoas para que possam fazer suas escolhas existenciais.

Continue navegando