Buscar

Avaliação 1 e 2 Ética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Avaliação 1:
1) Em virtude da crescente preocupação com o meio ambiente, o processo de gestão ambiental surgiu com o intuito de:
Alternativas:
a)buscar a sustentabilidade dos ecossistemas nativos, criando uma harmonia entre esses ecossistemas e suas interações com os ecossistemas transformados.
b)buscar a sustentabilidade dos ecossistemas antrópicos, criando uma harmonia entre esses ecossistemas e suas interações com os ecossistemas transformados.
c)buscar a sustentabilidade dos ecossistemas antrópicos, criando uma harmonia entre esses ecossistemas e suas interações com os ecossistemas naturais.
d)buscar a sustentabilidade dos ecossistemas antrópicos, criando uma harmonia entre esses ecossistemas e suas interações com os ecossistemas artificiais.
e)buscar a sustentabilidade dos ecossistemas nativos, criando uma harmonia entre esses ecossistemas e suas interações com os ecossistemas artificiais.
2)Tendo em vista o constate aumento na preocupação com o meio ambiente, os consumidores tornam-se cada vez mais exigentes quanto à procedência e comercialização dos produtos que consomem, dando início um movimento que impulsiona empresas a procurarem meios na fabricação de seus produtos que causem o mínimo de prejuízo ao meio ambiente. Esse movimento recebe o nome de:
Alternativas:
a)Mercado socioambiental.
b)Mercado verde.
c)Mercado produtivo.
d)Mercado ambiental.
e)Mercado negro.
3) De acordo com os autores Elkington e Burke, é possível a uma determinada empresa obter lucro e, ainda assim, organizar-se de modo a viabilizar a proteção ao meio ambiente, para tanto, a empresa deverá:
Alternativas:
a)Dispor de mão-de-obra menos dispendiosa, acarretando o baixo custo de salários e, consequentemente, o aumento nos gastos para melhoria da gestão ambiental.
b)Seguir 10 passos para uma melhor atribuição nas questões ambientais, dentre eles, investir no treinamento e educação de seus funcionários.
c)Assegurar a baixa qualidade na produção, dispondo de matéria-prima de baixo custo.
d)Seguir 5 passos para uma melhor atribuição nas questões ambientais, dentre eles, organizar de forma aleatória possíveis metas.
e)Seguir 5 passos para uma melhor atribuição nas questões ambientais, dentre eles, investir no treinamento e educação de seus funcionários, sem que informe aos consumidores sobre os procedimentos internos adotados.
4)O denominado Modelo Winter, foi criado com o objetivo de assegurar, através de um programa de gerenciamento ambiental das empresas, a qualidade e eficiência na preservação ao meio ambiente, esse modelo foi desenvolvido em:
Alternativas:
a)1898 por Georg Winter.
b)1998 por Gregory Winter.
c)1989 por Georg Winter.
d)1989 por Gregory Winter.
e)1990 por Georg Winter.
5)Áreas do conhecimento, como engenharia, ciências biológicas, administração, geologia e geografia, contribuíram para o desenvolvimento do estudo das questões de preservação ambiental e sustentabilidade, acarretando, ainda, na evolução das demandas associadas aos sistemas de:
Alternativas:
a)Saneamento básico.
b)Descarte de lixo tóxico.
c)Dosimetria ambiental.
d)Estruturação básica.
e)Estudo das águas.
Avaliação 2:
1) Analise os itens abaixo:
I. A política ambiental, que é conjunto consistente de princípios doutrinários que conformam as aspirações sociais e/ou governamentais no que concerne à regulamentação ou modificação no uso, controle, proteção e conservação do ambiente;
II. O planejamento ambiental, que é o estudo prospectivo que visa a adequação do uso, controle e proteção do ambiente às aspirações sociais e/ou governamentais expressas formal ou informalmente em uma política ambiental, por meio da coordenação, compatibilização, articulação e implantação de projetos de intervenções estruturais e não estruturais;
III. O gerenciamento ambiental, que é o conjunto de ações destinado a regular o uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente, e a avaliar a conformidade da situação corrente com os princípios doutrinários estabelecidos pela política ambiental.
A gestão ambiental deve integrar em seu significado o(s) item(ns): 
Alternativas:
a)I apenas 
b)III apenas 
c)I e II apenas 
d)II e III apenas 
e)I, II e III 
2) Um Projeto socioambiental pode ser uma ideia, uma ação a ser realizada dentro de determinado plano; um conjunto de atividades que organizadas em ações reais podem atender a realidade de uma sociedade. Sobre o tema analise as alternativas e Assinale a INCORRETA: 
Alternativas:
a)A intenção de se construir um projeto é atender ao desejo de transformar uma realidade ou solucionar uma questão específica, provocar mudanças dentro de um limite de tempo e recursos, visando melhorar as condições de vida dos beneficiários. 
b)A construção de um bom projeto as ações devem ser bem planejadas e coerentes entre si, apresentando propostas de uma maneira clara e organizada deixando explícito aos interessados o que a empresa pretende fazer, por que deve fazer, e quais as possibilidades reais de obter os resultados esperados abrangendo aspectos econômicos, sociais e ambientais. 
c)A boa elaboração de um projeto socioambiental pode contribuir para conseguir aprovação e captar recursos para a instituição podendo se tornar um mecanismo de trabalho e subsídio para o planejamento, a implantação e o gerenciamento de suas próprias etapas. 
d)A forma de apresentação de um projeto socioambiental deve corresponder às exigências específicas do Agente Financiador e dos Apoiadores, que esperam conhecer a capacidade real da empresa de elaborar, implantar e administrar um projeto socioambiental, de reunir as informações importantes e satisfazer às solicitações de maneira precisa, inteligível e bem redigida. 
e)A elaboração de um bom projeto socioambiental requer apenas uma boa ideia.
3) Analise os itens abaixo:
I. É o conjunto de ações ou normas de caráter estatal, que possuem determinados objetivos. O caráter governamental não insinua a exclusão dos agentes privados. Nas sociedades democráticas sua formulação se ajusta por um processo dinâmico e participativo com a representação da sociedade civil.
II. É a união e organização de pessoas ou de instituições, com interesses comuns e objetivos especí¿cos como, por exemplo, a realização de um projeto socioambiental, pode ser uma alternativa para viabilizar recursos ¿nanceiros, humanos, logísticos e técnicos por tempo de¿nido. Diz respeito à associação que as organizações estabelecem entre si, com a finalidade de obter benefícios e apoio recíproco.
I e II apresentam, respectivamente, os conceitos de: 
Alternativas:
a)Parceria e Projeto 
b)Articulação e Políticas Públicas 
c)Programa e Articulação 
d)Políticas Públicas e Parcerias 
e)Projeto e Programa 
4) Num projeto _____________ são instrumentos de medida que analisam se os resultados propostos foram alcançados. Grupos organizados procuram a definição de __________ que contribuam para o processo de avaliação de projetos socioambientais no mundo todo. Nas alternativas abaixo assinale aquela que preenche corretamente os espaços no texto. 
Alternativas:
a)Indicadores 
b)Beneficiários 
c)Financiadores 
d)Recursos 
e)Objetivos 
5) Sobre a avaliação de projetos socioambientais analise as afirmativas abaixo e julgue-as se verdadeiras ou falsas.
I. A avaliação pode ser interna, quando realizada pelos próprios membros da instituição, externa, quando os avaliadores não são vinculados à instituição, ou mista quando inclui avaliadores internos e externos.
II. O processo de avaliação deve acontecer apenas quando os objetivos do projeto não forem alcançados, assim pode se analisar quais foram as falhas.
III. Na avaliação de resultados deve-se acompanhar o cumprimento dos objetivos e das metas estabelecidas, no de tempo previsto. Usualmente a avaliação é feita por meio de uma visita ao local do projeto, a leitura de relatórios técnicos e fotográ¿cos, listas de presença das reuniões realizadas, e uma atenção sobre o material gerado como fotos, documentos, materiais instrucional e de comunicação,entre outros itens.
Assinale a alternativa correta onde I, II e III são respectivamente. 
Alternativas:
a)V, V, V 
b)V, V, F 
c)V, F, V 
d)F, V, F 
e)F, F, F

Outros materiais