Buscar

Atuação do TO nas cardiopatias congênitas

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE
FACULDADE DE MEDICINA
 DEPARTAMENTO DE TERAPIA OCUPACIONAL
 CURSO DE GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL
Disciplina: Disfunções Cardiorrespiratórias
Atuação do T.O. na cardiologia adulto + Cardiopatias congênitas e a atuação do T.O.
As cardiopatias ou doenças cardiovasculares podem ser dividas em: adquiridas, ou seja, afetam o coração após o nascimento; ou congênitas, resultando de uma má formação do coração. Os principais sintomas tanto para as adquiridas quanto para as congênitas são: dor, dificuldade respiratória, fadigas, palpitações, tontura, desmasos e cianose. 
As cardiopatias adquiridas são um conjunto de problemas que atingem o coração e os vasos sanguíneos e são cada vez mais comuns na população. As principais doenças cardiovasculares encontradas são: parada cardiorrespiratória; angina; aneurisma da aorta; arritmias; endocardite; insuficiência cardíaca; infarto agudo do miocárdio; miocardite. Doenças que atinjam os ventrículos são as mais graves. 
Os sintomas das doenças cardiovasculares são variáveis e estão normalmente associados ao tipo de doença que o indivíduo tem. Normalmente, os sintomas só começam a aparecer em fases em que a doença já está instalada, dificultando a sua prevenção. Alguns sintomas podem ser: dificuldade em respirar, dor no peito, desmaio, alterações no ritmo cardíaco. 
Os principais fatores de risco são: tabagismo; hipertensão; obesidade; álcool. A prevenção das doenças cardiovasculares é o melhor modo de evitar o aparecimento destas doenças. 
A intervenção da Terapia Ocupacional inclui orientação para o pós-operatório como: evitar levantar os braços; tomar banho sentado; levantar com os braços em “X” no peito; não inclinar o tronco; dar preferência para blusas de botão e zíper; e para mulheres utilizar sutiã para sustentar os seios. 
Os principais objetivos na Terapia Ocupacional são: trabalhar a saúde mental; posicionamento no leito; estimulação cognitiva, através do uso de gasometria; treino de atividades de vida diária; adaptação do ambiente se necessário e huminzação do cuidado em saúde.
As cardiopatias congênitas podem ser classificadas de duas formas: cianóticas, quando as extremidades ficam arroxeadas; e acianóticas, quando a pele mantém a coloração típica. As cardiopatias congênitas mais comuns incluem: alterações na válvula cardíaca; alterações nas paredes entre os átrios e ventrículos do coração levando aos shunts ; anormalidades no músculo cardíaco como má formação do ventrículo direito, esquerdo e ventrículo único. 
Não se sabe ao certo o que causa a cardiopatia congênita, mas há suspeita de algumas condições: as alterações genéticas ou cromossômicas na criança, como a síndrome de Down, que leva a uma incidência 8x maior de desenvolver alguma cardiopatia; uso de certos medicamentos, álcool ou drogas durante a gravidez; infecção viral materna, como rubéola, no primeiro trimestre de gravidez; e histórico na família.
O tratamento da cardiopatia congênita depende do tipo e da gravidade. Alguns bebês têm cardiopatias leves, que curam por conta própria com o tempo. Em outros casos, podem ser necessário tratamento medicamentoso ou exigir cirurgia cardíaca. Estas podem incluir: procedimentos por cateter, cirurgias de peito aberto ou, nos casos mais graves, um transplante de coração.
A intervenção da Terapia Ocupacional requer atenção a criança e seus familiares. As principais atividades desenvolvidas no Instituto Nacional de Cardiologia incluem promover a adaptção da criança e seus familiares à hospitalização e aos procedimentos; incentivar a interação entre a criança e os profissionais; diminuir o estresse e a ansiedade; previnir e tratar os problemas que interferem no desempenho ocupacional e promover a adesão ao tratamento.
Para isso, a terapia ocupacional poderá usar como recurso atividades lúdicas, expressivas, educativas, culturais e de estimulação do desenvolvimento motor. Por ser um Instituto de internação rápida o trabalho deve ser diário e de maneira rápida. O recursos deverão ser feitos de materiais higienizaveis.

Continue navegando