Buscar

QUESTÕES ENADE

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Lista 05
Amanda carvalho	
Diego Lima 
Geilson 
Hercules mendanha 
Questão 1 - Teoria Geral de Sistemas 
Os sistemas de informação podem ser classificados em sistemas OLTP (Online Transaction Processing) e sistemas OLAP (Online Analytical Processing). A respeito desses tipos de sistemas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. 
I. Em sistemas OLTP, os dados são normalmente estruturados em um modelo relacional normalizado, e em sistemas OLAP, os dados são normalmente estruturados em um modelo multidimensional; contudo, esses sistemas estão inter-relacionados. 
PORQUE
II. Os sistemas OLAP, na maioria das vezes, obtêm dados a partir de processos ETL (Extract, Transform, Load), que recuperam e transformam os dados obtidos a partir das bases de dados dos sistemas OLTP. 
Sistemas OLTP
	O OLTP, do inglês "On-line Transaction Processing", é o termo usado para se referir aos sistemas transacionais, ou seja, os sistemas operacionais das organizações. São utilizados no processamento dos dados de rotina que são gerados diariamente através dos sistemas informacionais da empresa e dão suporte às funções de execução do negócio organizacional.
Sistema OLAP
	Já o OLAP, do inglês "On-line Analytical Processing", trata da capacidade de analisar grandes volumes de informações nas mais diversas perspectivas dentro de um Data Warehouse (DW). O OLAP também faz referência às ferramentas analíticas utilizadas no BI para a visualização das informações gerenciais e dá suporte para as funções de análises do negócio organizacional.
Resumo
	Em resumo podemos dizer que a grande diferença está no fato de que um está direcionado ao funcionamento dentro do ambiente operacional (OLTP) e o outro com foco essencialmente gerencial (OLAP).
 
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta. 
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. 
 As asserções I e II são proposições falsas. 
 As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I. 
 A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. 
Questão 2 - Segurança e Auditoria de Sistemas
	As transações eletrônicas na Internet precisam de mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade das informações. Com relação a esse contexto, avalie as afirmações a seguir:
Criptografia assimétrica é um método em que é utilizado um par de chaves: uma pública e uma privada.
Cerificado digital é um documento assinado digitalmente que permite associar uma pessoa ou entidade a uma chave pública.
 Assinatura digital é um método de autenticação de informação digital tipicamente tratado como análogo à assinatura física em papel. 
VPN (Virtual Private Network) é um dispositivo de uma rede de computadores por meio do qual se aplica uma política de segurança a determinado ponto da rede
Criptografia assimétrica
	A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas, para criptografar e descriptografar dados. Essas chaves são conhecidas como chaves privadas e chaves públicas. Em conjunto, essas chaves são conhecidas como par de chaves. 
A criptografia assimétrica é considerada mais segura do que a criptografia simétrica, porque a chave usada para criptografar os dados é diferente da que é usada para descriptografá-los. 
Cerificado digital 
 	O Certificado Digital é a identidade digital da pessoa física e jurídica no meio eletrônico. Ele garante autenticidade, confidencialidade, integridade e não repúdio nas operações que são realizadas por meio dele, atribuindo validade jurídica.
Quais são os benefícios do Certificado Digital?
 	Permite que diversos serviços sejam realizados sem a necessidade da presença física, o que significa: agilidade nos processos, sustentabilidade e redução de custos.
Assinatura Digital
	A Assinatura Digital, como o próprio nome diz, serve para assinar qualquer documento eletrônico. É uma tecnologia que utiliza a criptografia e vincula o certificado digital ao documento eletrônico que está sendo assinado. Assim, dá garantias de integridade e autenticidade.
Integridade - Qualquer alteração no documento eletrônico faz com que a assinatura seja invalidada, garantindo assim o princípio da inalterabilidade.
Autenticidade - O autor da assinatura digital utiliza sua chave privada para cifrá-lo de modo a garantir a autoria em um documento eletrônico. Esta autenticidade só é obtida porque a chave privada é acessível exclusivamente por seu proprietário.
Assinatura Digital
Não-repúdio ou Irretratabilidade - Quando uma pessoa assina digitalmente, utiliza sua chave privada para cifrar o documento. Assim, ela é impedida de negar a autenticidade da mensagem.
Validade Jurídica - Garantidas pelo artigo 10 da MP nº 2.200-2, que instituiu a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras - ICP-Brasil, conferindo presunção de veracidade jurídica em relação aos signatários nas declarações constantes dos documentos em forma eletrônica produzidos com a utilização de processo de certificação disponibilizado pela ICP-Brasil.
VPN
 	VPN ou Virtual Private Network (Rede Privada Virtual) trata-se de uma rede privada construída sobre a infraestrutura de uma rede pública. Essa é uma forma de conectar dois computadores através de uma rede pública, como a Internet. 
Como funciona?
Para criar uma rede VPN não é preciso mais do que dois (ou mais) computadores conectados à Internet e um programa de VPN instalado em cada máquina. 
Questão 2 
 	É correto apenas o que se afirma em:
I e II 
I, II e III
II, III e IV
III e IV 
I e IV

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais