Buscar

As diversas teorias dos consumidores

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

As diversas teorias dos consumidores
Atualmente existem 5 teorias:
Teoria da racionalidade econômica: O cliente busca atender suas necessidades através do valor monetário e não através do valor pessoal que o bem ou serviços possam lhe trazer.
Teoria comportamental: Os clientes observam o comportamento e o ambiente no qual se encontra e deseja adquirir o produto ou serviços, aonde o próprio tomará suas decisões baseadas nisso.
Teoria psicanalítica: O cliente projeta seus desejos, expectativas, aspirações e conflitos sobre o produto ou serviços de forma inconsciente, por isso, é necessário buscar entende-lo da melhor forma possível para que possa direciona-lo a tomar a melhor decisão, lhe proporcionando assim uma satisfação pela sua escolha.
Teoria social: O perfil desses clientes está associado diretamente ao grupo social no qual convive, sendo assim, para que possa atende-lo, é necessário estudar não somente suas necessidades pessoais, mas também seu convívio social.
Teoria cognitivista: Praticamente é a junção de todas as teorias anteriores, pois estamos falando de clientes cujo suas necessidades são mais complexas, envolvendo valores, comportamentos, ambientes, cultura, classes sociais e outros mais. São clientes que necessitam de mais atenção e estudo para que possam adquirir um certos produtos e/ou serviços. Por conta de tudo o que se foi dito, é atualmente a teoria mais utilizada.
A Difusão das inovações se refere ao processo pelo qual um novo produto, serviço ou ideia se espalha por uma população. A inovação é qualquer produto ou serviço que os consumidores percebem como novo. Após uma inovação ser bem-sucedida, ela se espalha pelos consumidores até que todos estejam consumindo, se tornando um sucesso. Alguns fatores são desejáveis para uma inovação bem-sucedida. Discorra sobre esses fatores.
Como foi bem-dito no material, a sociedade sempre está em evolução, o que antes era uma geração silenciosa, hoje pode-se disser que é uma geração Z. E toda empresa que se preza e deseja crescer no mercado, deve estar sempre se atualizando, se modernizando, inovando, buscando entender os perfis dos seus clientes, levando em consideração sua cultura, mas é claro que para que isso possa acontecer, é necessário todo um estudo para que as decisões corretas possam ser tomadas. Essas decisões passam diretamente sobre tais processos: compatibilidade, possibilidade de teste, complexidade, observabilidade e vantagem relativa.
COMPATIBILIDADE: é necessário entender seus clientes para que se possa oferecer algo que seja dentro da sua realidade. Exemplo: Como oferecer um imóvel de um milhão de reais para um assalariado?? Será que o salário é compatível não somente para comprar, mas também para manter?? Não adianta pensar somente na venda do agora, mas também na pós-venda. Com esse tipo de comportamento, o cliente se sentirá mais seguro sobre o produto e ou serviços a ele ofertado.
POSSIBILIDADE DE TESTE: são aqueles clientes que só sentem segurança em adquirir algo, após provar para si mesmo, através do uso, que tal produto ou serviço é bom para ele. Exemplo: Teste drive em um carro, por mais que lhe seja dito todas vantagens do automóvel, nada se compara ao cliente de sentir na pratica todas as vantagens.
COMPLEXIDADE: é direcionado para aqueles clientes que desejam somente o simples, pois quanto mais complicado for o produto ou serviços, mais resistente o cliente será para adquirir, ou seja, quanto mais simples, melhor. Exemplo: Produtos da Apple, apesar de serem ótimo produtos, mas não é compatível com vários acessórios e programas, lhe causando assim algumas rejeições.
OBSERVABILIDADE: quanto mais visível for a inovação, mas fácil o cliente há de compreender e aceitar. Exemplo: TV com imagem 3D, o simples fato de se colocar apenas o óculo para se ter uma imagem melhor, mostra praticidade e eficiência.
VANTAGEM RELATIVA: o produto e serviços devem mostrar vantagens em relação aos seus concorrentes, somente assim, o perfil de clientes que buscam esses produtos e serviços o consideraram inovador. Exemplo: Produtos da Apple, oferece produtos e serviços que seus concorrentes não possuem.

Continue navegando