Buscar

trabalho np2 Pup

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
ELIZANGELA MARTINS DE OLIVEIRA – R.A. T379EB-2
 
 
 
 
ARQUITETURA E URBANISMO
PUP –IU PROJETO URBANO E PAISAGISMO- INTERVENÇÃO URBANA -DP
 
 
 
LEITURA , PESQUISA , PRODUÇÃO TEXTUAL RESUMIDA E DESENHOS
 
 
 
 
 
 Entregue em 20 de maio de 2015
 
 
 -----------------------------------------------------
 Prof.Dinalva Derenzo Roldan
 Universidade paulista Unip
 
 
 
SÃO PAULO
2015
*
*
sumário
 1. Introdução 4 
 
 Conceito 5
 Os arquitetos ( Ateliê 5) 6
 
 Partido arquitetônico 7
 
 Análise do entorno 8
 
 Mapa de pesquisa de vias 9
 Planta de localização 10
 Plantas da tipologia e cortes 11
 Análise do projeto (desenho perspectivo ) 12
 Setorização do edifício 13
 Imagens do conjunto habitacional Halen 14
 Conclusão 18
 Bibliografia 19
*
*
Introdução
O conjunto habitacional de casas em fitas em Halen, de Erwin Fritz, Samuel Garber, Rolf Hesterberg e Alfredo Pini, os fundadores do escritório de projeto Ateliê 5, é um dos poucos conjuntos a ter um impacto significativo fora da área do projeto de conjuntos habitacionais. Ele dá uma importância contribuição á história da Arquitetura por dois motivos: a forma do agrupamento e o desenvolvimento habilidoso das casas em fita com tipologia. 
A forma do conjunto, que buscava melhorar a ideia de lugar e consequentemente fomentar um espírito de comunidade e identidade nos moradores, usa elementos urbanos tradicionais como ruas,quarteirões e pátios – características típicas de uma cidade. Há dois tipos básico de casa em fita : uma com 3,8 metros de largura,com escada perpendicular á parede-meia,e outra com 4,7 metros de largura,com escada paralela à parede-meia, ambas têm três pavimentos. Há, então, muitas variantes possíveis dentro de cada tipo, incluindo,por exemplo, dormitórios adicionais,um terraço,um ateliê e um segundo banheiro.
As casas implantadas na encosta com orientação sul, 79 no total, são todas voltadas para a mesma direção,perpendiculares á encosta. Com jardins na parte sul, e entradas para o norte.Os carros são estacionados junto á divisa e há apenas passeios de pedestre entre os terraços. No centro, o espaço se abre para formar um quadrado,com um lado reservado para pequenas lojas e um pequeno grupo de quitinete se apartamentos de dois dormitórios. 
O sucesso do conjunto está diretamente relacionado com a resolução habilidosa do eterno problema do planejamento de conjuntos habitacionais: o conflito criado entre as demandas por privacidade e por vida comunitária. Os arquitetos estavam muito preocupados, devido á alta densidade de um conjunto como esse,em satisfazer ambas as necessidades. 
Para assegurar uma privacidade adequada aos moradores, a proximidade é reduzida ao mínimo, como uma planta baixa profunda e paredes altas que protegem os jardins, e com bom isolamento acústico usando pesadas paredes-meias de concreto duplas com cavidade.
Os apartamentos utilizam uma central de calefação,e a propriedade é baseada em um modelo cooperativista onde cada morador é proprietário de um porcentual do condomínio total, incluindo as ruas, os passeios e espaços abertos, a piscina, a lavanderia, a casa do zelador e a garagem.
4
*
*
 
O MODERNISMO PÓS-GUERRA
 Ateliê 5 
 Berna, Suíça; 1955-1961 
Localização
Fica a 5 km. Berna, Suíça. Implantado no meio de uma floresta exuberante.
Conceito
O conceito considerado pelos arquitetos do Atelier 5 foi o de proteger o espaço privado, tanto dentro e por fora e acusticamente isolar cada unidade, promovendo os laços sociais no habitat comum.
Um dos pontos principais deste projeto, juntamente com unidades de habitação a preços acessíveis, são os serviços comunitários. 
Com a compra de uma casa proprietários adquirir a propriedade de um 79 de todas as instalações comuns da colônia.
CONJUNTO HABITACIONAL EM HALEN 
5
*
*
 
 Os fundadores do escritório de projeto Ateliê 5
 O Studio 5 é uma parceria arquitetônica fundada em 1955 Bern (Suíça) pelos cinco arquitetos Erwin Fritz, Samuel Gerber, Rolf Hester Berg, Hans Hostettler e Alfredo Pini, cutucando no logo após a fundação Niklaus Morgenthaler e Fritz Thormann.
  A do seu 1958-1962 percebeu liquidação Halen é conhecido mundialmente como um exemplo pioneiro nos assentamentos após a Segunda Guerra Mundial . O edifício protótipo e o trabalho em grupo são características essenciais do escritório. 
 Para isso, o primeiro notável com relação a vir Le Corbusier e desde o estabelecimento de escritórios até à data preocupação persistente com a construção de concreto. Assim, o estúdio era 5 na década de 1970, o movimento da Nova brutalismo atribuído.
 No entanto, esta observação permanece ligado à superfície. O Studio 5 pode nem no concreto material fixado, nem na "maneira à le Corbusier" ser encurtado. A partir da atitude básica do Mestre, ele ganhou ao longo do tempo uma linguagem arquitetônica complexa separada, que é o ponto de partida "Moderno" comprometido e distingue-se pela clareza prática e a ausência de sinais relacionados com o tempo (a partir dos pós-modernistas sobre o desconstrucionismo de moda para o presente " nova sensibilidade ").
6
*
*
A forma do agrupamento e o desenvolvimento habilidoso das casas em fita como tipologia e a conformação topográfica do terreno é o partido arquitetônico do projeto Halen
Imagens do conjunto habitacional Halen
7
*
*
Análise do projeto
Desenho dos pavimentos 
12
*
*
13
*
*
Imagens da maquete
14
*
*
Telhados verdes é um detalhe importante nesta obra, que interage a todo momento com o meio ambiente.
15
*
*
Acessibilidade
A bicicleta é um grande incentivo a mobilidade urbana. 
16
*
*
Salão de jogos e café
Piscina 
Alpendre/ escada jardim
17
*
*
conclusão
 O assunto abordado neste trabalho é sobre um conjunto habitacional relevante para a história da arquitetura, onde, a análise me conduziu para uma arquitetura do século XX , a 5 km de Berna capital da Suíça. Sendo Implantado no meio de uma floresta exuberante ao lado do lago Wohlen.
 Este conjunto habitacional despertou meu interesse, por ser tratar de uma arquitetura que interage com o meio ambiente, onde, a dinâmica da volumetria socializa com o solo e traz uma harmonia do conjunto habitacional ao seu entorno.
 Foi um projeto pós guerra de grande importância na arquitetura, por ser visionário e obter elementos que dispõe de funcionalidade, e pela preocupação em manter o lugar como uma comunidade de elementos urbanos tradicionais como ruas, quarteirões e pátios.
18
*
*
Bibliografia
 
http://es.wikiarquitectura.com/index.php/Colonia_Halen
https://proyectos4etsa.wordpress.com/2012/07/06/siedlung-halen-atelier-5-berna-suiza-1960/
http://housingprototypes.org/project?File_No=CH008
https://www.youtube.com/watch?v=SqKrSjISa9M
Ferramenta de pesquisa de àrea : Google Earth
Livro: OS Mais Importantes Conjuntos Habitacionais do Século XX - Plantas, Cortes e Elevações - Hilary French

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando