Buscar

Forum Filosofia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Devem procurar o texto O que é Filosofia? no livro Fundamentos filosóficos da administração, disponível para vocês na biblioteca virtual.
Sugiro que estudem as aulas 3 e 5 para responderem à atividade (a leitura dos textos prévios também pode contribuir).
 R – Iniciemos com uma citação de (ARANHA, 2006, p. 90):
 Em outras palavras, a filosofia não é uma ciência, mas “(...) filosofar é dar sentido à ciência”.
A Filosofia é uma importante área do conhecimento, antes de tudo é uma postura diante da vida e nessa visão nos oferece um modo de agir especial para suas indagações que a diferencia das outras áreas do conhecimento. É um saber que busca a fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e práticas.
Filosofia da administração trata das questões cotidianas das organizações. A qualidade de colaboração é essencial, os resultados são baseados no trabalho em equipe e a informação é importante no processo. Certa feita, foi dada uma entrevista por Abraham Chachamovits, e foi perguntado “Qual a melhor maneira de utilizar a Filosofia na Administração? E o mesmo respondeu: “Se existe contabilidade então precisa desenvolver a linguagem correta para usar o pensamento filosófico e assim ter sucesso no uso da sua filosofia. Sem pensamento e aprofundamento as ideias são muito superficiais. A Filosofia estabelece um 
padrão de análise, crítica, e reflexão que propiciam um aprofundamento das coisas que a pessoa 
quer compreender. Isso é vital para o sucesso da empresa.
A administração é uma área do conhecimento cujas raízes estão profundamente fixadas no solo da filosofia. Nesse sentido, o empenho dessa relação pode contribuir para a dar um novo significado da teoria da administração.
Segundo o livro Fundamentos filosóficos da administração, páginas 17 à 24 “O que é Filosofia?”, podemos concluir que muitas vezes tentamos fazer as coisas de uma forma correta, mas não nos perguntamos se essa forma correta na verdade está certa, se é bom somente para mim, se não estou prejudicando as outras pessoas ou colocando em risco o futuro de uma geração. Na verdade agimos de uma forma mecânica, sem nos questionarmos o porquê, fazemos somente porque os outros o fazem. A filosofia vem nesse caso junto com a ética, para interrogar à fundo a nossa consciência, ela não nos dá respostas prontas e exatas, mas nos chama a realidade e nos faz questionar sobre ela. No filme Matrix, podemos perceber isso com exatidão e o mesmo foi baseado na Alegoria de Caverna de Platão, no qual achei extremamente fascinante pois cita que vivemos confinados no nosso mundo particular, olhando somente o próprio umbigo como seres meramente acomodados, e quando saímos da nossa zona de conforto e descobrimos um novo mundo repleto de coisas novas, nem tudo sai como planejávamos, e as pessoas não suportam a ideia de saírem desse submundo acomodado, definhando suas mentes como verdadeiros zumbis, e taxando de louco todo aquele que olha com outros olhos o que a maioria o cotidiano.

Outros materiais