Buscar

AC Biologia para a psicologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Biologia para a psicologia
Existem alguns conceitos relevantes para o entendimento da importância da biologia para a psicologia com o objetivo de analisar as possibilidades de aproximação entre os dois campos. Para isso, primeiramente são apresentadas algumas questões teóricas, metodológicas e epistemológicas envolvidas na aproximação entre psicologia e biologia, que com frequência são negligenciadas.
Atualmente tem sido bastante discutidas, sob a ótica dos profissionais do campo psi, as relações entre a psicologia e diversas subáreas da biologia. Em geral, observamos inúmeras dificuldades no acompanhamento das transformações pelas quais passa a biologia. Por vezes, parece que nós, psicólogos, não nos interessamos o suficiente em conhecer mais de perto nem certos desdobramentos teóricos, nem a inesperada interseção entre diferentes campos científicos e biologia. Com isso, debates relevantes quanto às questões teóricas, metodológicas e epistemológicas envolvidas na aproximação entre psicologia e biologia, por exemplo, são negligenciados. No entanto, a consideração da relevância de tais debates, bem como o encaminhamento da discussão de maneira profícua, implica necessariamente que não vejamos a biologia apenas como uma ciência que pesquise e proponha somente algum tipo de substrato material para os processos abordados pelo campo psi.
Português para a psicologia
A Língua Portuguesa e a Psicologia são disciplinasque têm andado quase sempre associadas, recorrendo a métodosespecíficos de cada uma para a resolução de problemas. 
Várias correntes de Psicologia, tais como o associacionismo, a gestalt e asteorias da aprendizagem, debruçam-se sobre o assunto da linguagem e pode-se dizer que esta aproximação denota um certo interesse emaprofundar a influência que o pensamento possa exercer na linguagem.
A linguagem fornece ao sujeito a possibilidade de expressar o pensamento. A linguagem dá forma ao conteúdo do pensamento, não seconcebendo este sem a forma linguística. Pensamento e linguagem são mutuamente indispensáveis, já que o primeiro se materializa no segundo e este, por sua vez, tem uma função de significação. 
Próximo historia na psicologia
Toda história é uma narrativa, a tentativa de uma descrição de fatos que aconteceram, é a memória humana preservada. Sem essa memória não podemos ter o senso de uma continuidade, não poderíamos nem mesmo preservar a cultura e os saberes que nos constituem. A história nos ajuda a entender o tempo que vivemos. Porém, toda narrativa histórica é também arbitrária, afinal existem sempre diferentes versões para algo que ocorreu no passado. Cada um irá destacar os fatos históricos que considera mais relevantes.
desde os primórdios da vida humana buscam-se explicações para o que vem a ser a existência do homem. Assim, nos interessará também nesse estudo não apenas a história da psicologia (ciência), mas também o estudo da história das idéias psicológicas, ou seja, aqueles saberes que, antes mesmo da psicologia, perguntavam-se sobre a vida humana, sua relação com a natureza e seus devires. 
A filosofia era o campo do saber que até o surgimento da psicologia era hegemônico na criação de concepções de mundo e de homem. 
Resenha trash a resenha vem do lixo
Então, eu não diria que a esperança vem do lixo, mas sim que vem da infância. A não ser que o lixo esteja colocado aí como fonte de vida, de desejo. O nada. O resto. O lixo. De onde não se acredita que pode haver algo além, é justamente daí que a vida pulsante renasce. O grande desafio é vencido pelas crianças, pela infância, lugar onde está todo o nosso “lixo”, tudo o que deveria estar esquecido, mas insiste, persiste. Quanto ao desejo, deveríamos ser assim: faço porque é o certo, e nada mais. É o certo no sentido moral? Nem de longe! Esse certo tem a ver com a verdade de cada um. Bem, devo dizer que não acredito em verdades, quanto menos nas absolutas.
Matematica na psicologia 
  Muitos acreditam que a matemática é apenas utilizada na hora de fazer cálculos e nem percebem o quanto ela está presente no nosso dia-a-dia. Como por exemplo: na hora de fazer um pagamento, ao olhar a hora no relógio, ao mudar um móvel de lugar em casa, ao cozinhar, e entre outras coisas.
Se parássemos para pensar veríamos o quanto a matemática é significante, e que sem ela não seria possível existir edifícios, pontes, computadores, automóveis, aviões, etc... 
Isso prova que realmente a matemática é importante no nosso dia-a-dia e que querendo ou não ela faz parte da nossa vida.
  Quando falamos em psicologia achamos que essa profissão só está ligada ao estudo do comportamento humano e seus processos mentais, mas estamos enganados, porque a psicologia está sim ligada a matemática.
Na psicologia se utiliza a matemática para fazer análise de dados estatísticos e avaliação de testes.
Enfim, a relação da matemática na psicologia não é 100% mas existi sim uma relação.

Outros materiais