Buscar

Regulamentos de Tráfego Aéreo e Comunicaçãoes Aeronáuticas

Prévia do material em texto

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
	
	Atividade de Avaliação a Distância
Disciplina/Unidade de Aprendizagem: UA - 546 - REGULAMENTO DE TRÁFEGO AÉREO E COMUNICAÇÕES AERONÁUTICAS - 2016B
Curso: 
Professor: 
Nome do aluno: 
Data: 
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Após quase bater no DF, avião pegou marqueteiro do PT e o levou ao PR.
Piloto da Polícia Federal ignorou instrução e invadiu rota de voo da FAB.
Aeronáutica investiga o ocorrido; controlador interveio e evitou choque no ar.
Raquel Morais Do G1 DF
Aeronave da Polícia Federal pousada em Guarulhos (SP) para levar o marqueteiro do PT João Santana ao Paraná (Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo)
O avião que quase bateu em outro durante decolagem no Aeroporto Internacional de Brasília nesta terça-feira (23) é da Polícia Federal e seguia para São Paulo para transportar o marqueteiro do PT João Santana ao Paraná. Santana desembarcou em Guarulhos um dia depois de ter a prisão decretada pela Justiça por receber US$ 7,5 milhões em conta secreta no exterior. A suspeita é de que os recursos tenham origem no esquema de corrupção na Petrobras investigado na Operação Lava Jato.
O incidente aconteceu por volta de 7h30. Os aviões deixariam simultaneamente o terminal, mas em direções diferentes: o de matrícula PR-BSI, da Polícia Federal, faria uma curva para a direita logo após deixar o solo, rumo a Guarulhos (São Paulo), mas acabou virando para a esquerda e invadiu a rota da aeronave da Força Aérea Brasileira.
(...)
A Aeronáutica apura o caso. “Desde novembro de 2015, o Aeroporto de Brasília opera com decolagem simultânea, tendo em vista que as pistas são paralelas. No caso em questão, foram autorizadas duas decolagens simultâneas: aeronave de matrícula PR-BSI com destino a Guarulhos decolando da pista direita e a aeronave FAB 2582 decolando da pista esquerda", diz nota da FAB. "A instrução do perfil de decolagem que foi confirmada pelo piloto da aeronave PR-BSI previa curva imediata à direita após a decolagem (conforme descrito na carta de decolagem). Entretanto, o perfil executado pelo piloto contrariou a instrução recebida e a aeronave teve um deslocamento à esquerda, interferindo na decolagem da aeronave FAB 2582, que cumpria corretamente o seu perfil de decolagem”, afirma o texto.
Fonte: G1. Publicado: 24/02/2016 09:17h. Disponível em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/02/apos-quase-bater-no-df-aviao-pegou-marqueteiro-do-pt-e-o-levou-ao-pr.html
Considere que as informações veiculadas na notícia sejam verdadeiras tão somente para a realização da presente AD. 
Questão 1) 2,5 pontos
Pesquisa:
Busque no sítio AIS WEB a ADC (carta de aeródromo) do SBBR e responda o que segue. Se você encontrar dificuldades com abreviaturas, faça uso do MACAR IFR (Manual de Confecção de Cartas Aeronáuticas – IFR). Esse interessante manual apresenta o significado de abreviaturas no seu item 2.
Quais as frequências disponíveis para radiotelefonia? 
ATIS: 127,80
CLRD: 121,00
SOLO: 121,80
TORRE: 118,10 / 118,45 / 121,50
Qual a elevação do AD e a distância entre as pistas paralelas?
Elevação: 3.497 ft
Separação de RWY: 3.600 ft
Questão 2) 2,5 pontos
Considere a troca de mensagens radiotelefônicas entre o tráfego da Força Aérea e a aeronave da Polícia Federal que é mostrada em seguida: 
Controlador: Força Aérea 2582, trace uma posição de uma hora. Curve imediatamente agora para o rumo norte, senhor, a fim de evitar que essa aeronave... Interrompa a subida agora.
Controlador: Força Aérea 2582, Controle Brasília, interrompa a subida agora. Trace uma correção agora de uma hora, mesma altitude, senhor.
Piloto da FAB: Tô visual, mantendo separação aqui. A aeronave iniciou curva à direita, a saída nossa ficou conflitante com esse tráfego, ok? A saída era prevista, a decolagem da 11 esquerda com ligeiramente curva à direta. Não tem, não tem mais como fazer essa saída aqui com essa aeronave decolando.
Controlador: O senhor está correto, Força Aérea 2582. Bravo Serra Índia (PR-BSI), a sua decolagem deveria ter iniciado com curva à direita, 4,1 mil pés. Suba agora para o nível 270.
Piloto do PR-BSI: Subindo para o nível 270 proa sul.
Fonte: adaptado de G1. Publicado: 24/02/2016 09:17h. Disponível em: http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/02/apos-quase-bater-no-df-aviao-pegou-marqueteiro-do-pt-e-o-levou-ao-pr.html
a) Sabendo que o tráfego da Polícia Federal (PR-BSI) decolou da RWY 11R (pista 11 direita) para São Paulo, carregando os melhores equipamentos de navegação disponíveis, escolha ao menos um procedimento de subida adequado ao cenário descrito. 
Para isso, busque em http://www.aisweb.aer.mil.br a aba “Cartas”, selecione “Indicadores de Localidade” (SBBR) e o “Tipo de Carta” (SID). Veja o exemplo na figura abaixo. Analise cada carta até encontrar ao menos uma sirva como resposta.
Procedimentos disponíveis: LUZ 1A, RNAV LIVEV 1A e RNAV MOXOB 1A.
Indique ao menos um procedimento de subida que não poderia ser escolhido pelo APP – por inadequação ao cenário – para o PR-BSI. Justifique sua resposta.
R: RNAV PANOK 1A, pois após decolagem, deve ser mantida a proa da pista 11R e em seguida curva a esquerda.
Questão 3) 2,5 pontos
O nível de voo 270 (FL270) é par ou ímpar? Justifique sua resposta segundo as normas brasileiras. 
R: Ímpar, pois o nível se inicia com 27, número ímpar.
Qual o mais alto FL no qual se pode voar VFR segundo as normas brasileiras? Justifique. 
R: Qualquer voo VFR deverá ser realizado abaixo do FL150, mas como o voo visual só pode ser de 500 em 500 pés, o último nível disponível é o FL145. 
Questão 4) 2,5 pontos
Analise o documento abaixo, um fragmento das regras do ar chilenas. Saiba que “derrota” significa “rumo”.
Fonte: Leychile. Disponível em: http://www.leychile.cl/Navegar?idNorma=1053079&buscar=reglas+del+aire
Aponte diferenças entre a norma chilena e a brasileira.
R: Segundo as regras brasileiras, tanto para voo VFR ou IFR, da proa 0º a 179º são voo em FL ímpares, e de 180º a 359º voos em FL pares. As regras chinelas muda-se o intervalo de proas, sendo de 030º a 209º voo em FL ímpares e de 210º a 029º voos em FL pares.

Continue navegando