Buscar

RELATÓRIO AULAS PRÁTICAS 2017 Atletismo 01

Prévia do material em texto

�PAGE �
Sistema de Ensino Presencial Conectado
EDUCAÇÃO FÍSICA - LICENCIATURA
CARLOS MÁRIO FERREIRA
relatório aula prática 1:
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO
Divinópolis/MG
2017
Tutora de Práticas: Elis Madeira
Divinópolis/MG
2017
�
relatório aula prática 1:
Disciplina: Metodologia do Ensino do Atletismo 		Data 19/05/2017
Local: Unopar Polo Divinópolis/MG
	Objetivos Gerais:
Realizar atividades da prática do atletismo com ênfase nas habilidades de correr, dentro do contexto escolar.
	Descrição das Atividades e Materiais Utilizados:
Materiais Utilizados: Cones, bandeiras e bambolês.
Atvidades: 
1) Alongamento
A turma posicionada no meio da quadra, iniciando com a puxada da perna atrás, alternando entre direita e esquerda, alongando em seguida os braços, cotovelo, pescoço, levando as mãos até o chão etc.
2) Exercícios coordenativos
Iniciando com o exercício do drible, deslocando do meio da quadra até o fundo e retornando, elevando os joelhos, alternando entre várias maneiras diferentes.
3) Pique corrente (Pega-pega corrente)
Espalhar os alunos pela quadra em duplas e de mãos dadas, onde darão o início ao pega-pega corrente, unindo-se quando for pegando as dupla e concluindo com uma grande corrente.
4) Pique cola americano (Pega-pega americano)
Serão 2 pegadores, que ao pegar o colega, este irá para do até que outro venha e passe por debaixo de suas pernas para soltá-lo. É importante a participação de todos na aula, por isso deve-se trocar os pegadores.
5 – Pique Bandeira
Será dividida em 2 equipes entre meninos e meninas e cada equipe com uma bandeira.O objetivo é defender e proteger sua bandeira e tentar roubar a bandeira da equipe adversária. Na tentativa de roubar a bandeira, sendo pego pela outra equipe, este aluno deverá retornar para o lado onde está a sua equipe.
6 – Pique dos Números
Os alunos deverão espalhar pela quadra e o professor dará o comando falando algum número. Este número corresponde a quantidade de pessoas que deve ter num grupo que será formado no instante.
7 – Gato e Rato
Os alunos formam um círculo de mãos dadas onde ficará a aluno/gato do lado de fora e o aluno/rato do lado de dentro do círculo. De mãos dadas, o círculo começa a girar e o objetivo é de que o gato consiga entrar no círculo por entre as pessoas e pegar o rato que tentará escapar por entre as pessoas.
8 – Cachorro e gato
Os alunos formam duplas, onde um será o cachorro e o outro será o gato. Ao comando do professor, todos começam a deslocar na quadra e o animal que foi falado deverá pegar o outro que tentará fugir. Deverá alternar entre o cachorro e o gato, para que todos possam servir como pegador.
9 – Correio entre os estados
Serão posicionados alguns bambolês pela quadra e dentro de cada um ficará um aluno. Será nomeado cada aluno com um nome de um estado, onde eles deverão memorizar. Ao comando do professor, que irá dizer o nome de 2 estados, que em seguida deverão trocar de lugar um com o outro. 
10 – Reação
Este exercício tem o objetivo de treinar e apurar a reação dos alunos quanto ao comando rápido que o professor irá fazer. Os alunos posicionam em 3 filas e preparam em corrida estática aguardando a largada para partirem em corrida até o final da quadra. Podem alternar ficando de costas, sentados, deitados, pulando no lugar dificultando ainda mais o exercício.
11 – Bloco Humano
Dividindo em duas filas, o 2º colocado da fila ficará sentado com as pernas esticadas e simulando o bloco para partida de uma corrida do 1º colocado. Ao comando do professor, o 1º colocado parte em corrida em direção ao fundo da quadra.
12 – Ritmos na marcha
O objetivo deste exercício e executar o movimento da marcha atlética. O fundamento é sempre manter um dos pés no chão e sempre com as pernas esticadas. Pode variar, aumentando a velocidade dos movimentos.
13 – Percurso dos obstáculos
Será montado na quadra um circuito com bambolês e cones, simulando alguns obstáculos. O objetivo é ultrapassar os obstáculos com maior velocidade. Para melhor desempenho, formar 2 filas. Pode variar, alternando o tipo de obstáculos para aumentar o grau de dificuldade do exercício.
14 – Revezamento com obstáculos
Será dividido em 2 filas, com vários cones servindo de obstáculo. Este 1º colocado fará o percurso determinado, contornando o cone e retornando para a fila. Ao chegar na fila, o 2º colocado irá partir e executar o mesmo percurso e assim continuam até o final da fila revezando. Vencerá aquela que terminar primeiro.
 
	Importância Acadêmica da prática:
O atletismo dentro do contexto escolar pode ser considerado um conteúdo de fundamental importância, pois as capacidades e habilidades motoras por ele exploradas servem de auxilio e de base para o aprimoramento e a execução de movimentos que serão utilizados em outras modalidades esportivas. Ainda, esta inclusão da pratica do atletismo no ambiente escolar, tem uma importância decisiva para a formação de crianças e jovens, na medida em que esta modalidade pode lhes proporcionar vivencias e experiências básicas, fundamentais para o seu desenvolvimento motor.
	Considerações Finais:
Podemos concluir, com relação aos aspectos referentes à utilização do atletismo no ambiente escolar, que o mesmo é praticamente inexistente dentro das aulas de Educação Física, com a alegação de diversos empecilhos, que segundo os professores dificultam a sua inclusão dentro da escola. A prática do atletismo dentro do ambiente escolar, não é difícil de ser realizada, desta forma não deve ser negligenciada pelos professores e escolas, como vem ocorrendo. Entretanto, observamos que o atletismo tem um papel de suma importância no processo de desenvolvimento e aprendizagem de habilidades motoras e capacidades físicas, além de contribuir significativamente no auxilio as necessidades biológicas e sociais.
 A utilização de atividades lúdicas deve estar presente em todas as atividades propostas pelos professores dentro da modalidade de atletismo, pois a ludicidade aliada à prática do atletismo tem grande importância e assume um papel fundamental para o desenvolvimento da criança, com isso o professor não deve deixar de proporcionar sua prática dentro do ambiente escolar.
Os professores e as escolas podem e devem se empenhar para oferecer uma grande variedade de atividades referentes a esta modalidade, promovendo assim ações com seus alunos para que o atletismo realmente se torne uma prática corporal, cultural e de grande importância na formação pessoal, física e psicológica de seus praticantes.
 
carlos mário ferreira
relatório aula prática 1:
Disciplina: METODOLOGIA DO ENSINO DO ATLETISMO

Continue navegando

Outros materiais