Buscar

Mévio Araújo foi denunciado por crime de apropriação indébita de um computador de que tinha a precedente posse

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Mévio Araújo foi denunciado por crime de apropriação indébita de um computador de que tinha a precedente posse. No curso da instrução, restou provado que o computador pertencia a uma entidade central de direito público e que Mévio desempenhava função por delegação do poder público. A partir daí, o magistrado entendeu de sentenciar, com adoção do artigo 383, do CPP, concluindo por condenar Mévio nas penas do artigo 312 c/c art. 327, CP. Inconformada, a defesa interpôs recurso de apelação sustentando a violação aos princípios do devido processo legal, do contraditório e da ampla defesa (art. 5, LIV e LV da CF). Com base nisto, responda: O recurso da defesa deve ser julgado procedente? Fundamente a sua resposta.
 
 R: No caso ocorre “mutatio libelli”, pois há adição/alteração de fatos. De acordo com o artigo 384, CPP, ele deveria ter remetido ao MP para o aditamento da denúncia e posteriormente aberto prazo à defesa, para, assim proferir sentença. Isto posto, é de todo oportuno trazer à baila o entendimento do proeminente mestre Julio Fabbrini Mirabete que obtempera: “Verificando o juiz, portanto, que os fatos criminosos comprovados são diversos dos descritos na inicial, não cabe a ele absolver de imediato o acusado, mas proceder de acordo com o artigo 384. Condenando sem a referida providência, a sentença é nula, a não ser que seja possível, em recurso, deduzi-la aos limites do pedido acusatório, suprimindo-se à parte que constituir excesso de julgamento (julgamento ultra – petita)” [7]. Sobre o tema interessantes decisões merecem lembrança:
“Nula é a sentença que extrapola os limites traçados no pedido acusatório, por desclassificar o crime para nova figura jurídica cujas circunstâncias elementares do tipo não se enquadram explícita ou implicitamente na peça vestibular” (TJSP – RT 618/301 e TJSP 555/377, 577/325 e 595/390). 
 
 O recurso da defesa deve prosperar devido à violação dos princípios da ampla defesa, devido processo legal e correlação. 
  
MIRABETE, Julio Fabbrini; Processo Penal; 7ª Ed; Atlas; São Paulo/SP; 1997.
 MIRABETE, Julio Fabbrini; Op. cit; p. 447
Exercício Suplementar
 (Magistratura/PR-2008) Quanto aos atos jurisdicionais penais, assinale a alternativa correta:
  
 
x d)    As decisões interlocutórias simples servem para solucionar questão controvertida e que diz respeito ao modus procedendi, sem contudo trancar a relação processual; as interlocutórias mistas, por sua vez, apresentam um plus em relação àquelas: elas trancam a relação processual sem julgar o meritum causae.

Outros materiais