Aula 10
13 pág.

Aula 10


DisciplinaAfrodescendente27 materiais81 seguidores
Pré-visualização1 página
História dos Povos Indígenas e Afrodescendentes
Karen Bortoloti Fernando Balieiro
Aula 10
*
As políticas de ação afirmativa: 
o século XXI
Movimento Negro e a Conferência de Durban;
Implementação das cotas em Universidades Públicas; 
Criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (2003).
*
*
O que são políticas de ação afirmativa? (GEMA/ UERJ)
\u201cAções afirmativas são políticas focais que alocam recursos em benefício de pessoas pertencentes a grupos discriminados e vitimados pela exclusão socioeconômica no passado ou no presente\u201d;
Via cotas, bônus ou fundos de estímulo; bolsas de estudo; determinação de metas ou cotas mínimas de participação na mídia, na política e outros âmbitos; reparações financeiras; distribuição de terras e habitação; medidas de proteção a estilos de vida ameaçados; e políticas de valorização identitária. 
*
*
O que são políticas de ação afirmativa? (GEMA/ UERJ)
Podem incluir medidas que englobam tanto a promoção da igualdade material e de direitos básicos de cidadania, como também formas de valorização étnica e cultural.
Atuam preventivamente 
em favor de indivíduos 
que potencialmente 
são discriminados. 
*
*
O que são políticas de ação afirmativa? (Joaquim Barbosa Gomes)
\u201cImpostas ou sugeridas pelo Estado, por seus entes vinculados e até mesmo por entidades puramente privadas, elas visam a combater não somente as manifestações flagrantes de discriminação, mas também a discriminação de fato, de fundo cultural, estrutural, enraizada na sociedade\u201d; 
\u201c[visam] transformações culturais e sociais relevantes [que promovam os] princípios do pluralismo e da diversidade nas mais diversas esferas do convívio humano\u201d. 
*
*
Lei 10.639 (2003) / Lei 11.645 (2008)
Modificação da LDB - Inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira\u201d. 
Inclusão da História e Cultura dos povos indígenas. 
*
*
Lei 10.639 (2003) / Lei 11.645 (2008)
Rompimento com uma visão eurocêntrica da História Nacional, bem como, com as visões dominantes da "democracia racial" brasileira que conviveu com a subvalorização das culturas autóctones e de origem africana, antes vistas como atrasadas ou inferiores.
*
*
Ensino Superior Público e Privado
Desde 2001, ocorre a implementação de cotas em Universidades Públicas.
O Programa Universidade Para Todos (PROUNI) de 2005 (incorporação de estudantes egressos da escola pública, de baixa renda e, dentre eles, foram reservadas cotas para candidatos pretos, pardos e indígenas). 
*
*
Implementação das políticas de 
AA no Ensino Superior
Universidades adotaram tais políticas a partir de deliberações internas com base na autonomia universitária.
Predominância de critérios socioeconômicos e étnico-raciais.
Predominância do critério de autodeclaração.
*
*
Consolidação das Políticas de 
AA no Ensino Superior
Ação no STF (2009). No final de abril de 2012, o Supremo Tribunal Federal declarou, por unanimidade, a constitucionalidade das cotas raciais nas universidades públicas do país.
 Lei 12.711. Reserva de 50% das vagas nas universida­des federais do país, com percentuais para negros e indígenas na proporção da população de cada estado.
*
*
Bibliografia
BERNARDINO, Joaze. Ação afirmativa e a rediscussão do mito da democracia racial no Brasil. Estudos afro-asiáticos, vol.24, n.2 [cited  2014-06-15], pp. 247-273, 2002. 
CAMPOS, Luiz Augusto; DAFLON, Verônica; FERES JÚNIOR, João. Ação afirmativa, raça e racismo: uma análise das ações de inclusão racial nos mandatos de Lula e Dilma. Revista de Ciências Humanas (Viçosa), v. 2, p. 399-414, 2012.
JODAS, Juliana; KAWAKAMI, Érica. Políticas de Ação Afirmativa no Ensino Superior Brasileiro e o Acesso de Povos Indígenas. Políticas Educativas, v. 06, p. 1, 2013.
MEDEIROS, Priscila ; VIEIRA, Paulo. Ação Afirmativa no Brasil e no mundo: notas para um debate em curso. In: Valter Roberto Silvério; Érica Aparecida Kawakami Mattioli; Thais Fernanda Leite Madeira. (Org.). Relações étnico-raciais: um percurso para educadores. 1ed.São Carlos: Edufscar, v. II, p. 183-214, 2012. 
*
História dos Povos Indígenas e Afrodescendentes
Karen Bortoloti Fernando Balieiro
Atividade 10
*
Sobre as políticas de ação afirmativa, é correto afirmar que: 
são uma forma de assegurar privilégios a determinados grupos favorecidos.
visam a transformação sociocultural de uma realidade, promovendo a diversidade.
ação afirmativa é sinônimo de cotas nas universidades. 
dizem respeito, exclusivamente, a políticas voltadas aos afro-brasileiros. 
*
*