Buscar

Paper Clusters e rede de negocios

Prévia do material em texto

�
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CURSO ADMINISTRAÇÃO – EAD
Disciplina: CLUSTERS E REDE DE NEGÓCIOS
Acadêmica: GRACIELE HECK 
Clusters E Rede De Negócios
Cluster vem do inglês, que significa grupo, aglomerado. Consiste em computadores ligados que trabalham em conjunto, de modo que, em muitos aspectos, podem ser considerados como um único sistema. Boa parte das empresas atuais utiliza sistemas complexos de informática. Para isso, é necessário que dois ou mais computadores trabalham de maneira conjunta para realizar processamentos pesados. Essa ação conjunta é denominada clusters. 
O mundo mudou! Empresários e administradores sabem. Mas o que mudou na administração dos negócios? Competitividade, globalização de mercados, exigência de clientes... essas são condições relevantes na gestão das empresas e que os executivos têm procurado responder com grande aplicação, mas ainda restritos a um olhar tradicional. A administração e a estratégia empresarial, em particular, não se limitam mais à compreensão da relação entre um negócio e seu ambiente competitivo. A maior parte da literatura na área de gestão permanece apegada a modelos clássicos de análise e decisão, considerando como ambiente tudo que esteja externo à empresa. Ainda mais grave é a premissa de que a organização é uma unidade isolada do meio, com autonomia integral para adotar sua estratégia. Uma visão errada dos gestores pode ter custos elevados para acionistas e sociedade.
 O inicial conceito de cadeias produtivas evoluiu para o de cadeias de suprimentos e agora, são interpretadas sob a perspectiva de Redes de Negócios. Concentrações geográficas de negócios correlacionados deixaram de ser vistas como imperfeições econômicas e foram reconhecidas como formas competitivas de alta performance: os Clusters de Negócios. Essas novas visões exigem um novo entendimento para a gestão dos negócios.
Referências Bibliográficas 
TELLES, Renato. / Clusters e Redes de Negócios. / Renato Telles. - Curitiba: IESDE Brasil S.A, 2010.

Continue navegando