Buscar

PRÁTICAS I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRÁTICAS FORMATIVAS INTERDISCIPLINARES I
01. Licenciatura e o desenvolvimento de habilidades da leitura espacial no ensino fundamental
Questão 1/10
"Concordam todos os professores que é pelo emprego do mapa, desde o início dos estudos geográficos, que o aluno adquire o sentido de observar, comparar e descrever fatos, através de análise e explicações sintéticas. Nem sempre os mapas são aproveitados como deveriam ser. Em geral são examinados, mas poucas vezes estudados. Quando bem utilizados, além de possibilitarem e desenvolverem aqueles hábitos fundamentais, prestam-se ainda aos mais diversos exercícios de aquisição de fixação de novos conhecimentos geográficos".
 
OLIVEIRA, Maria Helena Cozzolino, MONTEIRO, Ieda da Silva. Didática dos Estudos Sociais. Como aprender - Como Ensinar. São Paulo: Saraiva, 1984. p. 38.
A respeito dos conhecimentos geográficos assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas
I- Para um melhor entendimento cartográfico, a criança deve aprender com o que está mais próximo de si mesma.
II- O mapa do corpo é o ultimo procedimento que deve ser desenvolvido com a criança. Primeiro de acontecer o procedimento de análise das curvas de nível.
III- A partir dos 5 até os 7 anos a criança toma gradativamente consciência de seu corpo.
IV- Segundo Piaget - para a criança, quando mudamos a aparência do tamanho do objeto, muda-se também a quantidade, o volume, a massa e o peso.
 
Agora, assinale a alternativa correta:
	
	A
	V-F-V-V
Você acertou!
A - Apenas a II é falsa. Como é apresentado no livro base, mapear o corpo é um dos primeiros procedimentos para que a criança desenvolva sua habilidade de análise espacial no.
São verdadeiros os itens I -III- e IV. A ideia que os estudiosos do ensino da geografia defendem, onde mapear o próprio corpo é um procedimento que dever ser aplicado com a criança. O pensamento de Piaget que está relacionado a tamanho e quantidade. A habilidade de reconhecer padrões nas formas, distintos tamanhos e geometrias é o principio da alfabetização geográfica.
	
	B
	F-F-F-V
	
	C
	V-F-F-F
	
	D
	V-F-V-F
	
	E
	F-V-V-V
Questão 2/10
Quando estudamos a relação topológica, entendemos que na criança até 5 anos se mantém o egocentrismo. Essas crianças ainda conseguem agrupar as relações constitutivas que compõem as três dimensões do espaço. De acordo com Almeida: "O espaço topológico é interior a cada figura, não há um espaço total que inclua todas elas. Trata-se, ainda, de uma análise de cada objeto considerado em si mesmo, faltando um sistema que organize todos os objetos em uma única estrutura".
 
Fonte: ALMEIDA, D. Rosângela; PASSINI, Y. Elza. O Espaço Geográfico: Ensino e Representação. 16 ed. São Paulo: Contexto, 2010. p.63.
De acordo com os conhecimentos adquiridos pode- se afirmar que o aluno só compreenderá o lugar que ocupa quando...
	
	A
	for aplicado os métodos descritivos.
	
	B
	for aplicado as ideias positivadas desde os primeiros anos escolares.
	
	C
	for respeitado e utilizado os seus conhecimentos de vivência.
Você acertou!
A letra C, é a correta, pois o professor deve respeitar e utilizar os conhecimentos de vivência do aluno". O aluno só compreende o lugar que ocupa no espaço e o papel que tem no grupo a que pertence se a escola, no processo de aprendizagem, respeitar e utilizar os seus conhecimentos e suas vivências".
	
	D
	a escola trabalhar com ideias mais abstratas possíveis.
	
	E
	existir aplicação de conceitos abstratos, pois a criança precisa partir do abstrato para o concreto.
Questão 3/10
Nos PCN’s de Geografia encontramos a seguinte informação: "Conhecimento geográfico: características e importância social - A Geografia estuda as relações entre o processo histórico que regula a formação das sociedades humanas e o funcionamento da natureza, por meio da leitura do espaço geográfico e da paisagem”.
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998. p.26.
Com base nessa afirmação, entendemos que a geografia tem como função:
	
	A
	Cabe a ciência geográfica focar na memorização de mapas, ferramenta indispensável para que o aluno   se torne um "leitor" do mundo.
	
	B
	Cabe à geografia o papel de levar o educando, por meio do pensar, a ter ou formar a sua visão de mundo.
Você acertou!
Cabe à geografia o papel de levar o educando, por meio do pensar, a ter ou formar a sua visão de mundo.
Comentário
Entende-se que para que o aluno tenha uma visão de mundo, ele deve conhecer as linguagens da geografia. Conhecer a linguagem da geografia significa que o aluno foi alfabetizado nessas linguagens.
É fundamental que o aluno desenvolva a noção de construção do espaço, ou seja, a leitura de mundo. A memorização que em muitos casos ainda é usada, de nada serve para capacitar o aluno de uma leitura crítica sobre o mundo.
	
	C
	A descrição é o único objetivo a se alcançado pelo professor quando ensina geografia.
	
	D
	Dentro do ensino da geografia, não existe método, tudo pode ser feito com base apenas na observação.
	
	E
	A geografia deveria ser ensinada a partir sétimo ano do ensino fundamental, pois é nesse momento que a criança passa a ter maturidade para entender o lugar.
Questão 4/10
Observe o mapa de gomos 
Fonte: Mapa de gomos - Laércio de Mello - montagem.
O mapa de gomos ao ser trabalhado com a criança tem vários objetivos, entre eles:
	
	A
	trabalhar com o lugar.
	
	B
	mostrar a paisagem global.
	
	C
	mostrar a regionalização do mundo.
	
	D
	ampliar a visão local.
	
	E
	projeção cartográfica.
o mapa de gomos é uma importante ferramenta para que o aluno construa a ideia de projeção cartográfica. É fundamental a importância da leitura de mapas e as suas diversas formas de representação.
O item A, está errada, pois, o lugar é apontado como o espaço de vivência do ser humano.
A letra B, também está incorreta, porque a paisagem não está presente no mapa de gomos. O trabalhado com paisagem segue outros procedimentos para análise. A letra C também está incorreta, pois a ampliação da visão local sé acontecerá se o aluno conseguir desenvolver a leitura espacial.
Questão 5/10
A leitura de imagens, o trabalho com diferentes tipos de documentos, a narrativa, os filmes, as fotografias, os textos literários, os jornais, as revistas, o estudo do meio poderão prosseguir, entretanto, com autonomia, e com o aumento das competências para leitura, escrita e cartografia (...)
Fonte: Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998. p.111.
A incorporação de periódicos em sala de aula cumpre a seguinte função de:
	
	A
	apresentar o ponto de vista dos governos.
	
	B
	mostrar que o livro didático já algo obsoleto.
	
	C
	enriquecimento e atualização do conteúdo escolar.
Você acertou!
Nesta atividade é apresentado os periódicos como um complemento ao livro didático, não como um substituto. Os periódicos servem para que o aluno aprenda a ter sempre como parâmetro outro ponto de vista.
Os periódicos não podem apresentar apenas o ponto de vista dos governos, ou a imprensa com a única forma de verdade ou os jornalistas como as pessoas mais bem informadas.
Os periódicos servem como complemento e sempre com a orientação do professor.
	
	D
	mostrar que a imprensa é o único meio legítimo de informação.
	
	E
	mostrar como um jornalista consegue corrigir os erros de entendimento da população em geral.
Questão 6/10
Podemos entender a escola como uma instituição diferenciada - até mesmo única. Essa afirmação se explica porque a escola tem uma estrutura marcada por processos, normas, valores, significados, rituais, formas de pensamento, entre outros elementos. Para Forquin - autor citado a partir do capítulo 01 do livro "O Ensino de Geografia e Suas Linguagens"
Rudnick, Rosane; Souza, Sandra de - esse conjunto de características do cotidiano escolar é denominado de “Cultura da Escola”.
Fonte: FORQUIN, Jean-Claude. Escola e cultura: as bases sociais e epistemológicas do conhecimento escolar. Tradução: Guacira Lopes Louro. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993. p.72.
Com base no pensamento de Forquin, marque verdadeiro (V) ou falso (F).
I -  (     ) Cultura escolar - É basicamente constituída de 6 tipos culturais.
II - (     ) Na cultura escolar podemos identificar - símbolos que, selecionados, organizados, normatizados são objetos de transmissão deliberados na escola
III - (    ) Cultura da escola - Conjunto de saberes e práticas da escola, entendida como um mundo social (...)
IV - (    ) Cultura dos alunos e professores - é aquela formada pela direção da escola, pois está tem o comando e controle do universo escolar.
 
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	F-F-V-F
	
	B
	F-V-F-F
	
	C
	F-V-V-V
	
	D
	V-V-V-F
	
	E
	F-V-V-F
As verdadeiras são - II e III.
II - Forquin, desenvolve esse pensamento sobre o conteúdo cognitivo e simbólico do aluno que é papel da escolar promover seu desenvolvimento. Um dos critérios para a construção do saber geográfico escolar é a sua importância social a possibilidade de ela contribuir para a formação de cidadão.
III - Forquin ainda defende que além do entendimento do mundo social, existem as características de vida própria, seus ritmos e linguagens.
 
As Falsas são I e IV
Correção das questões falsas: Número I é (F) A Cultura escolar - É basicamente constituída de 3 tipos culturais com é explicado no livro base. O número IV também é (F) - Porque a cultura dos alunos e professores segundo Forquin, é aquela formada por um grupo de agentes bem mais amplo. Não pode ser apenas pela direção. Como citado a partir da p. 25 do livro base, a cultura escolar é construída pelos agentes do processo escolar em sua experiência cotidiana, fora da escola, juntamente com grupos sociais aos quais pertencem.
Questão 7/10
É a partir da observação do meio mais próximo do aluno, da sua localização, representação, que serão construídos os conceitos que permitirão à criança compreender sua realidade e transformá-la. Pensar sobre o espaço torna-se, portanto, pensar sobre sua representação.
 
ALMEIDA, Rosângela Doin. Do desenho ao mapa. Iniciação cartográfica na escola. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2003. p. 21.
Um dos problemas do ensino da cartografia está no fato dos mapas serem:
	
	A
	Sempre geocêntricos.
	
	B
	Adotarem uma visão holística.
	
	C
	Em 3d.
	
	D
	Adotarem a projeção de Mercator.
	
	E
	Bidimensional.
Esse tema é um dos grandes obstáculos a serem superados pelos professores é a compreensão e transposição do bidimensional para o real.
Questão 8/10
O espaço vivido refere-se ao espaço físico, vivenciado por meio do movimento e do deslocamento".
 SANTOS, Rosane Maria Rudnick dos; SOUZA, Maria Lopes de. O ensino de geografia e suas linguagens. Curitiba: Ibpex, 2010, (coleção Metodologia do Ensino de História e Geografia; v. 8). p.40 e 41 .
Em relação ao ensino da geografia para crianças, devemos considerar que:
	
	A
	A forma como a fala é utilizada na interação social com adultos e colegas mais velhos desempenha um papel importante na formação e na organização do pensamento complexo e abstrato individual.
A ideia trabalhada na alternativa A, que descreve que: ao trabalhar o espaço corporal e a tomada de consciência pela criança, tudo leva a crer que esta limita o espaço e este passa a ser apreensível.
O pensamento da criança é amplamente guiado pela fala e comportamento dos mais experientes, gradativamente adquire a capacidade de se autorregular.
	
	B
	É fundamental que o aluno por meio da observação saiba desenhar o mapa do corpo dos colegas por meio da observação.
	
	C
	Devemos sempre trabalhar do macro para o micro, portanto o corporal deve ficar por último no procedimento de ensino.
	
	D
	Vygotsky foi o autor que explicou que a criança aprende mais se o procedimento de ensino começa com o macro.
	
	E
	A criança, segundo o pensamento de Piaget, deve começar do maior para o menor, por exemplo, começamos do mundo para chegar em seu corpo.
Questão 9/10
" Para colaborar com a ideia dessa parte do livro, temos a seguinte afirmação: [...], o pensar geográfico contribui para contextualização do próprio aluno como cidadão do mundo, ao contextualizar espacialmente os fenômenos, ao conhecer o mundo em que vive desde a escala local à regional, nacional e mundial”.
 
Fonte: CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 1998. p. 11.
Segundo o pensamento de CAVALCANTI, essa contribuição acontece quando se tem:
	
	A
	A aplicação de conceitos positivistas em todas as fases do ensino. Principalmente no Ensino fundamental.
	
	B
	O desenvolvimento da habilidade de memorizar. A memorização sempre foi uma habilidade fundamental no ensino.
	
	C
	A geografia descritiva como a mais atual. Esse modelo de ensino é a base para a formação de um bom cidadão.
	
	D
	A compreensão, e passamos a aprender o espaço, deixando de lado a mera descrição de fenômenos.
Hoje a geografia não pode se ensinada com apenas o procedimento da descrição e da memorização. Desde os anos iniciais é necessário que o aluno aprenda a ler o espaço, ou seja, é necessário o desenvolvimento de procedimentos para a alfabetização geográfica. O grande objetivo do ensino da geografia, é levar a pessoa a compreender e aprender o espaço, a simples descrição não tem mais valor dentro do ensino e aprendizagem. E essa é a principal ideia - “aprender a ler o espaço”.
	
	E
	O mundo globalizado que exige que o aluno conheça todas as partes do planeta, pelo processo de memorização.
Questão 10/10
A Geografia, é “a ciência dos lugares e não dos homens”.
 
Fonte: RELPH, Edward C. As bases fenomenológicas da Geografia. Geografia.v.4, n 7, 1-25, abril, 1979.
Com base nessa afirmação assinale a alternativa correta:
	
	A
	O lugar por ser abstrato, tem pouca importância na formação de uma comunidade.
	
	B
	Lugar é um termo trabalhado apenas pela linguística.
	
	C
	Lugar, por ser abstrato, pouca relação tem com nosso dia a dia que é essencialmente concreto.
	
	D
	Lugar tem fortes laços sentimentais, é, portanto, abstrato.
O conceito de lugar, tem fortes laços sentimentais, com o espaço vivido, próximo de cada um de nós, é, portanto, abstrato. É um dos principais conceitos da ciência geográfica. 
O que é lugar para uma pessoa, não é lugar para outra.
	
	E
	O lugar é definido apenas pelo que vemos e ouvimos.
.........................................................................................................................................................
02. Relação professor / aluno / conhecimento
Questão 1/10
“A denominação “concepção pedagógica tradicional” ou “pedagogia tradicional” foi introduzida no final do século XIX com o advento do movimento renovador que, para marcar a novidade das propostas que começaram a ser veiculadas, classificaram como “tradicional” a concepção até então dominante.
Considerando a videoaula, analise as proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as corretas e F (falso) para as incorretas sobre a relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia tradicional.
(   ) Trabalha com conteúdos culturais universais que são incorporados pela humanidade.
(   ) Confronta a experiência do aluno com o saber sistematizado.
(   ) O professor é instrutor.
(   ) O foco é a preparação do aluno para o mercado de trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – F – F – V 
	
	C
	F – V – V – V 
	
	D
	V – V – F – F
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa D, pois as duas últimas proposições referem-se à relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia tecnicista. (Slides)
	
	E
F – V – F – V
Questão 2/10
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921, em Recife, Pernambuco, na época, uma das regiões mais pobres do país, onde logo cedo pôde experimentar as dificuldades de sobrevivência das classes populares. É autor de muitas obras e reconhecido mundialmente pela sua práxis educativa.
As reflexões de Paulo Freire sobre a educação representam a gênese da pedagogia Libertadora.
Considerando a videoaula, analise as proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as corretas e F (falso) para as incorretas sobre a relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia libertadora.
(   ) O conhecimento é verdade absoluta transmitida pelo professor.
(   ) A relação professor-aluno é horizontalizada.
(   ) A autoridade do professor é exercida com autoritarismo.
(   ) A experiência do aluno é valorizada como base da relação educativa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – V – F – V
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa B, uma vez que as proposições 2 e 4 referem-se à relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia tradicional. (Slides)
	
	C
	V – V – F – F
	
	D
	F – F – F – V
	
	E
	F – V – V – V
Questão 3/10
O ideário da Escola Nova veio para contrapor o que era considerado “tradicional”. Os seus defensores lutavam por diferenciar – se das práticas pedagógicas anteriores. No fim do século XIX, muitas das mudanças que seriam afirmadas como originais pelo “escolanovismo” da década de 20, já eram levantadas e colocadas em prática.
... a centralidade da criança nas relações de aprendizagem, o respeito às normas higiênicas na disciplinarização do corpo do aluno e de seus gestos, a cientificidade da escolarização de saberes e fazeres sociais e a exaltação do ato de observar, de intuir, na construção do conhecimento do aluno. (Vidal, 2003, p. 497)
Considerando a videoaula, sobre a relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia escolanovista é correto afirmar que:
	
	A
	O professor é facilitador e a aprendizagem é baseada na motivação.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa A. A alternativa B refere-se à pedagogia tradicional e as alternativas C, D e E relacionam-se à pedagogia tecnicista. (Slides)
	
	B
	O professor exerce sua autoridade de forma autoritária e a aprendizagem é receptiva e mecânica.
	
	C
	O conhecimento valorizado é o que interessa ao mercado de trabalho.
	
	D
	A aprendizagem é baseada no desempenho.
	
	E
	O professor é instrutor, mantendo com os alunos uma relação objetiva.
Questão 4/10
“A partir do pressuposto da neutralidade científica e inspirada nos princípios de racionalidade, eficiência e produtividade, a pedagogia tecnicista advogou a reordenação do processo educativo de maneira a torná-lo objetivo e operacional. De modo semelhante ao que ocorreu no trabalho fabril, pretendeu-se a objetivação do trabalho pedagógico.”
Considerando a videoaula, sobre a relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia tecnicista analise as proposições a seguir.
I. O conhecimento historicamente acumulado pela humanidade é verdade absoluta transmitida aos alunos.
II. O conhecimento valorizado é o que interessa ao mercado de trabalho.
III. Entre professor e aluno há uma relação objetiva e a aprendizagem é baseada no desempenho.
IV. O professor é facilitador e a aprendizagem é baseada na motivação.
Agora, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições II e III estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa B. A proposição I refere-se à pedagogia tradicional e a proposição IV relaciona-se à pedagogia escolanovista. (Slides)
	
	C
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
Questão 5/10
Os professores muitas vezes não se dão conta da importante dimensão que tem o seu papel na vida dos alunos.
De acordo com o texto base, sobre a importância da relação professor-aluno no processo de aprendizagem analise as proposições a seguir.
I. A relação entre ensino e aprendizagem é mecânica, uma transmissão de conhecimento do professor para o aluno.
II. As relações entre docentes e discentes envolvem comportamentos intimamente relacionados, em que as ações de um desencadeiam ou promovem as do outro.
III. O professor deve se preocupar com o processo de construção da cidadania do aluno através do relacionamento dos sujeitos aprendentes.
IV. O aluno é como um depósito de conhecimentos memorizado, como se fosse um fichário.
Agora, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições II e III estão corretas.
A resposta correta é a alternativa B. Ao contrário do que afirma a proposição I, a relação entre ensino e aprendizagem não é mecânica, não é uma simples transmissão de conhecimento do professor para o aluno. A proposição IV está incorreta pois, ao contrário da afirmação, o aluno é um ser capaz de pensar, refletir, discutir, ter opiniões, participar, decidir o que quer e o que não quer.
	
	C
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I e IV estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
Questão 6/10
A relação professor-aluno é condição indispensável à mudança do processo de aprendizagem.
De acordo com o texto base, sobre a relação professor-aluno e a geração de conhecimento analise as proposições a seguir.
I. A relação professor-aluno dinamiza e dá sentido ao processo educativo.
II. A relação professor-aluno independe das normas e programas da unidade de ensino.
III. A interação do professor com o aluno forma o centro do processo educativo.
IV. O aspecto da transformação de conhecimento não se associa à relação pessoal entre docente e discente.
Agora, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
	
	B
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I e III estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa D. A proposição II é incorreta porque a relação professor-aluno está intimamente ligada às normas e programas da unidade de ensino. A proposição IV é incorreta pois a interação do professor com o aluno forma o centro do processo educativo. Nesse contexto, o aspecto da transformação de conhecimento faz parte da relação pessoal entre docente e discente; para tanto, as regras disciplinares impostas pelo sistema tradicional necessitam ser mudadas.
Questão 7/10
O processo de ensino não se limita à transmissão de conhecimentos, à estrutura, mas sim a adequar o conteúdo à realidade do aluno. Como isso deve acontecer?
Assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta, de acordo com o texto base.
	
	A
	Isso deve acontecer através de uma postura autoritária do professor, transmitindo conhecimento aos alunos como verdade imutável.
	
	B
	Isso deve acontecer com uma preocupação exclusiva do professor com o método de ensino utilizado.
	
	C
	Isso deve acontecer por meio de uma postura do professor que permita aos alunos mudar sua visão de mundo diante de fatos do cotidiano.
A resposta correta é a alternativa C. O processo de ensino não se limita à transmissão de conhecimentos, à estrutura, mas sim a adequar o conteúdo à realidade do aluno. Isso pode ocorrer por meio de uma postura que não seja só através de conteúdo escolar, para que o educando também possa mudar sua visão de mundo diante de fatos do cotidiano, que associados aos conteúdos poderão proporcionar uma mudança meio de uma atividade mais significativa.
	
	D
	Isso deve acontecer por meio de uma postura do professor que permita
aos alunos adequação às necessidades do mercado de trabalho.
	
	E
	Isso deve acontecer com uma preocupação exclusiva do professor com os conteúdos escolares.
Questão 8/10
O ensino é essencialmente social, pois envolve relações com outras pessoas. Por isso, o professor deve se preocupar também com o processo de construção da cidadania.
De que maneira o aprender se torna mais interessante?
Assinale a alternativa que responde corretamente à pergunta, de acordo com o texto base.
	
	A
	O aprender se torna mais interessante quando começa com definições ou conceitos já elaborados, fazendo com que o aluno não tenha o trabalho de raciocinar.
	
	B
	O aprender se torna mais interessante quando não há necessidade de relacionar os conhecimentos aos fatos do cotidiano.
	
	C
	O aprender se torna mais interessante quando tem por foco a preparação de mão-de-obra para o mercado de trabalho.
	
	D
	O aprender se torna mais interessante quando os conteúdos são apresentados pelo professor de forma clara e estática.
	
	E
	O aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente, pelas atitudes e métodos de motivação adotados pelo docente em sala de aula.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E. O ensino é essencialmente social, pois envolve relações com outras pessoas. Por isso, o professor deve se preocupar também com o processo de construção da cidadania. Dessa maneira, o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente, pelas atitudes e métodos de motivação adotados pelo docente em sala de aula.
Questão 9/10
No relacionamento professor-aluno há trocas de experiências e de conhecimentos. A partir dessa afirmação e de acordo com o texto base, analise as proposições a seguir.
I. O aluno, enquanto sujeito, constrói seu conhecimento.
II. O professor também aprende com a realidade de cada aluno.
III. O aluno não ensina, apenas aprende.
IV. O professor não aprende, apenas ensina.
Agora, selecione a alternativa que apresenta os itens corretos.
	
	A
	Somente as proposições I e II estão corretas.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E. No relacionamento professor-aluno há trocas de experiências e de conhecimentos, no qual o professor, estando no lugar de quem deve ensinar, de transmitir conhecimentos, também aprende com a realidade de cada aluno; e o aluno, no lugar de quem recebe ensinamentos, também ensina e aprende mesmo sem intencionalidade.
	
	B
	Somente as proposições II e III estão corretas.
	
	C
	Somente as proposições III e IV estão corretas.
	
	D
	Somente as proposições I e III estão corretas.
	
	E
	Somente as proposições II e IV estão corretas.
Questão 10/10
“A denominação “concepção pedagógica tradicional” ou “pedagogia tradicional” foi introduzida no final do século XIX com o advento do movimento renovador que, para marcar a novidade das propostas que começaram a ser veiculadas, classificaram como “tradicional” a concepção até então dominante.
Analise as proposições a seguir, assinalando V (verdadeiro) para as corretas e F (falso) para as incorretas sobre a relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia tradicional.
(   ) O conhecimento é transmitido pelo professor como verdade absoluta.
(   ) O aluno é sujeito passivo no processo de aprendizagem.
(   ) Os conteúdos são voltados à preparação do aluno para o mercado de trabalho.
(   ) O professor trabalha com simulação da realidade encontrada nas empresas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	F – F – F – V
	
	C
	F – V – V – V 
	
	D
	V – V – F – F
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa D, pois as duas últimas proposições referem-se à relação professor-aluno-conhecimento na pedagogia tecnicista. (Slides)
	
	E
	F – V – F – V 
.........................................................................................................................................................
03. Elaboração de texto
Questão 1/10
A leitura é algo crucial para a aprendizagem do ser humano, pois é através dela que podemos enriquecer nosso vocabulário, obter conhecimento, dinamizar o raciocínio e a interpretação.
http://brasilescola.uol.com.br/ferias/a-importancia-leitura.htm
Com base na aula e no texto lido, uma boa leitura significa:
	
	A
	Que o leitor memorizou as regras ortográficas.
	
	B
	Que o leitor estudou pela gramática.
	
	C
	Que o leitor só entende as palavras que conhece.
	
	D
	Que o leitor é capaz de depreender de um texto ou livro a informação essencial.
Você acertou!
	
	E
	Que o leitor são tem necessidade de ler nem escrever.
Questão 2/10
É preciso evitar o risco de escrever errado ou de forma pouco clara, pois, no mercado profissional atual, a comunicação escrita é um dos cartões de visita das empresas e de seus colaboradores. Por isso, tem-se valorizado cada vez mais os profissionais que escrevem de forma eficaz.
http://escreverbem.com.br/
Com base na aula e no texto lido, dominar as regras da escrita:
	
	A
	Podem facilitar a inserção no mercado de trabalho.
Você acertou!
	
	B
	Traz poucos benefícios para o falante
	
	C
	As empresas não estão preocupadas com a escrita do funcionário.
	
	D
	Atualmente, escrever bem não é importante já que o computador faz a correção.
	
	E
	Depende da empresa onde trabalhamos.
Questão 3/10
Quando falamos de COESÃO textual, falamos a respeito dos mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes de um texto, sejam elas palavras, frases, parágrafos, etc.
http://www.infoescola.com/redacao/coesao-e-coerencia-textual/
Com base na aula e no texto lido, podemos dizer que a coesão:
	
	A
	Não está relacionada à compreensão do texto.
	
	B
	Se preocupa com a parte visível do texto.
Você acertou!
	
	C
	Pode ser usada ou não no texto.
	
	D
	É responsável apenas pelo uso das letras maiúsculas.
	
	E
	Está relacionada com apenas com sintaxe.
Questão 4/10
A leitura e a escrita são fundamentais para o aprendizado de todas as matérias escolares. Por isso, em cada ano/série, o aluno precisa desenvolver mais e mais sua capacidade de ler e escrever (...)
 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Pro_cons/indqual_2.pdf
Com base na aula e no texto lido, a leitura está relacionada com a escrita:
	
	A
	Porque a leitura ajuda a decorar as palavras mais difíceis.
	
	B
	Porque quem tem o hábito da leitura é capaz de escrever sem muita dificuldade.
Você acertou!
	
	C
	Porque a leitura existe há mais tempo do que a escrita.
	
	D
	Porque a leitura depende das editoras de livros.
	
	E
	Porque é preciso saber a gramática para escrever.
Questão 5/10
"A leitura para escrever é um momento especial, que coloca os estudantes numa posição de leitor diferente da que usualmente ocupam. Afinal, a tarefa deles será encontrar aspectos do texto que auxiliem a resolver seus próprios problemas de escrita", afirma Débora Rana, psicóloga e formadora de professores do Instituto Avisa Lá, em São Paulo. 
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/fundamentos/ler-escrever-432060.shtml
Com base na aula e no texto lido, para falar e escrever bem é necessário: 
	
	A
	Que se tenha uma rotina de leitura, pois de nada adianta só escrever, precisamos cativar o leitor.
Você acertou!
	
	B
	Que se leia só quando a escola exigir.
	
	C
	Que se leia apenas textos fáceis.
	
	D
	Que se leia apenas nas séries iniciais.
	
	E
	Que se leia somente livros religiosos.
Questão 6/10
Não é por acaso que testes de português e redações estejam presentes nos processos de seleção de muitas empresas. Em outras organizações, o domínio da comunicação é um dos requisitos para contratar ou promover alguém.
http://escreverbem.com.br/
Com base na aula e no texto lido, saber escrever bem e sem erros:
	
	A
	Representa o profissional que se preocupa com um bom desempenho.
Você acertou!
	
	B
	Representa que estudamos em escolas privadas.
	
	C
	Ajuda na leitura de textos clássicos.
	
	D
	Contribui na formação apenas de gramáticos e professores de Língua Portuguesa.
	
	E
	Permite a leitura da gramática normativa.
Questão 7/10
Para se sair bem na produção de uma redação, é importante entender que o que faz um bom texto é a forma como ele se estrutura. Aprender como escrever bem é também aprender a escolher o material de leitura mais adequado à sua necessidade.
http://www.imaginie.com/e-preciso-ler-muito-para-saber-como-escrever-bem/
Com base na aula e no texto lido, assinale as alternativas que estão de acordo com uma boa escrita.
 I.  Leia muito
II.  Escreva sobre coisas que gosta
III. Seja objetivo
IV.  Leia somente se for obrigatório
V.   Use uma linguagem mais informal com gírias e ditados populares para exemplificar.
 
Estão corretas as alternativas:
	
	A
	I e II
	
	B
	II e III
	
	C
	I, II e III
Você acertou!
	
	D
	I e IV
	
	E
	Somente a V
Questão 8/10
Concordância é o modo pelo qual as palavras alteram suas terminações para se acomodarem a outras palavras. A concordância verbal trata das alterações do verbo, para se acomodar ao seu sujeito.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/gramatica/concordancia-verbal.htm
Com base na aula e no texto lido, assinale a alternativa abaixo que está de acordo com as regras da concordância:
	
	A
	Os menino chegou.
	
	B
	Mulher não devem votar.
	
	C
	O livros está na prateleira.
	
	D
	As matrículas para o EJA estão abertas.
Você acertou!
	
	E
	A matricula estão aberta.
Questão 9/10
"Escrever vai muito além das regras impostas por qualquer sistema teórico ou didático: é um modo privilegiado de se descobrir e desvelar humanamente a experiência imperdível de viver" (...)
http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/importancia-escrita-559518.shtml
Com base na aula e no texto lido, escrever bem significa:
	
	A
	Dominar os princípios básicos de coesão e coerência.
Você acertou!
	
	B
	Conhecer apenas as regras gramaticas.
	
	C
	Conhecer a nova ortografia.
	
	D
	Dominar as técnicas de oratória.
	
	E
	Dominar a morfologia.
Questão 10/10
Gíria é um tipo de linguagem empregada em um determinado grupo social, mas que pode se estender à sociedade em razão do grau de aceitação.
http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/redacao/giria-1.htm
Com base na aula e no texto lido, em relação ao uso de gírias, como devemos nos posicionar?
	
	A
	Uma linguagem cheia de gírias não prejudica a linguagem oral e independe do contexto.
	
	B
	Uma linguagem cheia de gírias deve ser sempre usada.
	
	C
	Devemos usar gírias e expressões repetidas sempre que falarmos.
	
	D
	O uso de gírias e expressões repetidas aproximam os falantes.
	
	E
	Uma linguagem cheia de gírias e repetições como “então”, “né”, “dai”, “entendeu”, etc podem prejudicar a apresentação de um trabalho na faculdade ou uma entrevista de emprego.
Você acertou!
.........................................................................................................................................................
04. A importância do grêmio estudantil
Questão 1/10
O Grêmio Estudantil é um espaço coletivo de discussões, onde os estudantes têm a oportunidade de expor suas opiniões a respeito da comunidade escolar. Nesta direção, assinale a alternativa correta sobre quais são os estudantes que podem participar do grêmio estudantil:
	
	A
	Qualquer aluno da escola que tenha disponibilidade e interesse na participação, desde que ingresse em uma chapa (grupo) e participe do pleito eleitoral organizado.a) Qualquer aluno da escola que tenha disponibilidade e interesse na participação, desde que ingresse em uma chapa (grupo) e participe do pleito eleitoral organizado.
Você acertou!
	
	B
	Apenas alunos que tenham boas notas durante todo o ano letivo e não apresentem faltas.Apenas alunos que tenham boas notas durante todo o ano letivo e não apresentem faltas.
	
	C
	Alunos que se destacam em atividades esportivas, culturais ou políticas.
	
	D
	Alunos escolhidos pelos professores representantes das turmas, de acordo com critérios estabelecidos pela direção da escola.
Questão 2/10
O grêmio estudantil faz parte da história da educação brasileira. Houve um período da nossa história em que os grêmios foram proibidos de funcionar, de modo a evitar o pensamento crítico e a organização coletiva dos estudantes. Assinale abaixo a alternativa que se refere a qual foi este período:
	
	A
	Década de 1980, quando do período de redemocratização da sociedade, abertura política e promulgação da Constituição Brasileira de 1988.
	
	B
	Na atualidade, a organização dos estudantes em grêmios estudantis não é permitida.
	
	C
	No período da Ditadura Militar, mais especificamente por meio do AI5, Ato Institucional de 13 de dezembro de 1968.
Você acertou!
	
	D
	Na década de 1990, em virtude das reformas e práticas neoliberais em toda a sociedade.
Questão 3/10
O grêmio estudantil deve contribuir e estimular a autonomia e a participação dos estudantes na vida escolar e na comunidade em que estão inseridos. Neste sentido, o grêmio não deve ser tutelado. Assinale a alternativa que explica corretamente o que seria a “tutela” do grêmio estudantil:
	
	A
	Alunos se organizarem coletivamente, por meio de chapas organizadas, com estatuto próprio e organização de assembleias de estudantes para aprovar decisões conjuntas.
	
	B
	Direcionamento, por parte dos professores, das discussões e debates realizados pelos alunos do grêmio, imputando a realização de atividades que pouco dizem respeito aos reais anseios dos estudantes.
	
	C
	Orientação por parte da equipe pedagógico-administrativa da escola a respeito de como se organiza um grêmio estudantil e sobre seu funcionamento.
	
	D
	Disponibilização de espaço e condições adequadas para o funcionamento do grêmio estudantil na instituição escolar.
Questão 4/10
Desenvolver o grêmio estudantil nas escolas nem sempre é fácil e exige mais do que a boa vontade dos estudantes. Assinale abaixo os itens que apresentam dificuldades que podem ser encontradas no processo de implementação do grêmio estudantil:
I. Falta de recursos físicos e condições materiais que propiciem a organização do grêmio.
II. Ausência de participação efetiva da comunidade educacional nas propostas realizadas pelo grêmio estudantil.
III. Inexistência de espaço físico adequado para realizar as reuniões do grêmio.
IV. Apoio da equipe pedagógico-administrativa da escola às atividades propostas pelo grêmio estudantil.
Agora marque a alternativa que apresenta os itens relacionados com as dificuldades do grêmio estudantil:
	
	A
	Apenas I e II
	
	B
	Apenas II e IV
	
	C
	Apenas IV
	
	D
	I, II e III
Questão 5/10
O Grêmio estudantil precisa ser regulamentado e estruturado formalmente. Assinale a alternativa que expressa a maneira correta para esta organização:
	
	A
	O grêmio deve ter estatuto próprio ou regulamento aprovado em assembleia de estudantes e as reuniões precisam ser registradas em livro ata próprio.
	
	B
	Não há necessidade de formalizações em relação aos estudantes, neste caso a informalidade é sempre permitida.
	
	C
	A direção da escola deve organizar e aprovar o estatuo do grêmio e apenas apresentar para ciência dos estudantes.
	
	D
	O estatuto e a regulamentação da organização do grêmio estudantil devem ser elaboradas por especialistas da secretaria de educação e acatadas pelas escolas e estudantes, sem sofrer alterações.
Questão 6/10
Os alunos participantes do grêmio estudantil podem desenvolver diversas atividades na escola e na comunidade. Estas atividades podem ser:
I. Culturais, como saraus de poesia, show de música, visita à museus...
II. Esportivas, como jogos escolares, campeonatos e gincanas;
III. Sociais, como campanha de coleta
de roupas ou alimentos para pessoas carentes da comunidade.
IV. Comunicação, como organização do jornal da escola ou rádio estudantil.
Assinale a alternativa que contém os itens corretos:
	
	A
	Apenas I e II
	
	B
	Apenas II e III
	
	C
	Apenas I, II e IV
	
	D
	Todas as alternativas são corretas
Você acertou!
Questão 7/10
Algumas vezes o Grêmio vem cumprindo um papel de executor de tarefas, não cumprindo efetivamente seu papel junto à comunidade escolar, uma vez que os alunos não conseguem participar de processos da escola no sentido de contribuir com a tomada das decisões acerca do seu desenvolvimento. Assinale os itens que indicam espaços ou momentos de gestão democrática dos quais o grêmio poderia participar na escola:
I. Conselho Escolar
II. Conselhos de Classe
III. Elaboração e implementação do projeto político pedagógico
IV. Venda de rifas para arrecadação de fundos para a escola.
Agora marque a alternativa correta:
	
	A
	I, II e III
Você acertou!
	
	B
	III e IV
	
	C
	Apenas IV
	
	D
	Todos os itens estão corretos
Questão 8/10
O Grêmio Estudantil é parte importante do processo de construção do modelo de gestão da escola. A respeito da gestão da escola para as instituições públicas de ensino é importante ressaltar que é definida na legislação brasileira. Assinale a alternativa correta sobre a definição da Constituição de 1988 e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, lei nº 9394/96, sobre qual deve ser o modelo de gestão do ensino público:
	
	A
	Gestão da Qualidade Total em Educação
	
	B
	Gestão Democrática
Você acertou!
	
	C
	Gestão Compartilhada
	
	D
	Gestão Autocrática
Questão 9/10
O Grêmio estudantil é um mecanismo coletivo de participação na escola. Existem outros mecanismos também bastante importantes e que auxiliam na construção de uma gestão democrática. Marque os itens que apresentam mecanismos de gestão:
I. Conselho de Classe
II. Conselho Escolar
III. Associação de Pais, Professores e Funcionários
IV. Recreio dos estudantes
Assinale a alternativa com itens corretos:
	
	A
	Apenas I e II
	
	B
	Apenas III e IV
	
	C
	I, II e III
Você acertou!
	
	D
	Todos os itens são corretos
Questão 10/10
Sobre o processo de eleição do grêmio estudantil é correto afirmar:Sobre o processo de eleição do grêmio estudantil é correto afirmar:
	
	A
	A eleição exige o registro de chapas, debate e apresentação das propostas de trabalho, organização do pleito eleitoral com comissão organizadora, garantia de voto secreto dos estudantes, apuração dos votos e posse do grêmio eleito.
	
	B
	A eleição do grêmio pode ser realizada informalmente, de acordo com a vontade dos estudantes envolvidos e da maneira que estes resolverem proceder.
	
	C
	A eleição do grêmio não é necessária. O grêmio é escolhido pelo diretor da escola que conhece quais são os melhores alunos.
	
	D
	A eleição do grêmio é realizada de acordo com as definições de uma equipe de especialistas da secretaria de educação, que deve ir até a instituição escolar e realizar todo o processo independente das definições internas da escola.
.........................................................................................................................................................
05. A pesquisa como princípio educativo
Questão 1/10
Entre os autores que abordam o tema da pesquisa na educação, Pedro Demo se destaca por tratar desse assunto em âmbito da educação básica.
Considerando o texto e a aula, marque a alternativa sobre a concepção de Demo em relação à pesquisa.
	
	A
	A pesquisa só acontece em âmbito universitário
	
	B
	Pesquisar é algo profissional que somente cientistas estão autorizados.
	
	C
	A pesquisa é uma atividade totalmente técnica.
	
	D
	O professor que pesquisa não tem tempo de ensinar.
	
	E
	Para Demo, o processo de pesquisa esta associado à curiosidade e a imaginação.
Você acertou!
Para Demo, o processo de pesquisa esta associado à curiosidade e a imaginação. (p.1)
Questão 2/10
Pesquisar surge como algo intrínseco à condição humana, naturalmente curiosa e voltada para o mundo que a cerca.
Considerando o conteúdo estudado, o adulto tende a ser menos curioso que a criança, em função dos seguintes fatores. Marque a alternativa correta.
	
	A
	Falta de tempo, já sabe tudo, gosta das coisas prontas.
	
	B
	Os adultos de modo geral, são tão curiosos quanto às crianças.
	
	C
	A vida adulta é um desafio cheio de responsabilidades.
	
	D
	Uma existência cheia de certezas, o peso da vida social, a integração a realidade, inibem a curiosidade no indivíduo adulto.
Você acertou!
Em alguns, talvez pelo peso das certezas e pelo modo como estão integrados a uma dada realidade, talvez haja pouca curiosidade, a vida pode estar acontecendo de modo mecânico. (p.1)
	
	E
	Os adultos de modo geral são mais técnicos e guiam suas vidas pelas noções de senso comum.
Questão 3/10
Não havendo impedimentos, podendo contar com adultos atentos e um ambiente saudável à sua disposição, o desenvolvimento da criança segue naturalmente.
Considerando o texto e a aula, que alternativa apresenta o resumo do processo de desenvolvimento segundo Piaget?
	
	A
	Para Piaget a criança se desenvolve por saltos qualitativos
	
	B
	A pedagogia desse autor coloca que crescer é sofrer e que a cognição depende do amadurecimento do corpo
	
	C
	As crianças passam continuamente por um processo de assimilação e acomodação ao longo de seu desenvolvimento.
Você acertou!
Logo que aprendem algo, algum movimento novo, uma vez incorporado, seguem adiante, naquilo que foi demonstrado na pedagogia construtivista de Piaget sobre os processos assimilação e acomodação (FARIA, 1998). (p.1)
	
	D
	O aprender é singular e único em cada criança, de modo que é não possível comparar os processos de desenvolvimento entre as crianças.
	
	E
	Para Piaget o que potencializa o aprender é socialização entre crianças de diferentes idades. 
Questão 4/10
A proposta de Demo é tornar a pesquisa um princípio um guia, um caminho a ser percorrido pelos professores e alunos.
Considerando o conteúdo estudado, qual o espaço que Demo identifica como importante para a pesquisa. Marque a alternativa.
	
	A
	Os espaços não escolares.
	
	B
	A sociedade.
	
	C
	Os movimentos sociais.
	
	D
	A universidade
	
	E
	A escola
Você acertou!
A escola como espaço privilegiado da pesquisa, deve estimular a curiosidade e a inquirição nos alunos, deve fazer parte do processo educativo formal, da vida escolar em seu curso, no contato com os alunos, com os professores, e destes com a realidade para além da sala da aula.
A escola torna-se o lócus privilegiado de aprendizagem colaborativa e significativa. (p.03).
Questão 5/10
Pedro Demo, como estudioso e pesquisador da educação recebeu algumas influencias em seu pensamento.
Considere o conteúdo estudado e indique que autor o influenciou em relação a ideia de uma educação problematizadora.
	
	A
	Platão
	
	B
	Piaget
	
	C
	Paulo Freire
Você acertou!
Percebemos uma clara influência na proposição Demo das ideias de Freire (1989) em relação aos princípios de uma educação problematizadora. (p. 02).
	
	D
	Emília Ferreiro
	
	E
	Escola de Chicago.
Questão 6/10
Existem algumas diferenças entre uma abordagem tradicional e uma abordagem inovadora do processo do aprender.
Levando em conta o conteúdo estudado, marque a alternativa que define melhor o que seria uma educação problematizadora.
	
	A
	A escola tradicional ensina com base em conteúdos fixos.
	
	B
	Uma educação problematizadora fornece certezas e verdades.
	
	C
	Educar pro problemas dificulta a realização do currículo, causa muita polemica e debates infrutíferos.
	
	D
	Toda educação é problematizadora.
	
	E
	Problematiza pois instiga, provoca a indagação a pesquisa e a criatividade.
Você acertou!
Percebemos uma
clara influência na proposição Demo das ideias de Freire (1989) em relação aos princípios de uma educação problematizadora. Ao invés de o professor partir de verdades cristalizadas e de conteúdos tomados como certos a partir dos livros didáticos, deve-se buscar instigar, provocar os alunos a fazer descobertas e a pensar em soluções aos diferentes problemas que lhes são apresentados. (p. 02)
Questão 7/10
Educar pela pesquisa é uma prática escolar com grande potencial para desenvolver os alunos suas capacidades analíticas.
Considerando seus estudos, que conceitos integram a noção de aprendizagem significativa? Marque a alternativa
	
	A
	Conhecimentos prévios, ou subsunçores e ancoragem.
Você acertou!
A nova informação interage com uma estrutura de conhecimento chamada de "subsunçor", existente na estrutura cognitiva de quem aprende. O "subsunçor" é um conceito, uma ideia, uma proposição já existente na estrutura cognitiva, capaz de servir de "ancoradouro" a uma nova informação de modo que ela adquira, assim, significado para o indivíduo: a aprendizagem significativa ocorre quando a nova informação "ancora-se" em conceitos relevantes preexistentes na estrutura cognitiva (OSTERMANN e CAVALCANTI, 2010, p. 23). (p. 03).
	
	B
	Estrutura lógica e psicológica, esquemas e mapas mentais.
	
	C
	Corpo, mente e máquinas de aprender.
	
	D
	Conceitos, memes, genes e epistemes.
	
	E
	Conteúdos, livros, recursos diversos, salas de aula, professores.
Questão 8/10
A aprendizagem significativa é um encaminhamento processual que deve orientar o trabalho pedagógico como um todo, o que inclui a sala de aula.
Conforme o texto identifique os elementos que integram um processo de significativo de aprendizagem.
	
	A
	Aplicar testes vocacionais nos alunos, elaborar fichas e cadastros sobre seus gostos e preferencias.
	
	B
	Padronizar os processos pedagógicos e avaliativos.
	
	C
	Aplicar a gestão democrática nos processos decisórios.
	
	D
	Estabelecer relações hierárquicas entre docentes e discentes.
	
	E
	Identificar os subsunçores, fazer mapeamento da estrutura cognitiva dos alunos, organizar os conteúdos segundo essa lógica.
Você acertou!
1ª – Identificar a estrutura conceitual e as vivências que os alunos trazem do meio em que vivem e da disciplina que vão estudar.
2ª – Identificar os subsunçores, que são aqueles conhecimentos prévios, a partir dos quais seria possível ancorar os conceitos da disciplina. Um exemplo de subsunçor: um parente que vem do interior estuda e se profissionaliza, poderia ser ancorado no conceito de mobilidade social, o que asseria significativo ao estudante.
3ª - Mapear o conjunto dos subsunçores relevantes na estrutura cognitiva do estudante, com os quais poderá ter uma aprendizagem significativa de outros conceitos da Sociologia.
4ª – Organizar os conteúdos e os recursos de modo a facilitar o processo de ancoragem dos conceitos na estrutura cognitiva do estudante, possibilitando novas conceituações, significados, análises e sínteses a partir de sua própria estrutura cognitiva (AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN, 1980) (p. 04).
Questão 9/10
A pesquisa como principio educativo, realizada em âmbito escolar na educação básica, possibilita que aprendizagem dos alunos torna-se relevante, em diálogo com suas vidas e com sua realidade social.
Considerando a aula e o texto o que significar afirmar que a pesquisa tem um potencial emancipatório? Marque a alternativa
	
	A
	Ajuda os alunos a trabalhar em grupo e se tonarem corresponsáveis nos trabalhos escolares.
	
	B
	faz com os alunos se distanciem da escola e busquem em sua realidade as soluções para seus problemas.
	
	C
	Possibilita a emancipação cognitiva, independência e autonomia intelectual.
Você acertou!
Demo enxerga nessa perspectiva uma ação motivadora que leva ao que ela chama de uma emancipação cognitiva, isto é os alunos ao serem orientados para problematização, pesquisa e experimentação, acabam por desenvolver sua independência intelectual e autonomia reflexiva. (p. 02).
	
	D
	A pesquisa como princípio torna-se um conceito abstrato e teórico.
	
	E
	Todo conteúdo é emancipatório, depende o aluno descobrir isso.
Questão 10/10
A educação tradicional tem grande dificuldade de implementar a pesquisa em suas praticas. Predomina um ensino baseado em certezas e verdades.
Considere a aula e o texto e marque a alternativa que relaciona o tema desenvolvido com o filósofo Kant citado na aula.
	
	A
	Kant ensinava que a filosofia é uma forma de pesquisa para poucos iniciados.
	
	B
	A relação entre Demo e Kant esta no fato de que a pesquisa contribui para a saída da menoridade intelectual.
A relação entre Demo e Kant esta no fato de que a pesquisa contribui para a saída da menoridade intelectual. Explicado conforme a aula e os slides.
	
	C
	não existe relação entre o tema desenvolvido e o pensamento de Kant.
	
	D
	Para Demo a pesquisa como princípio depende exclusivamente da ação dos professores.
	
	E
	O trabalho do professor tem um compromisso com o conteúdo e com as avaliações.
.........................................................................................................................................................
06. A família sob o olhar da história: antigos e novos arranjos
Questão 1/10
O professor Paulo Cecarelli sugere uma historicidade para a concepção de família que temos hoje em dia.
Para tanto, o pesquisador referencia como início da concepção da família moderna o seguinte período histórico:
	
	A
	Transição da Idade Antiga para Moderna
	
	B
	Idade Contemporânea
	
	C
	Idade Antiga
	
	D
	Transição da Idade Média para Moderna
Você acertou!
De acordo com Cecarelli, as mudanças ocorridas na transição da Idade Média para a Idade Moderna corroboraram, segundo os historiadores, para forjar o modelo familiar nuclear que temos até hoje como padrão.
	
	E
	 Idade Média
Questão 2/10
Para afirmar que essas mudanças sempre acontecem e fazem parte da história, o autor lança mão de diferentes exemplos históricos que sugerem várias crises passadas pela humanidade (revoluções significativas e modelos constituintes novos – em termos econômicos, políticos ou sociais).
Para Paulo Cecarelli uma das principais mudanças acontecidas nas décadas de 1950 e 1960 e que colocou em cheque o modelo familiar nuclear e patriarcal foi:
	
	A
	O uso da pílula anticonceptiva e a “revolução sexual”
Você acertou!
De acordo com Cecarelli, a Revolução sexual” dos anos 60.  Eo aparecimento da pílula anticoncepcional, foram vistos pela Igreja, na época, como o fim da família, dos costumes e da moral. Por outro lado, foram o marco de emancipação da mulher e da liberdade de escolhas em sua vida sexual.
	
	B
	A liberação das relações homo afetivas
	
	C
	O trabalho masculino e feminino no âmbito público e privado tendo a mesma valorização
	
	D
	A permissão do voto feminino nos Estados Unidos
 
	
	E
	A criação da Declaração de direitos do homem e do cidadão
Questão 3/10
De acordo com Paulo Cecarelli, ao trabalhar com as teorias freudianas, o par parental pode ser diferente daquele sugerido por Freud. Isso se dá por que:
Para que haja inserção no simbólico, deve haver alguém que encarne o Outro. Para Freud, esse Outro é o pai da realidade, o agente castrador. Esse pai tem a função de inserir a criança na ordem simbólica própria ao humano, ou seja, socializá-la. Algumas mudanças fizeram com que essa função venha sendo desenvolvida por outras pessoas ou instâncias sociais. O pai não necessariamente é o agente castrador.
A partir de sua compreensão da aula, de acordo com Cecarelli, o par parental deve ser:
	
	A
	Um homem e uma mulher
	
	B
	Um homem
	
	C
	Qualquer pessoa que exerça a função de apresentar o mundo simbólico à criança e garanta sua saúde psíquica.
Você acertou!
Para que haja inserção no simbólico, deve haver alguém que encarne o Outro. Para Freud, esse
Outro é o pai da realidade, o agente castrador. Esse pai tem a função de inserir a criança na ordem simbólica própria ao humano, ou seja, socializá-la. Algumas mudanças fizeram com que essa função venha sendo desenvolvida por outras pessoas ou instâncias sociais. O pai não necessariamente é o agente castrador. A ideia de genitor (fato físico) – que é posta em cheque na medida que não basta uma criança nascer da união de um homem ou uma mulher para ser filho.
	
	D
	Obrigatoriamente o genitor
	
	E
	Avós paternos
Questão 4/10
O Estado Moderno fabrica/fundamenta um modelo familiar nuclear e, para mantê-lo, impõe dispositivos que garantam sua estabilidade (patrimônio, sobrenome, sucessão). O Estado alia-se à Igreja e prega a indissolubilidade do casamento, a monogamia e a fidelidade – institui-se, também sobre ele, portanto, a moral cristã. 
Na composição da família nuclear moderna podemos identificar claramente essa aliança estabelecida entre Estado e Igreja. Nesse caso, as duas instituições se “beneficiavam mutuamente”. 
Tendo como referência nossa aula e os slides sugeridos, identifique as alternativas corretas:
I. Para Igreja garante a fidelidade e o controle sobre seus fiéis através da instituição do sacramento do matrimônio e de sua sacralidade.
II. Para o Estado, o controle sobre a família promove a segurança e a submissão de seus cidadãos às normas de boa conduta e a estabilidade dos bens e patrimônio. 
III. O discurso da Igreja e do Estado apresenta a família instituída como algo natural, logo, inquestionável e pretensa a ser estática. 
IV. O Estado, historicamente, nunca interferiu na constituição das famílias. Essa questão sempre foi responsabilidade da Igreja.
Identifique as corretas:
	
	A
	As afirmativas I, II e III, apenas.
São alternativas corretas: I.Para Igreja garante a fidelidade e o controle sobre seus fiéis através da instituição do sacramento do matrimônio e de sua sacralidade; II. Para o Estado, o controle sobre a família promove a segurança e a submissão de seus cidadãos às normas de boa conduta e a estabilidade dos bens e patrimônio; III. O discurso da Igreja e do Estado apresenta a família instituída como algo natural, logo, inquestionável e pretensa a ser estática.
	
	B
	As afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	As afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	A afirmativa IV, apenas.
	
	E
	A afirmativa III, apenas.
Questão 5/10
Uma novidade no mundo jurídico são os “contratos de geração de filhos”. Explico e exemplifico. Um homem de 35 anos de uma pacata cidade de Minas Gerais, casado com uma mulher de mais de 50 anos e que não deseja mais ter filhos, além daqueles que já teve de seu casamento anterior, quer ter filhos. Como não será possível tê-los com sua esposa fez um contrato escrito com uma outra mulher, que, em ato de generosidade, aceitou gerar um filho dele através de uma inseminação artificial. Tudo isto com a concordância do respectivo marido da futura mãe, e da respectiva esposa do pretenso pai. Caso os fornecedores do material genético, não fizessem um “contrato de geração do filho”, estariam se arriscando a ter a criança registrada em nome do marido da mãe, em razão de presunção da paternidade em decorrência do casamento da mãe.
FONTE: http://jusvi.com/artigos/28775
Além das mudanças que afetam a condição de procriação, como é o caso citado acima, existem as novas configurações familiares. Podem ser considerados, segundo Paulo Cecarelli, novos arranjos familiares:
I. Famílias monoparentais e homoparentais
II. Família recompostas
III. Famílias temporárias
IV. Famílias nucleares tradicionais
Identifique as corretas:
	
	A
	As afirmativas I, II e III, apenas.
Você acertou!
São alternativas corretas: I. Famílias monoparentais e homoparentais; II. Família recompostas; III. Famílias temporárias
	
	B
	As afirmativas II e III, apenas.
	
	C
	As afirmativas I, II e IV, apenas.
	
	D
	A afirmativa IV, apenas.
	
	E
	A afirmativa III, apenas.
Questão 6/10
Para Paulo Cecarelli, o sistema representativo que chamamos “família” varia segundo a sociedade, podemos concluir que o significante “família” é representado, como todo significante, por fatores conscientes e/ou inconscientes, que definem a maneira e engendram as categorias pelas quais o mundo social é organizado. Qualquer modelo de família é tributário da ordem social que o produz.
Cada cultura se organiza sobre bases diferentes. O que serve como referencial de família para o Ocidente contemporâneo, não tem a mesma lógica para outras sociedades.
Para corroborar sua hipótese, o autor cita como exemplo:
	
	A
	Exemplo da mulher-pai, em uma tribo ao sul da África.
Você acertou!
Segundo Cecarelii, “Um exemplo, sem dúvida estranho à organização simbólica da cultura ocidental, acontece com os Bavendas na África do Sul. A mulher filha única suscita um problema de descendência, pois o sistema de parentesco desta sociedade é patrilienar. A solução encontrada é bastante peculiar: a mulher torna-se pai casando-se com outra mulher. Esta última terá filhos com os amantes oficialmente reconhecidos pelo grupo social. A “descendência” assim produzida, receberá o nome e a herança dos genitores da mulher-pai dando, desta forma, continuidade ao sistema patrilienar. A mulher-pai, por sua vez, também poderá tornar-se mãe e ter seus próprios filhos. Ocupando o lugar simbólico de pai, a mulher-pai mantém a organização social (Parseval, 2004)”.
	
	B
	Os casamentos ilegítimos no Brasil
	
	C
	As relações homoafetivas contemporâneas
	
	D
	Os casamentos poligâmicos entre os índios
	
	E
	A vida celibatária dos cléricos
Questão 7/10
Segundo Cecarelli, todas as novidades e ligações afetivas entre os sujeitos e as novas formas de procriação provocam perplexidade, medo, repulsa, estranhamento e preconceitos. 
Esse fenômeno acontece devido:
	
	A
	Segurança que o futuro provoca
	
	B
	Segurança que o passado proporciona
O passado sempre é o lugar mais seguro. Das certezas e de que lá as coisas se mantem como estão. É com dificuldade que abrimos mão de valores e teorias que nos têm sido tão caras para ler o real. Ademais, qualquer mudança requer um trabalho de luto no qual antigas posições libidinais são abandonadas em prol de novos investimentos. E nunca abandonamos de bom grado um modo de satisfação pulsional, ainda que um outro já se nos acene (Freud, 1917).
	
	C
	Certeza de que o melhor caminho sempre é ficar onde estamos
	
	D
	Medo do passado
	
	E
	Procriar naturalmente é um presente de Deus
Questão 8/10
 A criança aprendia pela prática, e essa prática não parava nos limites de uma profissão, ainda mais porque na época não havia (e por muito tempo ainda não haveria) limites entre a profissão e a vida particular; a participação na vida profissional – expressão bastante anacrônica, aliás – acarretava a participação na vida privada, com a qual se confundia naquela época. (ARIÈS, P. p.228).
A partir do nosso vídeo aula e das leituras do texto, podemos identificar a atividade desempenhada pela criança nobre, longe dos pais, como sendo:
	
	A
	Atividade de caça
	
	B
	Frequência à escola
	
	C
	Aprendizagem
Você acertou!
Serviço doméstico se confundia com a aprendizagem. Era uma forma comum de educação.
	
	D
	 Universidade
	
	E
	Sociabilidade
Questão 9/10
É verdade que essa escolarização, tão cheia de consequências para a formação do sentimento familiar, não foi imediatamente generalizada, ao contrário. Ela não afetou uma vasta parcela da população infantil, que continuou a ser educada segundo as antigas práticas de aprendizagem. (ARIÈS, P. p.233).
De acordo com os estudos de P. Ariès, a escolarização atingiu primeiramente:
	
	A
	A Igreja
	
	B
	Os camponeses
	
	C
	A nobreza
	
	D
	A burguesia
No final da Idade Média, no período definido como Baixa Idade Média, surge um novo grupo social, a burguesia. Esse novo grupo tem uma nova forma de comportamento
e um novo olhar sobre o mundo. Suas crianças frequentam escolas. As Universidades são criadas e, parte desse processo, relaciona-se à ascensão burguesa. A nobreza, por tradição, continua a praticar a aprendizagem.
	
	E
	Os patrícios
Questão 10/10
“Uma das marcas mais características dessa família é a preocupação com a igualdade dos filhos(...). A família moderna (...) separa-se do mundo e opõe à sociedade o grupo solitário dos pais e filhos. Toda a energia do grupo é consumida na promoção das crianças, cada uma em particular, e sem nenhuma ambição coletiva: as crianças, mais do que a família.” (ARIÈS, P. p.270-271).
Tendo como referência o fragmento acima e nossas discussões em aula, identifique as principais mudanças ocorridas com a família moderna:
	
	A
	Abertura ao espaço público
	
	B
	O grande número de agregados e a parentela que passaram a compor o núcleo familiar
	
	C
	Aumento da intimidade no espaço privado e preocupação com a criança
As grandes casas são o novo espaço do encontro e das famílias. Pátio interno e várias janelas (ricos). Esse novo lugar produz efeitos sobre a família. Espaço mínimo para o sentimento de família se desenvolver. A primeira família moderna foi a desses homens ricos e importantes.
	
	D
	Influência da mídia nas novas relações familiares
	
	E
	Filhos longe dos pais. A criança não é prioridade.
.......................................................................................................................................................
07. Estatuto da criança
Questão 1/10
No que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos, é CORRETO afirmar que:
	
	A
	A flexibilização das metodologias deve reduzir o suporte e a atenção individuais às diferentes necessidades dos estudantes no processo de aprendizagem, mediante atividades diversificadas.
	
	B
	Deve ser rompida a simetria com o ensino regular para crianças e adolescentes, de modo a permitir percursos individualizados e conteúdos significativos para os jovens e adultos.
	
	C
	Embora a realização de atividades e vivências socializadoras, culturais, recreativas e esportivas sejam geradoras de enriquecimento do percurso formativo dos estudantes, não devem interferir nas metodologias adotadas pelo docente.
	
	D
	Devem ser minimizadas a motivação e a orientação permanente dos estudantes, visando a uma maior participação nas aulas e a um melhor aproveitamento e desempenho.
Questão 2/10
O trabalho educativo com jovens e adultos, seja em espaços formais ou informais, deve promover um espaço de aprendizagens que seja dinâmico e múltiplo. A metodologia de trabalho deve partir de uma concepção dialógica e dialética, cujos debates não deveriam se contentar somente com as empirias, aparências e as explicações mágicas e conciliadoras. Na perspectiva de Paulo Freire, a concepção descrita anteriormente é exemplo de um trabalho pedagógico que
	
	A
	Dá relevo à formação da consciência crítica.
	
	B
	Enaltece o pensamento mágico e o saber comum
	
	C
	Desfavorece embates com a consciência ingênua
	
	D
	Subestima a realidade do homem simples.
Questão 3/10
O pedagogo professor especializado em ensino aprendizagem de adultos deve se preocupar em ... Assinale a alternativa CORRETA que completa o espaço corretamente:
	
	A
	Evitar atividades em grupos, pois na empresa o adulto sempre trabalhará sozinho.
	
	B
	Tirar proveito da experiência acumulada pelos alunos. Os adultos têm experiências de vida mais numerosas e mais diversificadas que as crianças.
Você acertou!
	
	C
	Expor as dificuldades do adulto em público.
	
	D
	Minimizar a inferência do adulto, pois suas experiências não são válidas para a composição da sua aprendizagem.
Questão 4/10
Leia as idéias a seguir e julgue-as posteriormente, conforme as alternativas propostas:
I. Propondo problemas, novos conhecimentos e situações sincronizadas com a vida real, os adultos vivem a realidade do dia-a-dia. Portanto, estão sempre predispostos a aprender algo que contribua para suas atividades profissionais ou para resolver problemas reais.
II. Quando o objetivo do pedagogo professor refere-se ao trabalho com habilidades, valores e atitudes, não há a necessidade de conectar estes assuntos com situações da vida real, pois o adulto tem capacidade de abstração e isto basta.
III. Os métodos de discussão em grupo e a aprendizagem baseada em problemas ou em casos reais terão utilidade e maior eficácia quando aplicados a partir de um levantamento de necessidades do grupo.
IV. Adultos se sentem determinados a aprender quando percebem as prerrogativas e os benefícios de um aprendizado, bem como as consequências negativas de seu desconhecimento.
	
	A
	Apenas as afirmações I, II e III estão corretas;
	
	B
	Apenas as afirmações I, III e IV estão corretas;
Você acertou!
	
	C
	Apenas a afirmação I está correta;
	
	D
	Apenas a afirmação II está correta.
Questão 5/10
No tocante aos direitos fundamentais da criança e do adolescente previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente, pode-se afirmar que
	
	A
	É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze anos de idade, inclusive na condição de aprendiz.
	
	B
	É de progressiva universalização o atendimento de crianças de zero a seis anos de idade em creches e pré-escola.
	
	C
	É permitida a colocação de criança ou adolescente em família substituta para fins exclusivamente previdenciários.
	
	D
	É obrigatória a vacinação de crianças somente para os casos recomendados pelas autoridades sanitárias.
Questão 6/10
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o prazo da medida de internação, em caso de descumprimento reiterado e injustificável da medida anteriormente imposta, NÃO poderá ser superior a
	
	A
	30 dias
	
	B
	60 dias
	
	C
	90 dias
Você acertou!
	
	D
	120 dias
Questão 7/10
Verificada a prática do ato infracional, a autoridade competente poderá aplicar ao adolescente as seguintes medidas, EXCETO:
	
	A
	Prestação de trabalho forçado;
	
	B
	Liberdade assistida;
	
	C
	Prestação de serviço à comunidade;
	
	D
	Obrigação de reparar o dano;
Questão 8/10
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei no 8.069/1990) considera adolescente a pessoa com idade a partir de:
	
	A
	Doze anos;
Você acertou!
	
	B
	Onze anos;
	
	C
	Treze anos incompletos;
	
	D
	Quatorze anos incompletos;
Questão 9/10
Juliano aos 16 anos de idade, praticou conduta para a qual lhe foi aplicada a medida socioeducativa de internação. Nessa hipótese, o Estatuto da Criança e do Adolescente estabelece que Juliano ficará sujeito a um período máximo de internação de
	
	A
	Um ano;
	
	B
	Dois anos;
	
	C
	Três anos;
	
	D
	Quatro anos;
Questão 10/10
O Estatuto da Criança e do Adolescente será aplicado
	
	A
	A todas as pessoas com idade entre zero e vinte e um anos;
	
	B
	Apenas às pessoas com idade menor que 18 anos;
Você acertou!
	
	C
	A todos os adolescentes até a idade de 24 anos;
	
	D
	Excepcionalmente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos.
.........................................................................................................................................................
08. Gestão democrática: conselho escolar
Questão 1/10
O fortalecimento e a consolidação de mecanismos de gestão democrática da escola passam, entre outras questões, pela ampliação da participação da comunidade escolar. Para que isso de fato ocorra dentro dos mecanismos de gestão, quais ações devem ser estimuladas?
	
	A
	A separação rígida entre as dimensões administrativas e pedagógicas da escola.
	
	B
	O autoritarismo nos processos de decisão.
	
	C
	O incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.
O fortalecimento e a consolidação de mecanismos de gestão democrática da escola passam pela ampliação
da participação da comunidade escolar. Para tanto, é fundamental o incentivo à eleição de diretores, conselhos escolares, grêmios estudantis e democratização dos processos de decisão.
	
	D
	A centralização das ações.
Questão 2/10
O princípio da Gestão Democrática nos leva a novos caminhos para a construção de uma nova concepção de sociedade, pois respondem às novas demandas, às novas características do processo de efetivação da gestão, as quais correspondem a um determinado momento histórico. Podemos afirmar que existe atualmente uma ênfase em práticas emancipatórias, dialógicas e compartilhadas. Analise as afirmações abaixo e assinale aquela que corresponde às características elencadas acima.
	
	A
	A construção de uma nova sociedade exige pessoas que são “sujeitos” da construção histórica.
Você acertou!
A construção de uma nova concepção de sociedade corresponde ao seu processo de construção histórica e a percepção de novas características desse processo, como a ênfase em práticas emancipatórias, dialógicas e compartilhadas.
	
	B
	A construção de uma nova sociedade reproduz as relações em que as pessoas se submetem a determinadas ordens.
	
	C
	A base da nova sociedade é o tecnicismo e a ditadura que vêm se desenvolvendo a partir da globalização.
	
	D
	A base da nova sociedade depende das decisões técnicas elaboradas nos Conselhos de Educação.
Questão 3/10
O trabalho pedagógico desenvolvido pela escola pública tem como princípio a gestão democrática. Dessa forma, são desenvolvidas atividades que priorizam ações coletivas e o seu fortalecimento, o que ocorre por meio da participação ativa de todos os segmentos da escola em suas decisões e encaminhamentos. Para tanto, existe um órgão máximo de gestão na escola, que é:
	
	A
	O conselho de classe.
	
	B
	A direção do estabelecimento.
	
	C
	A coordenação pedagógica.
	
	D
	O conselho escolar.
Você acertou!
O órgão máximo de gestão na escola é o Conselho Escolar. Nele, fortalecem-se ações que promovem o desenvolvimento do princípio da gestão democrática. Pois, nele, são desenvolvidas atividades que priorizam ações coletivas e o seu fortalecimento, o que ocorre por meio da participação ativa de todos os segmentos da escola em suas decisões e encaminhamentos.
Questão 4/10
Ao longo do processo de caracterização da gestão democrática, foi possível perceber que determinadas características são fundamentais ao seu processo de efetivação e que, sem elas, não é possível afirmar que existe um esforço contínuo para a gestão democrática ser, de fato, implementada. A partir dessa afirmação, analise as proposições que apresentam características centrais ao processo de efetivação da gestão democrática na educação.
A) Coletividade, individualismo e competição.
B) Colaboração e corresponsabilidade.
C) Solidariedade, parceria e dialogicidade.
D) Tecnicismo e individualismo
	
	A
	A e B são as alternativas corretas.
	
	B
	C e D são as alternativas corretas.
	
	C
	B e C são as alternativas corretas.
Você acertou!
As marcas essenciais da gestão democrática são a colaboração, a corresponsabilidade, a solidariedade, a parceria e a dialogicidade.
	
	D
	A e D são as alternativas corretas.
Questão 5/10
A socialização do poder propicia a prática da participação coletiva, que atenua o individualismo; da reciprocidade, que elimina a exploração; da solidariedade, que supera a opressão; da autonomia, que anula a dependência de órgãos intermediários que elaboram políticas educacionais das quais a escola é mera executadora (VEIGA, 1998, p.18).
A partir da citação acima podemos inferir quais seriam as principais atribuições do diretor para a efetivação da gestão democrática. Analise as alternativas a seguir e marque as que são centrais para a função do diretor.
A) Respeitar os vários órgãos de representação da escola;
B) Centralizar as decisões;
C) Garantir o direito ao debate como elemento fundamental à qualidade do ensino;
D) Vincular a avaliação de desempenho a formas de opressão;
Agora selecione a alternativa correta:
	
	A
	A e C são as alternativas corretas.
Você acertou!
As principais funções do diretor na efetivação de uma gestão democrática são: Respeitar os vários órgãos de representação da escola; Comprometer-se com o projeto definido coletivamente; Democratizar as decisões e descentralizar as responsabilidades; Garantir o direito ao debate como elemento fundamental à qualidade do ensino; Desvincular a avaliação de desempenho de qualquer forma de opressão; Respeito ao Regimento Escolar.
	
	B
	C e D são as alternativas corretas.
	
	C
	B e C são as alternativas corretas.
	
	D
	A e D são as alternativas corretas.
Questão 6/10
O pedagogo é o profissional da educação que tem por função primordial a organização e a coordenação de todo o trabalho pedagógico desenvolvido pela escola. Para que tal ação tenha possibilidade de sucesso, ele deverá ter sempre como elemento norteador o Projeto Político Pedagógico (PPP), que foi discutido e elaborado coletivamente por todos aqueles que trabalham na escola.
Analise a afirmação acima e marque as principais atividades do pedagogo nos mecanismos de gestão democrática.
a) Desestimular ações que visem a participação da comunidade na escola;
b) Subsidiar teórica e metodologicamente todas as reflexões pedagógicas que são realizadas no interior de todos os mecanismos de gestão democrática;
c) Incentivar e coordenar a participação de todos os profissionais nos mecanismos de gestão democrática;
d) Impor os princípios teóricos presentes no PPP sem viabilizar novas reflexões;
Agora selecione a alternativa correta:
	
	A
	A e C são as alternativas corretas.
	
	B
	C e D são as alternativas corretas.
	
	C
	B e C são as alternativas corretas.
Você acertou!
As principais atribuições do pedagogo nos mecanismos de gestão democrática são: subsidiar teórica e metodologicamente todas as reflexões pedagógicas que são realizadas no interior de todos os mecanismos de gestão democrática e incentivar e coordenar a participação de todos os profissionais nos mecanismos de gestão democrática.
	
	D
	A e D são as alternativas corretas.
Questão 7/10
A Hora-atividade é um espaço importante para o desenvolvimento de várias atividades que podem promover a melhoria da qualidade do ensino, bem como a articulação com a comunidade. Analise as alternativas a seguir e marque as atividades que caracterizam a hora-atividade como espaço efetivo de melhoria da qualidade do ensino.
A) Momento privilegiado de formação continuada dos professores;
B) Espaço de reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico;
C) Acompanhar e articular o desenvolvimento do trabalho da escola programando ações que apresentem possibilidades reais de intervenção no processo de aquisição do conhecimento.
D) Momento preparado para a fiscalização das atividades que são realizadas pelos professores em sala de aula.
Agora selecione a alternativa correta:
	
	A
	A e D são as alternativas corretas.
	
	B
	C e D são as alternativas corretas.
	
	C
	A, B e C são as alternativas corretas.
Você acertou!
As atividades que devem ser desenvolvidas na hora-atividade que apontam para a melhoria da qualidade do ensino são: Momento privilegiado de formação continuada dos professores; Espaço de reflexão sobre o Projeto Político Pedagógico; Acompanhar e articular o desenvolvimento do trabalho da escola programando ações que apresentem possibilidades reais de intervenção no processo de aquisição do conhecimento.
	
	D
	B, C e D são as alternativas corretas.
Questão 8/10
O Conselho Escolar é um mecanismo de gestão democrática, um órgão colegiado composto de forma paritária por todos os segmentos dos trabalhadores da escola, pais e alunos com o objetivo explícito de promover o desenvolvimento da educação, garantindo que na Educação Pública, principalmente, seja a maioria das pessoas envolvidas na Escola quem efetivamente decidam os rumos, o futuro,

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando