Buscar

SEM NOME av2 (2)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fechar
	Avaliação: CCE0216_AV2_201201196647 » GESTÃO E LEGISLAÇÃO AMBIENTAL
	Tipo de Avaliação: AV2
	Aluno: 201201196647 - RAFAEL DE ALMEIDA MOTTA
	Professor:
	SIMARA FERREIRA BRUNO
	Turma: 9001/A
	Nota da Prova: 3,5 de 8,0        Nota do Trabalho:        Nota de Participação: 2        Data: 10/06/2013 20:22:34
	
	 1a Questão (Cód.: 53136)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	O que é passivo ambiental?
		
	
Resposta: É o conjunto de todas as obrigações que as empresas tem com a natureza e com a sociedade, destinado exclusivmente a promover investimentos em benbeficio ao meio ambiente.
	
Gabarito: O passivo ambiental representa os danos causados ao meio ambiente, representando, assim, a obrigação, a responsabilidade social da empresa com aspectos ambientais. Uma empresa tem Passivo Ambiental quando ela agride, de algum modo e/ou ação, o meio ambiente, e não dispõe de nenhum projeto para sua recuperação, aprovado oficialmente ou de sua própria decisão.
	
	
	 2a Questão (Cód.: 85515)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em relacao a biodiversidade e a conservacao de especies, assinale a alternativa INCORRETA.
		
	
	Biodiversidade pode ser entendida como a complexidade total de toda a vida, incluindo nao somente toda a grande variedade de organismos, mas tambem suas variacoes de comportamento e interacoes.
	 
	De acordo com a teoria da biogeografia de ilhas, quanto menores os fragmentos, maior a taxa de extincao. Portanto, os pequenos fragmentos de habitat devem ser ignorados em projetos de manejo e conservacao dos ecossistemas.
	
	A riqueza de especies, a existencia de endemismos e o risco de extincao sao criterios fundamentais na escolha de areas prioritarias para conservacao.
	
	A diversidade genetica pode ser usada para avaliar a diversidade da especie e a diversidade do ecossistema
	
	A biodiversidade de especies presentes em um determinado local pode refletir seu grau de poluicao.
	
	
	 3a Questão (Cód.: 85344)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Lei Federal nº 6938/81, da Política Nacional do Meio Ambiente, criou o SISNAMA ¿ Sistema Nacional do Meio Ambiente ¿ que é constituído de órgãos e entidades da União, dos Estados dos Municípios e do Distrito Federal e das Fundações instituídas pelo Poder Público. É formado:
		
	
	por representantes da sociedade civil organizada.
	
	por representantes legais do Ministério do Meio Ambiente e das secretarias estaduais e municipais de meio ambiente.
	
	pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente e pelos conselhos estaduais e municipais.
	
	por universidades, organizações-não-governamentais, entidades de classe e representantes da sociedade de todos os estados brasileiros.
	 
	pelo Conselho do Governo, Conselho Nacional do Meio Ambiente, Ministério do Meio Ambiente, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Instituto Chico Mendes e pelos órgãos seccionais e locais.
	
	
	 4a Questão (Cód.: 86203)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	De acordo com a Resolução CONAMA 001/86, o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) desenvolverá minimamente algumas atividades técnicas, a saber: diagnóstico ambiental da área de influência do projeto em análise pelo EIA (considerando o meio físico, o meio biótico e o meio sócioeconômico), análise dos impactos ambientais do projeto e de suas alternativas, definição das medidas mitigadoras dos impactos negativos e elaboração do programa de acompanhamento e monitoramento dos impactos positivos e negativos. Quanto ao supracitado diagnóstico ambiental, deve representar
		
	
	exclusivamente a completa descrição e análise dos recursos culturais, tal como existem, de modo a caracterizar a situação cultural da área antes da implantação do projeto.
	
	descrição resumida, sem qualquer análise, dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	
	completa descrição e análise dos recursos ambientais, sem citar suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, em cenário futuro, de modo a caracterizar a situação ambiental da área após a implantação do projeto.
	 
	completa descrição e análise dos recursos ambientais e suas interações, tal como existem, de modo a caracterizar a situação ambiental da área antes da implantação do projeto
	
	
	 5a Questão (Cód.: 53037)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Assinale a alternativa que não corresponde a poluição:
		
	 
	Folhas de árvores
	
	Luz
	
	Calor
	
	Esgoto
	
	Som
	
	
	 6a Questão (Cód.: 86217)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Determinado órgão licenciador outorgou a um empreendedor licença prévia para a consecução de obra, pelo prazo de 3 (três) anos, no qual deveriam ser cumpridas as condições ali expostas. Estando prestes a expirar o prazo, as condições determinadas pelo órgão licenciador não foram cumpridas. A licença outorgada
		
	 
	não poderá ser prorrogada.
	 
	poderá ser prorrogada por 2 (dois) anos.
	
	poderá ser prorrogada por 3 (três) anos.
	
	poderá ser prorrogada por 1 (um) ano.
	
	poderá ser prorrogada por 5 (cinco) anos
	
	
	 7a Questão (Cód.: 88082)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Alguns empreendimentos estão sujeitos a avaliação ambiental, dependendo de elaboração do Epia ¿ Estudo Prévio de Impacto ambiental e Rima ¿ Relatório de Impacto Ambiental, conforme expressão do Art. 10 (Resolução COEMA nº 0001/99). Dos empreendimentos listados abaixo, assinale a alternativa que apresenta o que está sujeito a essa Avaliação Ambiental.
		
	 
	Aterros sanitários, usinas de processamento de resíduos sólidos urbanos e destino final de resíduos tóxicos ou perigosos.
	
	Atividades de manejo florestal em áreas amapaenses, para atender as necessidades de construções de infraestrutura em pequenas propriedades.
	
	A produção de carvão vegetal, em quantidade de até 50 kg/dia, para atender os serviços de uma churrascaria de porte médio.
	
	Usinas de beneficiamento de asfalto para atender serviços de cobertura das vias urbanas e estradas vicinais.
	
	Instalação de linha de transmissão de energia elétrica para atender três fornos elétricos de uma padaria.
	
	
	 8a Questão (Cód.: 88575)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A participação pública se dá em todo o processo de Avaliação de Impacto Ambiental, de maneira formal e informal, principalmente por meio de audiências públicas; Das alternativas abaixo, qual das alternativas NÃO está de acordo com o texto?
		
	 
	Audiências públicas serão realizadas somente no caso em que for solicitada por 50 ou mais cidadãos.
	
	A ata da audiência pública e seus anexos servirão de base, juntamente com o RIMA para a análise e parecer final do licenciador, quanto a aprovação ou não do projeto;
	
	Audiências públicas serão realizadas sempre que se julgar necessário, ou quando for solicitada por entidade civil, ministério público ou por 50 ou mais cidadãos;
	
	A audiência pública é conduzida pelo órgão licenciador, iniciando pela exposição objetiva do projeto e do seu respectivo RIMA. Em seguida devem ocorrer discussões abertas com todos os presentes interessados;
	
	Para dar publicidade às audiências públicas são publicados editais de recebimento dos EIA-RIMA, dando a possibilidade aos interessados de solicitar uma audiência pública.
	
	
	 9a Questão (Cód.: 86427)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	O processo de auditoria é uma excelente ferramenta para avaliar esse requisito que pode ser realizado tanto por auditores internos quanto externos, conforme a NBR ISO 14001/2004. Assim, quando a auditoria é realizada por um auditor externo, credenciado por um organismo certificador,é CORRETO afirmar que essa auditoria é
		
	 
	terceira parte.
	
	segunda parte.
	
	primeira parte.
	
	auditoria de qualificação.
	 
	auditoria de campo.
	
	
	 10a Questão (Cód.: 88589)
	Pontos: 0,0  / 1,5
	Quais foram os dilemas da década de 70 para a Política Ambiental?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: A década de 70 se inicia com a realização da Conferência de Estocolmo de 1972, onde o Brasil defendia a idéia de que o melhor instrumento para combater a poluição é o desenvolvimento econômico e social. Diante das pressões externas e da sociedade que acusavam o governo brasileiro de defender o desenvolvimento a qualquer custo, era emergente a necessidade de se criar um projeto ambiental nacional que contribuísse para reduzir os impactos ambientais decorrentes do crescimento causado pela política desenvolvimentista. Como resposta, foi criada em 1973, a Secretaria Especial de Meio Ambiente (SEMA), vinculada ao Ministério do Interior, ¿orientada para conservação do meio ambiente e uso racional dos recursos naturais¿, passando a dividir funções com o IBDF. Mas um fato marcante acabou redirecionando todo o processo, pois nessa década, ganhava força a visão de Ecodesenvolvimento que já defendia a conciliação dos aspectos econômicos, sociais e ambientais no desenvolvimento. Essa visão começa a ser internalizada na política ambiental brasileira com a promulgação da lei Nº 6938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente.

Outros materiais