Buscar

Atividade de portfólio 2 Macroeconomia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Atividade de portfólio 2
1) O que você entende por equilíbrio macroeconômico com desemprego de recursos a curto prazo? Faça um gráfico ilustrativo da situação e responda ainda:
Existe uma diferença entre produto ou renda de equilíbrio e produto de pleno emprego. A renda de pleno emprego ocorre quando todos os recursos produtivos disponíveis estão empregados e a economia está produzindo com plena capacidade. A renda de equilíbrio ou renda efetiva é determinada quando a oferta agregada iguala a demanda agregada d e bens e serviços. Isso pode ocorrer abaixo do pleno emprego, si unificando que a produção agregada, apesar de abaixo de sua capacidade potencial, atende às necessidades da demanda. É uma situação tipicamente keynesiana, com equilíbrio macroeconômico com desemprego, ou equilíbrio abaixo do pleno emprego. O objetivo de política econômica, no modelo keynesiano, é encontrar o equilíbrio a pleno emprego, ou seja, fazer o equilíbrio entre oferta e demanda agregadas coincidirem com a renda ou produto de pleno-emprego.
 
C = Co + C.Yd ,Co e c > 0 
C = Consumo 
Yd = Renda Disponível 
Co = Consumo Autônomo 
C.Yd = Consumo induzido pela renda 
Onde tg α = c
a) Para que essa economia possa chegar no pleno emprego ou próximo dele, o correto é estimular a oferta agregada, a demanda agregada ou ambas? Por quê?
Ambas. O mercado de um produto encontra-se em equilíbrio quando as quantidades oferecidas desse produto são iguais às quantidade procuradas. O preço para o qual as quantidades oferecidas vão ser iguais à s quantidades procuradas é o preço de equilíbrio. A quantidade de equilíbrio é a quantidade em que tanto a procura como a oferta são iguais. 
Quando a oferta é maior que a demanda, ocorre liquidação por parte das empresas como forma d e reduzir seus estoques. Quando a demanda é maior que a oferta, as empresas aumentam a quantidade ofertada e, consequentemente, os preços dos produtos, fazendo assim com que a demanda diminua. Nesses dois casos, o objetivo da empresa é levar o mercado para o preço e quantidade de equilíbrio. Havendo igualdade entre oferta e demanda, terá uma harmonização entre os variados interesses entre os produtores e os consumidores.
2) Suponha que um governo planeje investir em 2014 cerca de R$ 200 bilhões somente em obras de infraestrutura. Suponha também que o multiplicador dos gastos autônomos dessa economia seja  = 2,5. Qual será o valor previsto de acréscimo nominal ao Produto Nacional do citado ano, decorrente somente dos gastos acima citados? Complemente sua resposta explicando como e porque os efeitos dessa força motriz se irradiam numa economia.
Será de 50 bilhões visto que α = ΔY/ΔD = 2,5 = ΔY/200 --- = 500 bilhões. Esse estimulo aumenta a empregabilidade, logo a renda também aumentará, principalmente a dos trabalhadores. Além de alavancar a cadeia produtiva, fazendo surgir grandes oportunidades no ramo dos negócios.
3) COMENTAR A AFIRMATIVA: “Se toda uma coletividade resolvesse, por alguma razão, tornar-se essencialmente poupadora isso teria impacto sobre o nível de Renda da economia”.
Assuma se você concorda ou discorda dessa afirmação e diga sobre quais condições o fato poderia gerar uma queda de Renda dessa economia.
Concordo. Essa situação geraria uma redundância de estoques nas empresas, fazendo com que seja necessário baixar os preços, gerando desemprego in voluntário e parando a produção. A propensão marginal seria zero, pois a poupança que é o que resta depois do consumo, tornaria a propensão média sem existência.
4) Você e seu departamento são responsáveis por medidas de política econômica de alcance nacional. Proponha e explique o resultado esperado de uma medida de política fiscal, para as seguintes situações observadas num país:
a) Ocorrência de significativo hiato inflacionário em decorrência de uma alta demanda agregada;
Política fiscal contracionistas de demanda agregada em virtude do aumento dos preços dos bens e serviços pelo aumento do consumo, o que ocasiona uma inflação. Para conter essa demanda, aumentar ia a taxa de juros cobrada nas operações de crédito em cinco pontos percentuais.
b) Baixo nível de emprego dos fatores produtivos, notadamente da mão de obra;
Política fiscal expansionista de demanda agregada . O mercado de bens e serviços está retraído. Assim sendo, para estimular o mercado, reduziria as partes de IPI (Imposto sobre o produto Industrializado) pela metade por um prazo de seis meses. Essa redução se IPI aplicaria na chamada linha branca (freezer, geladeira).
5) Você concorda que há uma relação direta entre déficit público e inflação? Não concorda? POR QUÊ?
Concordo. Segundo o pensamento keneysiano, o déficit público é feito por políticas fiscais expansionistas, que seguram o pleno emprego e também o aumento da demanda agregada.
6) Alguns políticos, quando lhes é conveniente, utilizam o argumento de que: “o governo deve ampliar seus gastos em áreas estratégicas da economia, pois o aquecimento da atividade econômica deles resultante, levará a um crescimento suficiente da arrecadação para financiá-los, não afetando negativamente o orçamento do governo (saldo orçamentário)”. Você concorda? Discorda? Por quê?
Concordo em parte. Se o governo ampliar os gastos em áreas estratégicas da economia isso fará com que se tenha retorno dos investi mentos, assim não trará impacto negativo no saldo do orçamento. Mas aí também vai depender de algumas variáveis, como por exemplo, o efeito multiplicador, a propensão marginal e principalmente os “roubos” feitos pelos governos que querem se aproveitar desses investimentos.

Outros materiais