Buscar

RESUMO DE ECONOMIA 1 ESTAGIO

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

ECONOMIA – 1 ESTÁGIO
Conceitos Básico
ECONOMIA: na Etimologia “Administrar a Casa” (oikos + nomos). No Conceito “É a ciência social que estuda a produção, distribuição, e consumo de bens e serviços.
LEI DA ESCASSEZ: As Necessidades são ILIMITADAS, já os Recursos são LIMITADOS. Logo a Economia busca questionamentos como “o que produzir” trata-se de um problema econômico de definir prioridades no uso de recursos escassos gerando uma ESCOLHA. “Pra quem produzir?” Dertermina-se o publico alvo a ser alcançado pelos produtos. “Como Produzir?” problema técnico em que deve se escolher alternativas tecnológicas uma vez definindo o que se pretende produzir. 
MICROECONOMIA – Se encarrega de estudar o comportamento dos agentes e dos fatos econômicos de forma particularizada. Ex.: Mercado, Oferta, Demanda, Escolhas, preferencias, etc.
MACROECONOMIA – Se encarrega de estudar os fenômenos econômicos e comportamento dos agentes de forma agregada. Ex.: PIB, Renda, Juros, Inflação, Crescimento Econômico, etc.
CUSTO DE OPORTUNIDADE – Termo usado e economia para indicar o custo em que um indivíduo se incorre em termos de uma oportunidade renunciada. Ex.: Manter dinheiro em disponibilidade em conta bancaria, ou aquisição de um imóvel, o custo de oportunidade e o que vai se deixar de fazer para realizar outro.
Necessidades Econômicas
INSACIEDADE: A constante busca do bem estar torna-nos insaciáveis, sede, fome, sono etc. levam o nosso corpo a uma CARENCIA e a nos cabe procurar os RECURSOS necessários para suprir tal carência A FALTA, AUSENCIA E PRIVAÇÃO, quando associada a um DESEJO INTENSO DE SATISFAÇÃO causam um SOFRIMENTO.
CONCEITO: Quando o indivíduo manifesta uma determinada carência associada a forte estimulo pode identifica-la como uma NECESSIDADE.
CARENCIA + DESEJO INTENSO = NECESSIDADES ECONOMICAS 
CLASSIFICAÇÃO / PRIMARIAS Essenciais a sobrevivência humana, que coloca em risco a vida quando não atendidas. Ex.: Agua, comida, Saúde, Lazer, Educação. SECUNDARIAS ou SUPERFULAS São as que aparecem a medida que o grau de socialização do indivíduo vai elevando. Ex.: fumar, beber, celulares, adornos etc. COLETIVAS OU PUBLICAS Alcançam toda uma coletividade, são recursos cujo indivíduo não pode arcar. Ex.: Energia, Saneamento, Segurança, Comunicação etc.
Bens e Serviços
Para que as necessidades sejam saciadas e necessária a captação do RECURSO capaz de SATISFAZE-LAS OS BENS E RECURSOS UTEIS SÃO CAPAZES DE SATISFAZER UMA OU MAIS NECESSIDADES.
CONCEITO DE UTILIDADE: é a capacidade de um bem ou serviço de atender uma necessidade. 
CONCEITO DE BENS: arcaico, antes divididos em Materiais ou Imateriais, outros usam o critério da tangibilidade para diferenciar, os bens são recursos materiais e os serviços são imateriais, o que caracteriza a palavra tangível seria: “todo e qualquer recurso mensurável através de uma grandeza física”.
 PRERROGATIVAS DE BENS: sob o bem exerce o DOMINIO o recurso e sempre disponível a você, POSSE o recurso está à disposição USUFRUTO goza da utilidade do BEM.
 PRERROGATIVAS DE SERVIÇOS: Possui apenas o USUFRUTO.
CLASSIFICAÇÃO DOS BENS QUANTO A ORIGEM são LIVRES: obtidos por produção natural como energia solar, agua, ar e ECONOMICOS: Resultado de esforço humano, o que resulta num valor agregado.
QUANTO A DISPONIBILIDADE ESCASSOS: Quando e insuficiente para atender a procura e ABUNDANTE: Quando e mais que suficiente.
QUANTO A NATUREZA BENS MATERIAIS OU TANGÍVEIS: são tangíveis pelo fato de atribuir volume, peso, altura etc. BENS IMATERIAIS OU INTAGÍVEIS: bens que não são materiais, mas são uteis e necessários como patentes e marcas. BENS OU SERVIÇOS DURÁVEIS: E destinado ao consumo para atender necessidades, mas não se extingue imediatamente como eletrônicos, assinaturas de contrato, prestação de um serviço etc. BENS OU SERVIÇOS NÃO DURAVEIS: desaparecem após satisfazer necessidades humanas como produtos de beleza, higiene, transporte etc.
QUANTO À FINALIDADE BENS PRIMARIOS: São extraídos diretamente da natureza para atender as necessidades humanas ou serem transformados. BENS INTERMEDIARIOS: São os que já passaram pela transformação mas ainda não estão prontos como madeira, trigo, aço. BENS DE CAPITAL: o bem cuja principal utilidade e de se transformar outro bem como Maquinaria, ferramentas, computadores etc. BENS FINAIS: Os que satisfazem direta e indiretamente as necessidades como refrigerantes, pão, roupas etc.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais