Buscar

AD1 2018.1 Marketing II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1
Período - 2018/1º
Disciplina: Gestão de Marketing II
Coordenador: Marco Antônio Ferreira de Souza
ALUNO: MATR:
Orientações para a atividade:
A AD1 será feita na própria Plataforma na ferramenta “Atividades”. Não será mais permitido postá-la pelos correios ou entregá-la nos pólos. 
Esta atividade está relacionada com as aulas 1 e 2 e vale 10,0 pontos.
Apenas serão aceitas as respostas de autoria do próprio aluno, textos copiados na íntegra e sem citação do autor constituirão plágio e a nota será zerada. Evite blogs e sites de conteúdo não acadêmico. Não envie fotografia da Ad.
Em caso de dificuldades na postagem da atividade, peça ajuda ao tutor a distância.
A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 25/02/2018).
Envie o arquivo em formato doc ou pdf.
Não deixe para postar a atividade no último dia e, após o envio, confirme o recebimento com o tutor a distância através da sala de tutoria.
	
Boa Atividade!!!
Na Aula 1, diz-se que os produtos compreendem parte essencial da proposta de valor a ser ofertada aos consumidores e clientes. Explique.
R .: Ou seja, a eficiência na aplicação dos produtos é parte significativa no que é ofertado ao cliente, os consumidores querem que os produtos cumpram com o prometido e cada vez esperam maior benefícios de os produtos comprados.
A Aula 1 aborda quatro tipos de mercados e fala em categorias de produto de consumo e industriais. Quais são esses quatro mercados e os produtos que fazem parte das categorias consumo e industrial?
R.: Os mercados são os industriais, constitucionais, governamentais e revendedor.
As categorias de produtos são divididas em consumo e industriais. Para o grupo de consumo temos os produtos de conveniência, compra comparada, especialidade e os não-procurados.
No grupo dos industriais, temos as instalações, equipamentos e acessórios, componentes, matéria-prima, suprimentos e serviços empresariais.
Explique a relação entre composto de produto e linha de produto.
R.: Composto de produto é o conjunto de todos os produtos e serviços vendidos pela organização, à medida que o conhecimento no mercado cresce a empresa passa a inovar aumentando seu composto de produto com novas soluções que atendam outros mercados.
Linha de produto é composta por produtos similares que normalmente são ofertados em mesmo canal de vendas e atendem o mesmo grupo de consumidores.
Defina Marca.
R.: Marca é um sinal, símbolo, termo ou imagem que identifica um fabricante ou vendedor de um produto, é parte importante de um produto no mercado universal moderno.
O que é Ciclo de vida do produto?
R.: São todas as fases que um produto percorre desde o seu surgimento até sua obsolescência.
Na Aula 2, diz-se que, em termos estratégicos, as empresas tendem a perseguir tanto a lucratividade quanto uma maior participação de mercado, o que, por sinal, seria o ideal. Explique.
R.: Atingir boa lucratividade e alcançar maior participação no mercado é o objetivo de qualquer empresa, porém na maioria das vezes as organizações tendem a optar apenas por uma vertente tendo em vista a dificuldade em atingir estes objetivos simultaneamente. Para aumentar os lucros normalmente se eleva os preços ou em determinados casos abaixam a qualidade do produto, nas duas formas o resultado normalmente é um encolhimento do mercado já que os consumidores querem produtos com baixo custo e qualidade elevada. Por outro lado, quando se quer aumentar o mercado você atualiza seu produto, aperfeiçoa os serviços e acaba elevando o custo do produto diminuindo a lucratividade.
O custo de mudança é um fator influenciando a sensibilidade em relação ao preço. Explique.
R.: Quando maior o valor gasto na mudança de fornecedor, menor será as consequências percebidas pelos consumidores no produto final pois desta forma será uma mudança de qualidade alterando o mínimo no processo de produção.
Explique a abordagem de precificação “Preços baseados no custo”.
R.: É a precificação pela taxa de retorno. Nesse caso, a base para calcular o preço de cada produto (custo + margem) é o retorno sobre o investimento em determinado produto e não apenas o lucro que se espera sobre cada item como no markup. Por exemplo, se for feito um investimento de 100,00 em um produto e espera-se uma margem de 30%, então o preço precisa ser suficiente para atender esta margem de lucro.

Outros materiais