Buscar

Conceitos de elasticidade em economia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Federal Rural de Pernambuco
Departamento de Economia
Introdução à Economia
Professor: William José Sabbag
Aluna: Sarah S. M. de Oliveira
SV1 – Med. Veterinária
Exercício para a 1ª V.A
Descreva os seguintes conceitos de elasticidade:
01 - Elasticidade Preço da Demanda (Epd): é a sensibilidade da procura em relação ao preço do produto. Ou seja, qual a variação percentual na demanda de um determinado produto, de acordo com a variação percentual de seu preço. Pode ser calculada através das seguintes fórmulas:
Sendo PO o preço inicial, ∆P a variação do preço, QDO a quantidade demandada inicial e ∆QD a variação da quantidade demandada. A Epd pode ser classificada de acordo com o valor absoluto de Epd2. Para Epd2 maior que 1, a demanda do bem pode ser considerada elástica, ou seja, a variação no preço do produto gera uma variação maior que a primeira na quantidade demandada. Para Epd2 igual a 1, a demanda do bem é considerada unitária, significando que a variação no preço do produto gera uma variação exatamente igual na demanda do produto. E para Epd2 maior que 1, a demanda do bem é considerada inelástica, neste caso a variação no preço implica em uma variação menor que esta na demanda do produto.
02 - Elasticidade Renda da Demanda (Er): é a sensibilidade da demanda em relação à renda do consumidor. Ou seja, qual a variação percentual na demanda de um determinado produto, de acordo com a variação percentual da renda do consumidor. Pode ser calculada através das seguintes fórmulas:
Quando o valor de Er é negativo, infere-se que se trata de um bem inferior, ou seja, a demanda do bem diminui conforme aumenta a renda do consumidor. Quando Er é positivo, porém menor que 1, tem se uma demanda inelástica, pouco sensível com relação à renda. Quando igual a 1, uma demanda unitária, e quando maior que 1, a demanda é elástica, e este tipo de bem é caracterizado como bens superiores (de luxo), cujo o consumo aumenta conforme aumenta a renda do conumidor.
03 - Elasticidade Preço Cruzada da Demanda: é a sensibilidade da demanda de um produto A em relação a variações de preços de outros produtos. Ou seja, qual a variação percentual na demanda de um determinado produto, de acordo com a variação percentual do preço de outro produto. Pode ser calculada através das seguintes fórmulas:
Para bens substitutos, ou seja, aqueles que o consumo de Z pode diminuir o consumo de X (produtos similares, como café e chá, margarina e manteiga), a Ecruzada assume valores maiores que 0, podendo ser elástica, inelástica ou unitária. Valores de Ecruzada menores que 0 (negativos), implicam bens complementares, aqueles cujo o consumo de Z estimula o consumo de X (pão e manteiga, leite e café). Para bens de consumo independente, caso em que o consumo de Z	 em nada influencia o consumo de X, a Ecruzada resulta em 0.
04 - Elasticidade Preço da Oferta (Epo): é a sensibilidade da oferta em relação ao preço do produto. Ou seja, qual a variação percentual na oferta de um determinado produto, de acordo com a variação percentual do preço do mesmo. Pode ser calculada através das seguintes fórmulas:
Para valores de Epo menores que 1, a oferta é considerada inelástica. Para valores iguais a 1, unitária. E para valores maiores que 1 é considerada elástica.

Continue navegando