Buscar

PROVA DISSERTATIVA POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O Plano Nacional de Educação (PNE) surgiu a partir de deliberações da Constituição Federal de 1988. De acordo com o PNE são definidas diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão. Nesse contexto, descreva no mínimo quatro características do PNE.
RESPOSTA ESPERADA:
- A constituição estabelece o Plano Nacional de Educação (PNE).
- No prazo de dez anos pretende conferir estabilidade às iniciativas governamentais na área da educação.
- Apresenta diretrizes e metas para os níveis e modalidades de ensino, formação de professores e valorização do magistério e o financiamento e gestão.
- As metas são: erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, melhoria da qualidade do ensino, formação para o trabalho e promoção humanística, científica e tecnológica do país.
- O PNE gera uma reflexão sobre a educação nacional, seus problemas, suas virtudes e seus desafios.
- Pretende alcançar um nível de desenvolvimento educacional compatível às características do início de século XXI, como a globalização.
- É instituída a “década da educação”, conforme o Artigo 87: “é instituída a Década da Educação, ao se iniciar um ano a partir da publicação desta lei” (Lei nº 9.394/96).
3. As políticas de educação indicam as principais diretrizes e programas, objetivando democratizar a educação no Brasil. Uma das políticas é o FUNDEB, o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação. Essa política entrou em vigor no ano de 2007. Diante disso, descreva no mínimo três características desse documento.
RESPOSTA ESPERADA:
- FUNDEB veio para beneficiar alunos de creches, das pré-escolas, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, incluindo a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
- Irá substituir o antigo Fundef, que financiava somente o ensino fundamental.
- Amplia as fontes de financiamento da união no provimento da Educação Básica, em que o previsto é que os Estados e Municípios deverão investir gradualmente 20% dos recursos (impostos, transferências governamentais) já vinculados constitucionalmente à educação para seus 14 anos de vigência.
- Tem como principal mudança a correção de desigualdades regionais na educação, em que os estados mais pobres da federação terão recursos compatíveis com o investimento por aluno, garantindo, assim, o mínimo de qualidade de ensino.
- Serão beneficiadas escolas com matrículas de alunos indígenas, quilombolas e de educação especial.
 A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.394/96) afirma que o fortalecimento das relações da escola com seu entorno sociofamiliar e comunitário é obrigação legal (artigos 12, 13, 14). Partindo desta constatação, escreva uma redação, individualmente, com o tema: A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao dissertar sobre o tema: A IMPORTÂNCIA DA TRÍADE ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE NA VIDA DOS EDUCANDOS, espera-se que o acadêmico apresente algumas vantagens para esse trabalho/parceria entre os três eixos educativos, pois a escola complementa, em muitos aspectos, ações da família e da comunidade. O acadêmico deverá observar o que diz o Estatuto da Criança e do Adolescente em relação aos cuidados e obrigações em relação à vida de nossos educandos. Neste sentido, será interessante escrever com suas palavras o que diz o referido Estatuto, criado pela Lei nº 8.069 de 1990:
"É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão."
Vale ressaltar que a lei é clara quando afirma o papel complementar da escola em relação à educação familiar, portanto, a instituição de ensino não substitui o papel da família.
A função da escola não é apenas cuidar da criança, mas, sim, cuidar e educar.
A tríade ESCOLA, FAMÍLIA E COMUNIDADE precisa caminhar de forma sincronizada e na mesma direção, cada uma desempenhando seu papel, de acordo com suas obrigações legais, mas em prol de um objetivo comum: a formação integral do educando.
A gestão democrática é a parte mais relevante do Projeto Político-Pedagógico da escola, pois ajuda a organizar as decisões da unidade escolar, juntamente com a participação de todos os segmentos. Nesse sentido, quais são as principais características da gestão democrática?
RESPOSTA ESPERADA:
Uma gestão democrática visa a romper com a hierarquia ou com o autoritarismo presente no ambiente educacional. Nesse sentido, tem como objetivo repensar a estrutura de atribuições, das relações de poder da escola, buscando autonomia na resolução de problemas, na tomada de decisões, no comprometimento com o ensino de qualidade e adaptando esse funcionamento a partir da realidade de cada ambiente escolar. Desse modo, torna-se fundamental o conselho deliberativo para partilhar as decisões. Portanto, é um espaço de debate, de participação coletiva, assegurando o direito de todos a uma educação de qualidade, fortalecendo a participação estudantil, sem preconceitos, e contribuindo para diminuir as desigualdades sociais, culturais e étnicas que fazem parte da história da educação.
QUESTÃO:
2. A educação é um princípio constitucional de direito fundamental e universal, que é norteada por políticas educacionais. Nesse sentido, descreva no mínimo cinco eixos das Políticas Públicas Educacionais que amparam legalmente uma educação de acesso, permanência e de qualidade.
RESPOSTA ESPERADA:
Escola pública com qualidade social; diversidade étnico-racial; políticas públicas de educação inclusiva; educação indígena; universalização do atendimento às crianças em creches e pré-escolas; Ensino Fundamental de nove anos; Educação de Jovens e Adultos; formação profissional e inserção no mundo do trabalho para os jovens do Ensino Médio; políticas públicas para o pós-médio: o desafio da profissionalização; reforma do Ensino Superior; aumento das universidades públicas; avaliação educacional e institucional; compromisso social; gestão democrática; políticas de financiamento; políticas públicas para a educação a distância; PCN, RCNEI; inclusão digital; valorização dos profissionais da educação.
QUESTÃO:
3. A construção coletiva do Projeto Político-Pedagógico (PPP) é a oportunidade que a instituição tem de buscar sua identidade política e pedagógica. Nesse sentido, o PPP faz parte do planejamento e da gestão escolar. Com base nisso, descreva os principais desafios da gestão do Projeto Político-Pedagógico.
RESPOSTA ESPERADA:
Ao responder esta questão, espera-se que o acadêmico descreva alguns dos desafios:
- Construir coletivamente o PPP, o que exige trabalhar em equipe. 
- Debater o PPP com a comunidade escolar num todo, fazendo parte deste processo educadores, alunos, pais, funcionários em geral, tendo como propósito atingir os objetivos propostos para sua implantação.
- O PPP deve estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico e com os interesses reais e coletivos da sua comunidade escolar. 
- Orientar todo o trabalho escolar, pois este tem como objetivo fazer encaminhamentos futuros, tendo como base a sua realidade local. 
- Planejar as ações a curto, médio e longo prazo, intervindo inteiramente na prática pedagógica diária de maneira interdisciplinar. 
- Deve ser visto como um espaço de formação integral dos sujeitos. 
- Todos os envolvidos precisam acreditar na sua eficiência para nortear o trabalho pedagógico docente e burocrático da escola.
- Acompanhar/avaliar os resultados do trabalho desenvolvido.
QUESTÃO: Como está organizada a educação escolar no Brasil de acordo com a LDB e qual a sua finalidade?
RESPOSTA: O art. 21 da Lei 9.394/96, diz que a educação escolarcompõe-se dos seguintes níveis e modalidades: educação básica - formada pela educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9394/96, "a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores"
Está gerida e organizada separadamente por cada nível de governo. O governo federal, os estados, o distrito federal e os municípios devem gerir e organizar seus respectivos sistemas de ensino. Cada sistema desse tem a finalidade de ser responsável por sua própria manutenção, que gere fundos, bem como os mecanismos e fontes de recursos financeiros. A nova constituição reserva 25% do orçamento do Estado e 18% de impostos federais e taxas municipais para a educação.
QUESTÃO: As avaliações realizadas pelo sistema de avaliação da Educação básica - SAEB tem indicado que o desempenho dos alunos da educação básica esta muito abaixo de um rendimento satisfatório e que os resultados de Matemática são ainda mais baixos que os de português. Indique possibilidades que contribuam para promover a aprendizagem dos alunos.
 RESPOSTA: Trabalhar o lúdico; conhecer a realidade de cada aluno, bem como suas capacidades e habilidades. O professor precisa de ser criativo, dedicado e estar trabalhando dentro do contexto escolar, levando sempre em consideração a pluralidade cultural da escola, da família e da comunidade. Considerar o aluno como a menina dos seus olhos!

Continue navegando