Buscar

HISTOLOGIA

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

HISTOLOGIA
Discentes: 
luZIANA Florindo dos santos
samanta dos santos ronquete
thayuana tosi botelho
PELE
Constituí 16% do peso corporal, é considerada o maior órgão do corpo humano;
Recobre a superfície do corpo;
Constituída por uma porção epitelial: a epiderme. E uma porção conjuntiva: a derme e a hipoderme;
Possui estruturas anexas a ela, como: pelos, unhas, e as glândulas sudoríparas e sebáceas;
A pele apresenta diferenças segundo a sua localização. A palma das mãos e a planta dos pés, que sofrem um atrito maior, possuem uma epiderme constituída por várias camadas celulares e por uma camada superficial de queratina bastante espessa. Esse tipo de pele foi denominado pele grossa, não possui pelos e glândulas sebáceas, mas as glândulas sudoríparas são abundantes. A pele do restante do corpo tem uma epiderme com poucas camadas celulares e uma camada de queratina delgada e foi designada pele fina. 
FUNÇÕES
Proteção contra lesões, invasão bacteriana e dessecação;
Regulação da temperatura do corpo; 
Recepção de sensações contínuas do meio ambiente;
Excreção de varias substâncias;
Absorção de radiação ultravioleta (UV) solar para a síntese de vitamina D;
Sensibilidade;
Imunidade.
EPIDERME
É a camada superficial da pele, origina-se do ectoderma e é constituída por epitélio estratificado pavimentoso queratinizado;
As células mais abundantes nesse epitélio são os queratinócitos. Apresenta ainda três tipos de células: os melanócitos, as células de Langherans e as de Merkel;
Podem ser distinguidas quatro camadas no epitélio estratificado pavimentoso queratinizado da epiderme: o estrato basal, o estrato espinhoso, o estrato granuloso e o estrato córneo. 
CAMADAS DA EPIDERME
Estrato Basal: Camada mais profunda da epiderme, constituída por uma única camada de células cubóides a colunares baixas, mitoticamente ativas, contendo um citoplasma basófilo e um grande núcleo. Apoia-se sobre uma membrana basal e assenta-se sobre a derme, formando uma interface irregular. 
Estrato Espinhoso: Camada mais espessa da epiderme, formada por células cubóides ou achatadas, de núcleo central, que junto com o estrato basal formam a camada de Malpighi, são responsáveis pela renovação dos queratinócitos da epiderme. 
Estrato Granuloso: É a camada mais superficial da epiderme, cujas células ainda possuem núcleo central e citoplasma carregado de grânulos basófilos (grânulos de querato-hialina), não envolvidos por membrana. Suas células possuem também grânulos lamelares, formados por bicamadas lipídicas e são envoltos por membrana, indo contribuir para tornar a pele impermeável à água, impedindo a desidratação do organismo. 
CAMADAS DA EPIDERME
Estrato Lúcido: Presente somente na pele espessa é constituído por uma fina camada de células achatadas; não possuem núcleo nem organelas em seu citoplasma, somente filamentos de queratina, compactados. 
Estrato Córneo: É a camada mais superficial da epiderme, constituído por células achatadas, mortas e sem núcleo nem organelas e repleto de queratina, denominadas escamas (liberadas constantemente). 
DERME
A Derme é o tecido conjuntivo onde a epiderme se apóia e se une ao tecido celular cutâneo ou hipoderme;
A Derme contém os anexos cutâneos, os vasos sanguíneos e linfáticos, os nervos e as terminações nervosas sensoriais, que podem ser livres ou encapsuladas;
A Derme é subdividida em: Derme Papilar- que corresponde às papilas dérmicas e é constituída por tecido conjuntivo frouxo; 
E Derme Reticular- a maior parte da derme, de tecido conjuntivo denso não modelado. As fibras colágenas dispostas em diferentes sentidos conferem resistência ao estiramento. 
As camadas papilar e reticular contêm fibras elásticas, o que dá elasticidade à pele.
HIPODERME
Constituída por tecido conjuntivo frouxo, une a derme aos órgãos subjacentes;
Composta por células adiposas, age como isolante térmico e reserva calórica;
Em determinadas regiões do corpo, protege contra traumas, atuando como ‘’amortecedor’’. 
ESTRUTURAS ANEXAS
PELOS: Os pelos são estruturas delgadas e filamentosas queratinizadas, que se projetam da superfície da epiderme da pele e crescem na maior parte do corpo. No corpo humano, há dois tipos de pelos: os pelos macios, delicados curtos e claros, denominados pelos velos. E os pelos duros, grandes, grosseiros, longos e escuros, denominados pelos terminais. Os pelos humanos não dão um isolamento térmico como os pelos dos animais, em vez disso, os pelos funcionam recebendo sensações táteis. 
UNHAS: As unhas humanas são placas córneas, localizadas na falange distal dos dedos. Cada unha recobre um leito ungueal, que tem estrutura comum de pele e não participa de sua formação. A unha cresce a partir da raiz, ou matriz, e é basicamente composta por placas de queratina fortemente aderidas, a partir da diferenciação de células epiteliais da raiz, de forma similar a que acontece com a epiderme, fazendo com que a unha deslize gradualmente sobre o leito ungueal.
ESTRUTURAS ANEXAS
GLÂNDULAS SEBÁCEAS: Encontradas praticamente no corpo todo, desembocam na porção terminal dos folículos pilosos, exceto em lábios e genitais, onde abrem-se diretamente na superfície. Sua secreção é uma mistura complexa de lipídeos, que deixam a pele oleosa. 
GLÂNDULAS SUDORÍPARAS: Encontradas em todo o corpo, com exceção da glande e lábios, são estruturas tubulosas simples, formando um enovelado com diâmetro de 0,4 mm, imerso na derme. Sua secreção é o suor. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais