Buscar

Portfólio de Trabalho em Grupo

Prévia do material em texto

5
Sistema de Ensino Presencial Conectado
EDUCAÇÃO FÍSICA 
EDUARDO DE NOGUEIRA
IVAN PUCK NOGUEIRA
JOANILSON PEREIRA DA SILVA BERNARDINO
MÁRCIO GOMES FERREIRA JÚNIOR
RONIVALDO DE OLIVEIRA
LICENCIATURA X BACHARELADO:
Principais Diferenças e Áreas de Atuação. 
Rio de Janeiro
2017
EDUARDO DE NOGUEIRA
IVAN PUCK NOGUEIRA
JOANILSON PEREIRA DA SILVA BERNARDINO
MÁRCIO GOMES FERREIRA JÚNIOR
RONIVALDO DE OLIVEIRA
LICENCIATURA X BACHARELADO:
Principais Diferenças e Áreas de Atuação. 
Trabalho de Educação Física apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas de Crescimento e Desenvolvimento Humano, Introdução à Educação Física, Jogos Brinquedos e Brincadeiras, Ciências Morfofuncionais e Seminário da Prática: Fundamentos da Educação Física Escolar.
Orientadores: Jamille Medeiros Pereira, Thiago Viana Camata, Anisio Calciolari Júnior, Raphael Gustavo Testa, João Paulo Manfre dos santos,
Rio de Janeiro
2017
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO	3
2 DESENVOLVIMENTO	4
4 CONCLUSÃO	7
REFERÊNCIAS	8
INTRODUÇÃO
	Neste trabalho, o grupo tem o objetivo de citar as diferenças na formação e nas áreas de atuação do profissional de Educação Física formado no Bacharelado e na Licenciatura, suas especificidades e descrever quais disciplinas são trabalhadas em um curso e não são em outro.
	Licenciatura e bacharelado em Educação Física são diferenciados pelas áreas de atuação. O licenciado poderá atuar somente como professor no ensino fundamental e médio ou realizar pesquisas na área científica. Para isso o aluno da licenciatura deve se situar durante a graduação como funcionam as práticas escolares. Com duração média de 3 anos e a carga horária de 2.800 horas de acordo com a Resolução CNE/CP nº 1/2002. Enquanto o bacharel tem um campo de atuação muito mais extenso: ginástica, natação, musculação, hidroginástica, personal training, técnico em esportes, etc. O bacharel tem de ter conhecimentos para treinar vários ou poucos atletas, em treinamentos físicos ou práticas esportivas. A duração é em média de 4 anos com uma carga horária de 3.200 horas autorizado pela Resolução CNE/CES 7/2004.
	A tabela abaixo apresenta, de forma bem sucinta, algumas das disciplinas que são afetas às suas respectivas áreas de formação. 
	Disciplinas que só existem na Licenciatura
	Disciplinas que só existem no Bacharelado
	Aprendizagem Motora
	Atividades Aquáticas
	Crescimento e Desenvolvimento Humano
	Atividades Físicas Adaptadas
	Didática
	Atletismo e Lutas
	Estrutura do Ensino
	Basquetebol
	Filosofia do Ensino
	Futebol
	Metodologia do Ensino
	Ginástica de Academia
	Sociologia do Ensino
	Handebol
	Primeiros Socorros
	Musculação
	Psicologia do Ensino
	Voleibol
DESENVOLVIMENTO
	Ao abordarmos o tema em tela, fomos levados a nos questionar se em todas as escolas tem aula de educação física, se os educadores estão “capacitados” a ministrar as diversas disciplinas do campo de atuação no qual somente um profissional formado para atuar nessa área deveria, dentre diversos questionamentos. Diante do exposto, fomos à uma escola municipal da rede pública e perguntamos ao profissional responsável por conduzir as aulas de Educação Física. Professor licenciado em Educação Física, há 5 anos fazendo parte do corpo docente daquela escola, atuando nos anos finais do Ensino Fundamental, nos diz que apenas profissionais com qualificação técnica ministram as aulas, tais aulas ocorrem duas vezes por semana, em uma estrutura quase sempre inadequada, quando não inexistente e utilizando-se na maioria das vezes de materiais em péssimo estado de conservação e em pequena quantidade, sendo necessário fazer uso da engenhosidade para adequar outros materiais.
 
CONCLUSÃO
	Concluímos com este trabalho que, devido as diferentes áreas de atuação, o licenciado, é formado não somente para ministrar atividades físicas e sim em formar um cidadão, que esteja preparado para a convivência em sociedade, se relacionar com as diversidades. Quanto ao Bacharel sua atuação e mais ligada a saúde, ao bem estar físico, atuando principalmente em academias, e como treinador de variados esportes. Foi observado também, com base na entrevista feita ao licenciado em Educação Fisica, que ministra aulas em escola pública, as dificuldades enfrentadas, primeiramente pela pouca carga horária destinada as aulas, e pela péssima qualidade de materias disponibilizados para as atividades.
REFERÊNCIAS
MORELL, Jean Carlos; ALMEIDA, Marcia Bastos; SILVA, Thiago Rodrigo da; SILVA, Samira Fayez Kfouri da. Pensamento pedagógico e sistemas educacionais. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014. 
VAGULA, Edilaine; BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; BARUFFI, Mônica Maria; MONTAGNINI, Rosely Cardoso. Didática. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,2014. 
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao-fisica/diferencas-entre-licenciatura-e-bacharelado-em-educacao-fisica/51272

Continue navegando