Buscar

O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DE FORMADORES ARTIGO

Prévia do material em texto

6
O PAPEL DO ENSINO SUPERIOR NA FORMAÇÃO DE FORMADORES
Fulano da Silva[1: Graduação em Direito, Especialização em Docência no Ensino Superior pela Instituição Faculdade de Educação São Luís, E-mail do autor: cibele.av@hotmail.com, Orientador: Taís Regina Desidério]
RESUMO: Este artigo científico tem como objetivo abordar um assunto muito importante dentro do meio educacional que é o papel do ensino superior na formação de formadores.
Através de pesquisas e discussões explanaremos tópicos que possibilitarão um melhor entendimento sobre o assunto, levantando novos pontos a serem pesquisados e analisados.
PALAVRAS-CHAVE: Artigo científico; Normalização; NBR 6022.
1 Introdução
 A educação brasileira vem por meio de pesquisas e novos projetos sempre tentando de alguma maneira melhorar a qualidade da educação do pais, por muitas das vezes esse desenvolvimento é lento graças a algumas barreiras encontradas no caminho, e um dos principais profissionais responsáveis por quebrar essa barreira são os professores que por sua vez acabam não conseguindo reagir a essas dificuldades que aparecem constantemente no seu dia a dia. Esses problemas acabam acontecendo com mais frequência com os professores do ensino superior que além de necessitar de um conhecimento avançado e dominante sobre o assunto em que ele ministra as aulas, o mesmo ainda precisa dispor de uma didática consistente e inovadora, que por sua vez é quase nula a sua abordagem nos cursos de pós-graduação aonde esses educadores são preparados para ministrar aulas nas universidades.
 Mas porque os professores do ensino superior acabam encontrando tantas dificuldades em suas atividades? Bom, para entendermos essa dificuldade primeiro precisamos voltar na raiz do problema, que no caso é a formação do educador do ensino superior que é o ponto central de nossa pesquisa, analisaremos e discutiremos toda a formação do professor do ensino superior. 
2 Desenvolvimento
Hoje o Brasil conta com milhares de profissionais trabalhando como professores no ensino superior e a primeira coisa que devemos fazer é entender o perfil desses educadores, o censo da educação superior de 2016 realizado pelo INEP mostra que o perfil do professor que atua nas universidades públicas é homem com 34 anos de idade doutor e regime de trabalho em tempo integral, já das instituições particulares é homem com 36 anos mestre e com regime de trabalho em tempo parcial, segundo o INEP o Brasil conta com 384.094 docentes em exercício na educação superior sendo que 169.544 atuam em instituições públicas e 214.550 atuam em instituições privadas, dos educadores que atuam no Brasil 149.837 possuem doutorado,150.530 possuem mestrado, 78.328 possuem especialização, 5.388 possuem graduação e 11 não possuem nenhum tipo de graduação.
Agora que entendemos o perfil do professor Brasileiro podemos discutir mais sobre a sua formação, é fato que a maioria dos docentes que atuam no pais são doutores e mestres ou seja a formação do professor começa no seu curso de graduação depois o aluno cursa um mestrado e posteriormente também podem vir a cursar um doutorado, a partir desses dados já podemos enxergar um grande problema na formação desses educadores, na maioria dos cursos de graduação o aluno não aprende a ensinar, o foco principal acaba sendo que o aluno aprenda questões envolvendo a sua área de atuação , nos cursos de pós-graduação como mestrado e doutorado acaba acontecendo a mesma coisa , os alunos não aprendem a ensinar até porque o foco desses cursos é a pesquisa, isso faz com que o professor que está chegando na sala de aula das instituições de ensino superior, cheguem sem didática e preparo algum para ministrar as suas aulas.
Mesmo com toda dificuldade encontrada nesse primeiro momento pelo professor ele tem que levantar a cabeça e de alguma forma tentar passar o seu conhecimento para os seus alunos e é nesse momento que podemos encontrar mais um problema, com a falta do estudo da didática o professor acaba usando outros artifícios para dar a sua aula, alguns acabam estudando e aprendendo técnicas e adaptam as mesma a seu conteúdo e turma tornando-se assim um professor inovador, mais isso acontece em pouco casos, o que ocorre com frequência é que o educador sem nenhuma referência ou estudo acaba copiando ações e decisões dos seus professores da graduação e pós-graduação que tinham mais afinidade, utilizando a mesma metodologia de ensino, o grande problema dessa “copia” é que a adaptação do professor a uma turma e ao conteúdo são essências para a educação superior , os alunos de hoje em dia são diferentes dos alunos de 15 anos atrás e a maneira de ensinar literatura é diferente da maneira de ensinar programação, o ponto é que o professor precisa se adaptar a turma e a partir dela escolher uma metodologia que consiga passar o conhecimento para seus alunos, escolher a mesma metodologia que era usada pelo seu professor da universidade pode se tornar um grande erro e dificultar tanto o trabalho do professor quanto o aprendizado dos alunos. 
Outro grande problema que pode ser encontrado no dia-a-dia do professor é falta de domínio sobre o conteúdo da matéria, essa falta de afinidade com a matéria na maioria das vezes ocorre por uma baixa qualidade imposta na graduação desse profissional seja ela pelo seu professor que orientou mal o educador ou problemas da própria instituição, esse problema pode ser corrigido se o professor sempre se atualiza, estuda e não tem medo de aprender coisas novas, como foi dito anteriormente as coisas na educação mudam muito e o professor tem que estar sempre atendo para se adaptar a elas.
Apesar de conseguirmos identificar vários problemas na formação dos educadores e nos seus métodos de ensino não é tão simples dizer a “fórmula secreta” para formar um professor, isso depende muito do momento, matéria e perfil dos alunos, por esses motivos é essencial a adaptação e dedicação do educador para fazer a diferença na vidas desses alunos que no futuro também poderão vir a se tornarem professores, pesquisar, estudar e praticar são algumas das coisas que o professor pode fazer para melhorar a sua didática afinal como percebemos nos nossos estudos apenas chegar na sala de aula e cruzar os braços não irá funcionar na maioria dos casos.
 	A formação docente se torna tão necessária e primordial que a partir daí e de como ela é conduzida, resulta na formação de docentes preparados e capacitados para sua atuação. Por esse motivo, a responsabilidade dos educadores é um grande desafio, principalmente nas séries iniciais, pois é papel dele a condução do cidadão
crítico e consciente (o alunado). Contudo, essa formação docente, pode-se afirmar
que é essencialmente político-social. Fazer surgir à educação para a cidadania cabe expor aqui, que vai além da
formação docente ou mesma de uma estratégia de ensino, é preciso também ações pertinentes das políticas públicas de educação do país, ou seja, do Estado Democrático de Direito. Este tudo busca indagar a respeito do papel do ensino superior na formação de formadores. 
 	O tema se torna relevante na medida em que o ensino na formação de formadores deve preparar os docentes para serem agentes de mudanças e serem mediadores do saber, numa ligação entre escola, pais e comunidade.
3. Cenário atual e Perspectivas Futuras
Atualmente existem problemas claros na formação dos profissionais que ministram aulas na educação superior e que muitas das vezes são ignorados e deixados de lado ou até pior colocando a culpa do baixo rendimento educacional nos alunos, um bom professor não tem medo de ouvir, mudar e se adaptar, está sempre criando coisas novas e fica feliz quando o rendimento da turma aumenta.
Universidades e instituições hoje contam com um feedback muito grande por parte dos alunos seja por pesquisas ou por outro meio, os professores não devem receber esse feedback de forma negativa, mais sim melhorar suas aulas a partir dele para se tornar um profissional muito melhor no futuro.
Como citei no começodo artigo, os processos e mudanças educacionais no Brasil ocorrem de forma lenta e não será diferente na evolução da formação dos professores, acredito que poderá ocorrer mudanças no ensino desses profissionais em um futuro próximo, mais para isso acontecer é necessário a compreensão do quão importante é a formação desses educadores para o nosso país.
4 Conclusão:
 Nesse artigo podemos concluir que o ensino superior tem um papel muito importante na formação dos educadores e também conseguimos perceber que problemas na formação desses professores afetam diretamente dentro da sala de aula.
Concluímos também que pesquisas e discussões sobre o assunto fazem com que o processo de melhoria na educação dos professores ocorra de forma muito mais rápida e eficaz e é de exrema importância ressaltar que devemos focar nossa pesquisa sempre na realidade atual do pais, e focar em exemplos ou métodos de países estrangeiros apenas se eles condizerem com a realidade brasileira, então e de extrema importância a pesquisa do cenário atual das instituições de ensino do Brasil.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
ABNT. NBR 6022: informação e documentação: artigo em publicação periódica científica impressa: apresentação. Rio de Janeiro, 2003. 5 p.
ABNT. NBR6023: informação e documentação: elaboração: referências. Rio de Janeiro, 2002. 24 p.
ABNT. NBR6024: Informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento. Rio de Janeiro, 2003. 3 p.
ABNT. NBR6028: resumos. Rio de Janeiro, 2003. 2 p. 
ABNT. NBR10520: informação e documentação: citação em documentos. Rio de Janeiro, 2002. 7 p.
ABNT. NBR 14724: informação e documentação: trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2002. 6 p.
FRANÇA, Júnia Lessa et al. Manual para normalização de publicações técnico-científicas. 6. ed. rev. e ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2003. 230 p.
IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro: IBGE, 1993.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia cientifica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991. 270 p.
Minhas referências 
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/censo_superior_tabelas.pdf
http://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2016/notas_sobre_o_censo_da_educacao_superior_2016.pdf
https://uniso.br/publicacoes/anais_eletronicos/2014/1_es_formacao_de_professores/31.pdf
http://coral.ufsm.br/gpforma/2senafe/PDF/019e5.pdf

Continue navegando

Outros materiais